Sistema de Unificação de Cadastros

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Unificação de Cadastros Uma visão de Marketing Faculdade de Tecnologia do SENAC – FATEC Trabalho de Conclusão II   Fabiano Santana David Porto Alegre, julho de 2009.

Agenda Conceito do trabalho Problema Objetivos Solução Proposta Modelagem Telas Resultados Conclusão Trabalhos Futuros

Conceito do Trabalho Desenvolver uma ferramenta de marketing, que ajude a empresa a descobrir quem é realmente seu cliente e onde ele está, para que tenha condições de criar e manter ações de relacionamento eficazes, otimizando os recursos da organização.

Problema Uma empresa, várias lojas, um sistema de vendas e o cadastro de clientes. Esse é o cenário da maioria das organizações. E qual é o problema?

Problema Será que a organização tem todos os clientes que pensa que tem? Quem é o seu cliente? A organização conhece seu cliente? Como essa empresa se relaciona com seus clientes? Organização os Clientes? lojas

Problema Quando um sistema de informação não se preocupa com o marketing de relacionamento, e existem problemas cadastrais em seu sistema, a organização se limita a enxergar o que suas lojas enxergam. A a1 Organização A1 o Cliente A os Cliente? lojas

Problema O problema dessa empresa, e a proposta desse trabalho é fazer a empresa enxergar seu verdadeiro cliente, para melhor se relacionar com ele. A a1 A1 Organização o Cliente A lojas

Objetivos Atender principalmente a área de Marketing da empresa, que necessita ter uma visão única dos seus clientes, assim: Permitir a parametrização dos campos a serem comparados; Permitir parametrização do grau de confiabilidade da unificação dos registros; Gerar uma tabela única de registros unificados; Gerar uma tabela de relacionamento entre a tabela unificada e a tabela original; Documentar as regras de unificação dos registros.

Solução Proposta Utilizar técnicas e processos de Data Mining, em linguagem PHP 5, aproveitar o banco de dados MSSQL Server 2000 já existente na empresa. O sistema conterá os seguintes macro processos. Parametrização Escolher tabela Escolher Campos de comparação Definir percentual do grau de confiabilidade de comparação ente os campos Simulação Incluir dados para testes. Validar as regras de parametrização. Unificação Identificar registros iguais , por semelhanças Unificar os registros iguais Documentar as operações Relatórios Divulgar os resultados Possibilitar consultas futuras sobre as operações realizadas

Resultados Nenhuma grande disparidade foi identificada, e os registros com dados insuficientes para unificação ficaram em torno de 0,007%, ou seja, esses registros com análise manual e com conhecimento das informações poderiam ser unificados com outros registros contidos da amostra.

Resultados Exemplo de uma campanha de mala-direta com as amostras propostas. Com a economia gerada: Investimento na atualização do cadastro; Viabiliza a utilização do sistema por uma empresa terceirizada, que queira prestar o serviço de unificação de registros para outras empresas.

Conclusão • Flexibiliade para trabalhar com várias empresas e qualquer estrutura de tabelas; • Endereços desnormalizados não inviabilizam a utilização do sistema, mas melhoram os resultados; • Os resultados se mostraram amplamente satisfatórios; • Tabela somente com NOME e ENDEREÇO, não será possível determinar se o cliente mudou de endereço; • O sistema ganha desempenho à medida que os registros são identificados. • Com a economia gerada numa campanha de acionamento de clientes, a empresa poderá investir numa atualização do cadastro. • Uma empresa poderá prestar o serviço de unificação para qualquer empresa. • Atenderá totalmente os objetivos propostos, com desempenho adequado e custo viável.

Trabalhos Futuros Possibilidade de copiar uma regra; Possibilidade de simulação direta na tabela escolhendo uma quantidade de registros; Implementar comparação e unificação do Telefone; Implementar comparação e unificação do por e-mail; Processos para unificação sistemática comparando a tabela já unificada; Escolha manual dos dados após unificação; Estudo de viabilidade de inclusão de regras de comparação fonética em português; Possibilidade de o usuário escolher o também o banco de dados; Comparação de registros entre tabelas; Paginação do relatório de apresentação dos dados unificados; Implementar módulos de Cleasing (limpeza de registros), pois são processos relacionados à Data Mining, e; Implementar módulos de normalização de endereços, pois são processos relacionados à Data Mining.

Sistema de Unificação de Cadastros Obrigado!   Fabiano Santana David

Tela Inicial

Tela de Configuração de Regra Esse menu apresentará os campos da tabela escolhida para que o usuário identifique que tipo de comparação será feita, O usuário fará também a escolha do percentual mínimo de aceitação para considerar os campos os registro igual, em um determinado campo. O Usuário também indicará se um determinado campo, caso não atinja o percentual mínimo, invalidará as outras comparações. O sistema identificará qual é a chave primária da tabela, e impedirá a seleção para comparação dessa campo

Exemplo de Resultado da Unificação

Modelagem