CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
A Atuação do Serviço Social
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
Direito humano a alimentação adequada
O campo da Psicologia no CRAS
13° Conferência Nacional de Saúde
Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Projetos Financiados em 2010
CASA SOLAR DE GUARATINGUETÁ
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
Rio Mulher.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROGRAMA FORMANDO CRIANÇAS PARA O FUTURO
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
ORÇAMENTO CRIANÇA O Orçamento Criança e Adolescente contém o que você precisa saber sobre o que foi gasto ou está previsto para ser gasto com a criança.
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Ministério Público do Trabalho
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
PRESTAÇÃO DE CONTAS Nome do projeto: Aproximando caminhos Objetivo: compra de automóvel para a realização de visitas domiciliares por parte do serviço.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
OFICINA DE PLANEJAMENTO
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Gestão Prestação de Contas - Base Legal Por que realizamos esta audiência? A Lei de Responsabilidade Fiscal, determina em seu art. 9º, § 4°
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS DO AMBULATÓRIO DO HBH PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA

CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos pelos homens, orientados por um princípio básico: todos são iguais perante a lei, independentemente de raça, cor, sexo, religião e nacionalidade. O ser humano tem conhecido uma evolução dos direitos nesse século: mulheres ganharam o direito de voto; leis raciais foram extirpadas; trabalhadores conseguiram proteção legal, etc. O conceito de cidadania hoje está também ligado à promoção de ações que garantam igualdade de oportunidades, assegurando a todos educação, saúde e nutrição Gilberto Dimenstein

Todo homem tem direito a assistência à saúde . . . Atendimento multidisciplinar Educação continuada sobre a doença Visitas ao Hemocentro Atendimento de necessidades básicas - grupo de voluntárias

Todo homem tem direito à alimentação . . . Alternativas alimentares - Importância e valor nutricional - Formas alternativas de consumo - Aproveitamento integral dos alimentos - Horticultura e otimização do plantio

Recuperação nutricional Objetivos: - combater a desnutrição - propiciar, através de um processo educativo, a melhoria de qualidade de vida das famílias atendidas Metodologia: - reuniões mensais - visitas domiciliares - avaliação do peso - distribuição da cesta

Alguns assuntos abordados Saúde e higiene bucal - filme e distribuição de kits de higiene Lixo: acondicionamento, reciclagem e limpeza - filme e teatro Cartão de vacinação: conferência, avaliação e orientação Verminose Vacinação Planejamento familiar

Todo homem tem direito à cultura, informação e lazer . . . Incentivo e promoção cultural - teatro e cinema (Palácio das Artes, SESIMINAS) - exposições (Camile Claudel, Rodin, Salvador Dali, grafiteiros de Nova Iorque, etc.) - biblioteca - Sábados Culturais - grupo de adolescentes (sexualidade, DST, drogas) - passeios (parques Municipal e Mangabeiras) - festas (dia da criança, Natal)

Todo homem tem direito à educação e trabalho . . . Acompanhamento de pacientes com necessidades educativas especiais Grupos educativos de adultos Apoio didático e literário Intervenções em escolas Oficinas pedagógicas Bolsas de estudos

Todo homem tem direito à educação e trabalho . . . Orientação e incentivo / parcerias: - cursos profissionalizantes (UTRAMIG, SESC, SMDS, Lar dos Meninos - SSVP) - oficinas de trabalhos manuais - exposição em bazares e feiras