Programa de Gestão da Economia Familiar
Índice Grupo Guaraniana Programa de Gestão da Economia Familiar Histórico Objetivos Metodologia Resultados Dicas
Grupo Guaraniana
Grupo Guaraniana – Distribuidoras no Brasil COELBA - BAHIA População: 12,5 Milhões Nº de clientes: 3.572.688 Nº de empregados: 2.844 Privatizada em Agosto/1997 AMAZONAS RORAIMA PARÁ MATO GROSSO BAHIA MINAS GERAIS MARANHÃO PIAUÍ CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE ALAGOAS SERGIPE GOIÁS DO SUL TOCANTINS ACRE ESPÍRITO SANTO RIO DE JANEIRO SÃO PAULO PARANÁ SANTA CATARINA AMAPÁ RONDÔNIA Distrito Federal PERNAMBUCO PARAÍBA CELPE - PERNAMBUCO População: 7,94 Milhões Nº de clientes: 2.517.483 Nº de empregados : 1.787 Privatizada em Fevereiro/2000 COSERN – RIO GRANDE DO NORTE População: 2,6 Milhões Nº de clientes: 816.941 Nº de empregados: 648 Privatizada em Dezembro/1997 Junho/2004
Histórico 1996: início do Programa 1997: ampliação da abrangência para as Regionais 1998: mídia espontânea nos principais jornais do Estado benchmark para Empresas de PE 2004: reestruturação e diversificação das ações
Objetivos Objetivo Geral: Melhorar o clima organizacional, estimulando a produtividade, contribuindo para o controle dos riscos e desenvolvendo uma ação socialmente responsável para com o público interno. Objetivo Específico: Orientar sobre o uso eficiente dos recursos pessoais, de modo a atingir o equilíbrio financeiro familiar, através da elaboração do orçamento doméstico e da melhoria dos hábitos de consumo.
Etapas Metodológicas Aplicação de Pesquisa Diagnóstica com Grupo Focal Parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE – Departamento de Ciências Domésticas para apoio tecnológico ao Programa Definição das estratégias de trabalho e Plano de Comunicação Interna
Etapas Metodológicas Curso sobre Gestão da Economia Familiar Público - alvo: empregado e acompanhante Carga horária: 04 horas Conteúdo: Aspectos da educação para o consumo; Consumo consciente; estruturação do orçamento doméstico; nutrição e saúde... Material de Apoio: Manual de Orientação e Código de Defesa do Consumidor
RENDA FAMILIAR RECEBIDA Manual de Orientação ORÇAMENTO DOMÉSTICO MÊS: Fevereiro/04 RENDA FAMILIAR TOTAL PREVISTO RECEBIDO DESPESAS PREVISTAS REALIZADAS MORADIA: Aluguel, Prestação, Condomínio 200,00 ALIMENTAÇÃO: Mercado, Açougue, Padaria, Feira Livre.... 730,00 860,00 EDUCAÇÃO: Mensalidade escolar, Curso de Idiomas... 180,00 TRANSPORTE: Passagem, Gasolina, Oficina... 400,00 SERVIÇOS: Água, Telefone, Luz, Médicos, Farmácia... 210,00 250,00 ETC... Clube 50,00 70,00 TOTAL 1.770,00 1.960,00 1.770,00 1.770,00 RENDA FAMILIAR RECEBIDA 1770,00 1.770,00 DESPESAS REALIZADAS 1.960,00 SALDO - (190,00)
TABELA DE AVALIAÇÃO DOS GASTOS Manual de Orientação TABELA DE AVALIAÇÃO DOS GASTOS Natureza do Gasto Realizado R$ Essencial (?) Previsto Moradia 200,00 Sim Alimentação Mercado 560,00 Não 500,00 Restaurante 300,00 230,00 Transporte 400,00 Telefone Fixo 100,00 90,00 Celular 150,00 120,00 Educação Escola Inglês 60,00 Etc Clube 70,00 50,00 TOTAL 1.960,00 1.770,00
Etapas Metodológicas Palestras ampliadas sobre a estratégia do Programa com discussão de vídeos educativos. Público-alvo: empregados, estagiários e prestadores de serviços Carga horária: 02 horas Conteúdo: A economia brasileira e o cotidiano do cidadão
Etapas Metodológicas Oficinas temáticas Público-alvo: filhos adolescentes de empregados Carga horária: 02 horas Conteúdo: comportamento do consumidor; influência da mídia no consumo e jogos interativos.
Pessoas atendidas pelo Programa: Resultados Pessoas atendidas pelo Programa: 470 empregados, estagiários e prestadores de serviços 90 dependentes Avaliação de curso (110 empregados, 6 meses depois) 92% responderam que o curso teve utilidade para a sua vida Até maio/2004
Mudanças de comportamento Resultados Mudanças de comportamento 86% estabelecem prioridade e planejam as compras 72% pesquisa preço de produtos e/ou serviços 70% atenção/cuidado com o uso racional de energia, água, telefone, gás de cozinha... 65% fazem listas de compras 65% atenção/cuidado com as propagandas 58% fazem orçamento mensal 58% atenção/cuidado com a alimentação
Resultados Depoimentos relevantes: “Este curso caiu do céu para nós…Cortar gastos é como fazer regime: difícil mas necessário!” “Antes eu discutia muito em casa porque reclamava do desperdício. Hoje todos colaboram”. “...quero parabenizar à Celpe por esta maravilhosa palestra, com o excelente professor. Iniciativas como essas fazem com que nós funcionários nos tornemos ainda mais satisfeitos em trabalhar nesta Empresa”.
Investimentos realizados Contratação de consultores Confecção do manual Contratação de palestras com especialistas Recursos audiovisuais e lúdicos Brindes para público interno Viagens às Regionais
Dicas Prefira comprar sempre à vista Evite parcelar o cartão de crédito Eleja prioridades Programe todas as despesas do mês Faça lista de compras Não se deixe levar pela propaganda Jamais gaste dinheiro antes de receber
Teresa Malaquias Empresa: Companhia Energética de Pernambuco CELPE Endereço: Av. João de Barros, 111 s/402. Boa Vista - Recife/PE Fone: (81) 3217.5827 e-mail: tmalaquias@celpe.com.br