O impacto da comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 10-OS GOVERNOS DA NOVA REPÚBLICA: SARNEY/COLLOR E ITAMAR
Advertisements

LULA E COLLOR
MEIA HORA: DE 0 A 120 MIL EM 10 MESES. Mercado de jornais no Rio em setembro de 2005 CLASSE A – O Globo e Jornal do Brasil CLASSE A – O Globo e Jornal.
Questões éticas Humanitárias Culturais
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
25 de Abril de 1974.
Mús. tr. Diretas já... Campanha :47
Processo de Comunicação
A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
REPÚBLICA VELHÍSSIMA REPÚBLICA FINANCIADA PELA ELITE
Sistema Integrado de Comunicação e Evangelismo
Brasil “Pós-Ditadura”
GOVERNO ITAMAR FRANCO – 1992 A 1994
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Brasil no século XX: o desafio da educação
Brasil no século XX: o desafio da educação
AQUI SE FALA... AQUI SE PAGA!.
Crise Parmalat Intoxicação de crianças (1994)
O que é notícia? Prof.ª Silvinha.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
OBJETIVOS & FILOSOFIA Eventos de alto nível, porém, com ampla difusão popular no País inteiro Envolvimento ativo das instituições e da população brasileira.
Presidente da República
Brasileiro sempre teve mania de reclamar dos seus governantes.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Noções de Relações Públicas
A Indústria Cultural no Brasil
O BRASIL DOS NOVOS TEMPOS (1985 – 1990): a República Velhíssima
O BRASIL NEOLIBERAL(1990 -? ): expectativas e incertezas
Consertando o Mundo....
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
GERENCIAMENTO DE CRISE DE IMAGEM
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-feira, 16 de Abril de 2013.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.
Como funciona a imprensa
POLIFONIA Prof°. Geórgia Tamara.
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
A Redemocratização do Brasil
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Nome: Paulo de Siqueira de Souza Disciplina:Módulo de gestão Integrada de Mídias na educação Atividade:Relatório Tema: Cidadania no Brasil.
Capítulo 17 Que democracia foi construída no Brasil?
» Direto ao PontoDireto ao Ponto Os três companheiros se merecem Coluna do Augusto Nunes 10 de agosto de 2009 Clique sem medo!
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
O velho e o novo na Nova República Governos Collor e Itamar
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Cineclube. Objetivo: A partir de exemplos da produção, uso e consumo da mídia, expor os principais pontos das questões que se discute hoje sobre o tema.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
ABRIL 1974.
blog: www://ospyciu.wordpress.com Prof. Paulo Leite  Venceu Lula (PT) no 2º turno;  Campanha suja;  PRN + grande $ + Rede Globo;  Marketing político:
blog: www://ospyciu.wordpress.com Prof. Paulo Leite  Venceu Lula (PT) no 2º turno;  Campanha suja;  PRN + grande $ + Rede Globo;  Marketing político:
Comunicação Comparada
Revista Eletrônica Nome dos integrantes: Felipe Samuel, Giovanna de Sá, Camila Alves e Beatriz Marques Nºs: 12/15/5/3 6ºC Profª Kélia.
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
Casos de Gerenciamento de Crise
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
COCA-COLA, MALBORO OU VARIG?. A mãe tinha 3 filhas. No dia do casamento de cada uma, ela pediu que cada filha mandasse uma carta contando como estava.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Redemocratização do Brasil pós ditadura militar 1989 –eleições diretas-  21 candidatos para presidência da República. DOIS permaneceram para o Segundo.
Governos Sarney e Collor
Justiça Quando criança eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para.
Transcrição da apresentação:

O impacto da comunicação Prof. Renato Menezes O impacto da comunicação

O impacto da comunicação A força da opinião pública. Na política; No esporte; Na sociedade. Nas organizações. A ampliação dos canais de participação popular. Acesso à informação via Internet; Manifestações via redes sociais.

Na política Debate Lula X Collor (1989): Na eleição de 1989, a TV Globo manipulou o debate entre Lula X Collor, para detonar Lula e favorecer Collor, editando imagens e trechos. José Bonifácio Sobrinho, o Boni, admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello.

Entrevista Boni A entrevista foi dada ao canal Globo News, para o lançamento do seu livro “O Livro do Boni”. Boni conseguiu protagonizar um dos maiores eventos literários do ano de 2011, com a repercussão da sua entrevista.

Impeachment de Collor As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias

Impeachment de Collor

Política Em 1994, modelo sem calcinha quase derrubou presidente do Brasil. Em todos os jornais e revistas, a modelo e atriz Lilian Ramos apareceu sem calcinha ao lado do então presidente da República Itamar Franco em um camarote da Marquês do Sapucaí durante o Carnaval de 1994. Editoriais na imprensa, discursos no Congresso e recursos jurídicos pediam o afastamento do presidente, na época.

No Esporte No jogo entre Brasil e Argentina, torcida pede a volta do técnico Luiz Felipe Scolari A CBF, Mano Menezes e a Seleção, na época, estavam em baixa com relação à aprovação da torcida brasileira.

Na sociedade / Nas organizações Caso Escola de Base: Seis pessoas foram acusadas de abuso sexual contra crianças dentro da Escola de Educação Infantil Base, em São Paulo, em 1994. Os pais de alunos deram queixa à polícia, depois de perceber um comportamento estranho de seus filhos. Como nada foi provado, os pais dos alunos procuraram a Rede Globo. A partir daí, diversos veículos midiáticos mostraram a figura das crianças e seus pais como vítimas, e a opinião pública já tinha os envolvidos como culpados.

Manchete do extinto jornal “Notícias Populares”

Caso Escola de Base Quando as primeiras provas de que os seis funcionários da escola eram inocentes começaram a surgir, o delegado foi afastado do caso. Depois disso, provas da inocência dos envolvidos surgiram para esclarecer o caso. A escola já havia sido depredada e comprometido irreversivelmente a vida dos envolvidos

Caso Escola de Base

Opinião pública A opinião pública não tem força de Lei. Não tem poder para determinar, por exemplo, o Impeachment de um presidente. Mas é um mecanismo de pressão que afeta as sociedades e as organizações.

O acesso à informação A Internet possibilita o acesso à informação de maneira mais rápida. A confiabilidade do material publicado pode ser questionável, porque as fontes são diversas e incontroláveis.

O acesso à informação

Os novos canais Redes sociais:

“Efeitos Colaterais”

“Efeitos Colaterais”

“Efeitos Colaterais”

Atividade Responder em duplas. Entregar até o final da aula Qual pode ser o uso da comunicação para as organizações atuais. Comente o papel da comunicação para o desenvolvimento das empresas e aperfeiçoamento das técnicas de gestão.