Identidade e Autodeterminação Artigo 13 – Convenção 169 da OIT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direitos étnicos e coletivos dos povos e comunidades tradicionais
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Lei de bases do sistema Educativo
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Educação Escolar Indígena
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Direito humano a alimentação adequada
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Declaração Universal dos Direitos Humanos
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
O COMIN coordena e gestiona a política indigenista da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) através do Departamento de Assuntos.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Conhecendo a Carta da Terra
“Os Incríveis”.
Perfil do Profissional
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
Direitos das Minorias © 2013
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
O Índio como parte principal no Processo Penal “Posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou!
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Princípios básicos do Rotary
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Ética e Responsabilidade Social
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Ministério Público do Trabalho
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Territórios Etnoeducacionais
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Comunidades Tradicionais
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
DIREITO À PAZ.
Preâmbulo: Princípios básicos das Nações Unidas: a liberdade, a justiça e a paz no mundo, reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

Identidade e Autodeterminação Artigo 13 – Convenção 169 da OIT. Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Identidade e Autodeterminação “os governos deverão respeitar a especial importância da relação entre culturas/valores espirituais dos povos interessados e, suas terras/territórios ou com ambos segundo os casos, que ocupam ou utilizam e particularmente os aspectos coletivos dessa relação”. Artigo 13 – Convenção 169 da OIT.

Cátedra Indígena Internacional - CII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) BRASIL INDÍGENA 180 Línguas faladas 230 Povos 14% como Terra Indígena Saber Ocidental Saber Tradicional Interculturalidade

(Declaração da ONU sobre Direitos Indígenas – Artigo 13) Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Os Povos Indígenas tem direito a revitalizar, utilizar, fomentar e transmitir as gerações futuras suas histórias, idiomas, tradições orais, filosofias, sistemas de escritura e literaturas, e a atribuir nomes a suas comunidades, locais e pessoas e a mantê-los. Os Estados adotarão medidas eficazes para garantir a proteção desse direito e também para assegurar que os povos indígenas possam entender e se fazer entender nas atuações políticas, jurídicas e administrativas, proporcionando para isso, quando for necessário, serviços de interpretação ou outros meios adequados. (Declaração da ONU sobre Direitos Indígenas – Artigo 13)

Cátedra Indígena Internacional - CII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Os Mestres são partes essenciais do resgate e fortalecimento da identidade, da cultura e da língua como afirmação de um Povo que nunca teve voz. Forma-se um compromisso ético e étnico: educar e capacitar diante das novas demandas acadêmicas, principalmente da vida e modernidade.

cada raio do sol e que não está distante de nossas realidades. Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Há um futuro que chega a cada raio do sol e que não está distante de nossas realidades. Basta encontrar o olhar de nossas crianças em nossas casas, familias, escolas e sociedade: Que perfil de homens e mulheres estamos plantando?

(Declaração da ONU Sobre Direitos Indígenas – Artigo 15) Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Os Povos Indígenas tem direito a que a dignidade e a diversidade de suas culturas, tradições, histórias e aspirações fiquem devidamente refletidas na educação pública e nos meios Públicos de informações. Os Estados adotarão medidas eficazes, em consulta e cooperação com os Povos Indígenas interessados, para combater os preconceitos, eliminar a discriminação e promover a tolerância, a compreensão e as boas relações entre os povos indígenas e todos os demais setores da sociedade. (Declaração da ONU Sobre Direitos Indígenas – Artigo 15)

Posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou! Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou! (pensamento do estudante indígena) - UNI - UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS 1981

Ainapó Nhacóe, Boinún, Poí Caxé! Cátedra Indígena Internacional - UII COMITÊ INTERTRIBAL - Memória e Ciência Indígena (ITC) Ainapó Nhacóe, Boinún, Poí Caxé! Muito obrigado meus irmãos, Até outro sol! M. MARCOS TERENA – Articulador dos Povos Indígenas – marcosterena@gmail.com – Tel/Fax (61)3347.1337 – BRASILIA – DF