Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Secretaria de Ensino a Distância – SEED Rede Nacional de Formação Continuada – Centros/Universidades Sistemas de Ensino – Estadual e Municipal
O que é? Um programa de formação continuada para professores que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos em leitura, escrita e matemática.
Objetivos Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental; Contribuir para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática; Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada; Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de educação e escolas dos sistemas públicos de ensino.
Estrutura Organizacional MEC – Ministério da Educação SEB – Secretaria de Educação Básica SEED – Secretaria de Educação a Distância UNIVERSIDADES – Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada SISTEMAS DE ENSINO – Estadual e Municipal por meio da adesão das Secretarias de Educação
Competências Ministério da Educação Coordenador Nacional do programa; Responsável por formular as diretrizes e os critérios de organização dos cursos e de sua implementação; Provedor dos recursos financeiros para a elaboração e a reprodução dos materiais, e a formação dos professores tutores.
Competências Universidades Desenvolver e produzir os materiais para os cursos; Formar e acompanhar o professor tutor; Coordenar os seminários de avaliação; Certificar os professores tutores e cursistas.
Competências Sistema de Ensino Coordenar, acompanhar e executar as atividades na sua área de abrangência; Disponibilizar espaço físico com TV, DVD e recursos de informática (COMPUTADOR, INTERNET) para os cursos; Responsabilizar-se pela diária, alimentação e viagem (se houver) do professor tutor para participar do curso de formação e seminários de acompanhamento e avaliação; Selecionar o professor tutor levando em consideração os critérios estabelecidos no Guia Geral do Programa.
Atores do Programa Professor Formador É professor vinculado ao Centro da REDE ou Universidade parceira; Ministra o curso de preparação dos tutores; Organiza os Seminários ou Encontros com os tutores para acompanhamento e avaliação do curso; Mantém um plantão de apoio aos tutores; Analisa, com os tutores, os relatórios das turmas e auxilia nos encaminhamentos (CERTIFICAÇÃO DOS CURSISTAS). Professor Formador
Atores do Programa Professor Tutor Ser professor EFETIVO da rede pública; Ter formação em nível superior, Licenciatura em Letras, Matemática, ou Pedagogia. Caso não seja licenciado, ter concluído o curso normal/magistério(nível médio); Ter experiência mínima de um ano no magistério; Não aceitar-se-á a substituição de tutores (a universidade não certifica o cursista em formação, cujo tutor não é formado pelo centro). Professor Tutor
Atores do Programa Professor Cursista Ter vínculo com o sistema de ensino Professor Cursista Atuar em classes dos anos/séries iniciais do ensino fundamental
Atores do Programa Coordenador Geral Deverá ser um profissional da Secretaria de Educação. Subsidiar as ações dos tutores; Tomar decisões de caráter administrativo e logístico; Garantir condições materiais e institucionais para o desenvolvimento do Programa no município. Função
Atores do Programa Sistema de Ensino Colocar à disposição linha telefônica, serviços postais, informática e internet para realização das atividades a distância propostas pelas Universidades. Sistema de Ensino
Organização do Curso Professor Tutor - 120 horas Curso de Formação Inicial 40 horas (+48h) Encontros presenciais com as Universidades; (+16h) Avaliação do Processo de formação; (+16h) Atividades individuais a distância. +
Organização do Curso Professor Cursista 120 horas 64 horas presenciais com o tutor Alfabetização/Linguagem 4 h semanais Matemática 8h quinzenais + 40 horas de atividades Individuais a distância. 16 horas de atividades referentes a avaliação do Processo de Formação.
Revezamento Professores cursistas que fizeram o curso de Matemática PODERÃO fazer curso de Alfabetização/Linguagem e vice-versa; Não haverá formação e nem troca de tutores. O MEC irá encaminhar uma nova ficha de adesão ao revezamento.
Bolsa de Estudo Lei 11.273, de 06/02/2006 Fundamentação legal Resolução n.48, de 16/01/2007 Fundamentação legal Órgão executor FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Concessão Professores tutores Valor total R$600,00 Forma de pagamento 06 Parcelas de R$100,00 Será vedada ao professor tutor a vinculação a mais de um programa de bolsa de estudo tendo por base a Lei 11.273/06.
Ministério da Educação Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 513 CEP 70.047-901 - Brasília – DF Página web: www.mec.gov.br/seb/proletramento Endereço eletrônico: proletramento@mec.gov.br Contato: mariana.faria@mec.gov.br Telefone da Coordenação de Formação: (61) 2104 – 8672 Telefones do Pró-Letramento: (61) 2104 – 8633 / 9004 / 9568 Fax: (61) 2104-9285
Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Guamá – Setor Básico Av. Augusto Corrêa, nº 01 CEP 66.075 - 110 - Belém – PA Telefone: (91) 3201 – 7487 Página web: www.ufpa.br/npadc/proletramento Contato: Arthur Gonçalves Machado Júnior Endereço eletrônico: agmj@ufpa.br Telefone: (91) 8879 - 2341
Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação Infantl e Ensino Fundamental Rodovia Augusto Motenegro, s/n Km 10 Icoaraci - Belém – PA - CEP 66.820 -000 Telefone: (91) 3201 – 5164 Página web: www.seduc.pa.gov.br Contato: Daniele Dorotéia , Vania Sarmento e Silvia Márcia Endereço eletrônico: deinf@gmail.com.br 19
MUITO OBRIGADO!