Agenda da sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Diálogo Social na Indústria Química
Realização Patrocínio. Falar do contexto atual nos ajuda a entender porquê o tema Desenvolvimento Sustentável não será uma opção de escolha para o Governo,
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Assessoria de Comunicação Integrada
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Quem somos O que fazemos Slide 1
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Plano Nacional de Educação
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA BRASIL
EM DEFESA DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SARZEDO
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
4ª Conferência das Cidades 2009/2010
Desenvolvimento Comunitário
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Fernando Borg Rodolfo Pantojo. Como a internet pode contribuir com o Estado?
Responsabilidade Social
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
MOVIMENTO MINEIRO DE FÉ E POLÍTICA “Paixão, Luta e Resistência”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Controle Social.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Plano Estadual de Logística e Transporte do Pará – PELT-PA.
CORREIOS.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Movimento Nossa São Paulo 1.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Economia Popular Solidária
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
GUIA COPA SEGURA IniciativaRealizaçãoParceria de conteúdo.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Agenda da sustentabilidade DoGl@balAoLoc@l # Ricardo Young

População Urbana

População mundial por tipo de área e por região Fonte: Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), 2010.

Quantos planetas Terra usamos? Fonte: Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), 2010.

As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo Fonte: Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), 2010.

A degradação do meio ambiente compromete a qualidade de vida das pessoas Fonte: Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), 2010.

O que é medido pelo PIB e o que não é Fonte: Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), 2010.

O sistema internacional naufragou?

O século XXI traz uma nova forma de ver e agir no mundo

E o Brasil, como vamos?

Cidadão Conectado Entrega seu Imposto de Renda online Gosta de falar de temas relacionados a : meio ambiente, política e economia O sonho de ser advogado ficou mais próximo Troca e-mails com os amigos Conta no Facebook Acessa diariamente portais de notícias Compra pela internet Faz pesquisa de preço Cidadão Conectado

Esse novo contexto impacta diretamente nas expectativas do cidadão Pois a política deixa de ser via de mão única! Abaixo a intermediação Campanha Política 2.0

E você candidato, mudou?

Qual o papel do político? Fonte: Global Parliamentary Report,PNUD,2012.

+DEMOCRACIA +SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade nas Cidades

No Brasil, a população urbana chega a 85% Na medida em que as cidades vão crescendo, aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental

Zero de Ecoserviços Cidades como buracos negros

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.

A Rede Nossa São Paulo lançou em junho de 2009 uma mobilização para elaborar um conjunto de indicadores que reúnem também aspectos subjetivos sobre as condições de vida em São Paulo. A consulta pública realizada de junho a outubro de 2009 teve a participação de mais de 36 mil pessoas, que apontaram os itens mais importantes para a qualidade de vida no município em 25 temas. O Ibope foi a campo para verificar o nível de satisfação da população paulistana com os itens escolhidos na consulta pública como mais importantes para o bem-estar.

O objetivo do IRBEM é formar um conjunto de indicadores para que a própria sociedade civil, governos, empresas e instituições conheçam as condições e os modos de vida dos cidadãos, a fim de que as ações públicas e privadas tenham como foco principal o bem-estar das pessoas.

Programa Cidades Sustentáveis x Carta da Terra

Quais os valores que devem estar presentes na Gestão Pública?

Mandato da Nova Política Segundas Paulistanas Direto do plenário “Quero São Paulo assim” Atendimento a pleitos coletivos Construção coletiva dos posicionamentos SEM alinhamento automático

Mandato da Nova Política Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Participação nas manifestações de junho CPI dos Transportes Proposta: táxi compartilhado, Rios e Ruas...

www.ricardoyoung.com.br ricardoyoung@camara.sp.gov.br