Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
1. Identificação do Produto Global Nós
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Apresentação do Projeto
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
Servisu ki CAMPO ta presta pa kenha ki kre volta pa Kabu Verdi Espanha, 26 de Junho de
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
A Reforma da Formação Profissional
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP Anastácio T. de Oliveira e Silva Presidente do Conselho de Administração Madrid , 26 de Junho de 2011

Organização da Apresentação Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Organização da Apresentação Estrutura orgânica do IEFP; Atribuições dos centros de emprego e formação profissional Ganhos da FP na ultima década; Principais programas de Formação Profissional e Emprego; Financiamento de formação Profissional de 2006 a 2010; Programas e projectos em construção ; Conclusão; Perspectivas Futuras.

Mapa de África Cabo Verde

CARACTERIZAÇÃO ILHAS DE CABO VERDE

Cabo Verde, alguns indicadores… Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Cabo Verde, alguns indicadores… População 491.875 Feminino 49,5% Masculino 50,5% Esperança de vida 72,3 anos Media de vida da população 28,6 anos Taxa de alfabetização (15 -24 anos) 96,9% Taxa de desemprego 10,7% Índice de Desenvolvimento Humano 0,754 Índice de Pobreza Humana 15,8 Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) 0,749 Media da taxa de Crescimento económico (2000-2010) 6% Taxa de inflação em 2010 2,1%

Criação do Instituto Emprego e Formação Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Criação do Instituto Emprego e Formação Profissional Criação O IEFP foi criado através do Decreto-Lei nº51/94 de 22 de Agosto que foi revogado pelo Decreto – Regulamentar nº 5/2010 de 16 de Agosto. Departamentos O IEFP inicialmente teve 4 Departamentos: Departamento de Formação Profissional; Departamento de Emprego; Departamento Financeiro, Departamento de Microempresas

Criação do Instituto Emprego e Formação Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Criação do Instituto Emprego e Formação Profissional Missão O IEFP é a entidade pública nacional de execução das políticas e medidas de promoção do emprego, empreendedorismo e formação profissional. O IEFP tem por missão garantir, através da sua estrutura central e serviços descentralizados, e em parceria com outras instituições públicas e privadas, a promoção e execução das acções de formação profissional para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a promoção do emprego digno, qualificação relevante e atitude empreendedora, visando autonomia individual e a prosperidade colectiva.

Organigrama do Instituto Emprego e Formação Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Organigrama do Instituto Emprego e Formação Profissional

Centro de Recursos de Formação Profissional _DF Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Centro de Recursos de Formação Profissional _DF O CRFP foi criado em Março de 2008 com o objectivo de dotar o sector da FP de uma bolsa de formadores qualificados tecnicamente e capacitados pedagogicamente para actuarem no domínio da FP; Até a presente data o CRFP já realizou mais de 21 acções de formação pedagógica inicial e contínua tendo formado cerca de 550 formadores; As formações são dirigidos para 2 públicos-alvo (Licenciados e Bacharéis e Técnicos Profissionais);

CNEP – Comissão Nacional de Equivalência Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional CNEP – Comissão Nacional de Equivalência Profissional A CNEP é o serviço que ocupa do reconhecimento e atribuição de equivalência profissional; A CNEP é regulado pelo Decreto Regulamentar nº05/2005 de 27 Junho; Possui os seguintes membros: Um representante do IEFP (que preside); Um representante do Ministério do Trabalho; Dois representantes do Ministério da Educação (DFQQ e Ensino Técnico); Um representante da Administração Pública.

Estruturas Descentralizadas do IEFP Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Estruturas Descentralizadas do IEFP I.4. Centros Centro de Emprego e FP Santo Antão Está localizado em Ponta do Sol (Rª Grande) e responde pelos 3 Concelhos da ilha de Santo Antão; Possui um Serviço de Emprego e um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com outras instituições, empresas, ONG’s e Câmaras Municipais; Centro de Emprego e FP do Mindelo Possui um Serviço de Emprego e um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com vários parceiros locais; Centro de Emprego e FP Sal Está localizado na Vila de Espargos e possui um Serviço de Emprego e um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com vários parceiros locais;

Estruturas Descentralizadas do IEFP Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Estruturas Descentralizadas do IEFP Centros Centro de Emprego da Praia Está localizado na Praia e responde pelos Concelhos de São Domingos, Praia e Rª Grande de Santiago e ilha do Maio; Possui um Serviço de Emprego e um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com outras instituições, empresas, ONG’s e Câmaras Municipais; Centro de Emprego e FP Assomada Está localizado na Assomada e responde pelos Concelhos de SLO, SSM, Sta. Catarina, S. Miguel e Tarrafal; Possui um Serviço de Emprego e um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com vários parceiros locais e municipais; Centro de Emprego e FP de Fogo / Brava Está localizado na Cidade de São Filipe e responde pelos Concelhos de SF, MO, Sta. Catarina FG e Brava;

Estruturas Descentralizadas do IEFP Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Estruturas Descentralizadas do IEFP Centros Centro de Formação Profissional da Praia Está localizado na Praia e responde por toda a ilha de Santiago; Possui um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com o CEP; Este Centro está vocacionado para as áreas de Electricidade, Alimentos/Pastelaria, Construção Civil, Canalização, Informática e Serralharia; Centro de Formação Profissional da Variante Está localizado em São Domingos e tem abrangência Nacional; Possui um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com vários parceiros locais e municipais, ONG´s, empresas, etc.; Este Centro está vocacionado para as áreas de tecnologias Auto e Informática; Centro de Formação Profissional de Pedra Badejo Está localizado no Concelho de Santa Cruz e tem abrangência Nacional; Possui um Serviço de FP que é desenvolvido em parceria com o apoio da Cooperação Portuguesa através do PIEFP-CV; Este Centro está vocacionado para as áreas de Construção Civil, (Canalização, Serralharia, Electricidade e Carpintaria);

Estruturas Descentralizadas do IEFP Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Estruturas Descentralizadas do IEFP Centros (Em Construção e instalação) EHTCV – Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde; CFP Fogo – Centro de FP do Fogo; Centro de Formação Profissional em Energias Renováveis; Centro de Formação em Transformação Agro-Alimentar; Centro de Emprego e FP Sal; Centro de Emprego da Praia;

Centros de Emprego e Formação Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Centros de Emprego e Formação Profissional Estruturas descentralizadas do IEFP encarregadas de executar as politicas e programas de formação profissional e medidas activas de emprego sobre a coordenação do IEFP

Centros de Emprego e FP Serviços oferecidos aos utentes: Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Centros de Emprego e FP Serviços oferecidos aos utentes: Informações gerais - sobre as ofertas e programas de emprego e de formação; Orientação Profissional – auxiliam os jovens a escolher uma profissão ou ajudar pessoas de mais idade a fazer uma escolha ou uma readaptação a novas profissões; Colocação/intermediação – diz respeito à inserção profissional de um indivíduo para satisfação de uma oferta de estagio ou emprego. Organizam acções de formação e procedem à análise dos perfis para a participação dos formandos, formadores e empresas, em articulação com o Departamento de Formação do IEFP.

Centros de Emprego e FP Informação disponibilizados aos utentes: Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Centros de Emprego e FP Informação disponibilizados aos utentes: Ofertas de emprego ; Curso de formação profissional ; Programas de emprego no país e no estrangeiro; Inserção profissional ; Auto emprego ; Capacitação para o emprego; Sessões colectivas de orientação profissional aos jovens à procura do 1º emprego ; Inscrição para o emprego local ; Acolhimento das ofertas das empresas e os seus respectivos tratamentos.

% Aumento Beneficiários Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Evolução da oferta formativa na ultima década FP entre 2001 e 2010 ANO % Aumento Acções Nº Acções % Aumento Beneficiários Nº Beneficiários A2001   23 354 A2002 26,09 29 54,52 547 A2003 100,00 58 61,24 882 A2004 3,45 60 -43,31 500 A2005 -33,33 40 -13,40 433 A2006 105,00 82 247,34 1.504 A2007 18,29 97 16,82 1.757 A2008 12,37 109 5,46 1.853 A2009 96,33 214 130,98 4.280 A2010 18,22 253 5.060 TOTAL 965 17.170 Media 38,49 53,10 1.717

Evolução da oferta formativa na ultima década Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Evolução da oferta formativa na ultima década

Evolução da oferta formativa na ultima década Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Evolução da oferta formativa na ultima década

Principais áreas de formação em 2010 Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Principais áreas de formação em 2010

Nº de acções de formação por concelho em 2010 Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Nº de acções de formação por concelho em 2010

Principais Programas e Projectos do Instituto Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Principais Programas e Projectos do Instituto O IEFP tem os seguintes Programas e projectos: Programa de Formação nos Pólos (Inicial e Contínua); Programa de Aprendizagem Jovem; Programa Soldado Cidadão; Programa Nacional de estágios Profissionais; Programa de Aprendizagem; Programa de empreendedorismo de Mulheres; Projecto Bolsa de Qualificação Emprego; Projecto CAMPO; Gabinetes do empreendedor e Incubadoras de empresas

Programa Soldado Cidadão Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa Soldado Cidadão Constitui uma medida activa de emprego, dirigida a qualificação profissional dos jovens em regime de Serviço Militar Obrigatório e foi publicado no B.O nº 38, I série de 22 de Outubro de 2007; já formou mais de 800 soldados.

Programa de Formação de Formadores Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa de Formação de Formadores Visa a formação permanente tanto inicial como contínua para gestores, formadores e tutores da formação profissional. Realizou cerca mais de 20 acções de formação pedagógica inicial e contínua de formadores que já beneficiaram cerca de 550 formadores nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal, Boa Vista, São Nicolau, Fogo e Santo Antão;

Programa de Estágio Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa de Estágio Profissional É uma medida activa de promoção de emprego que visa essencialmente promover a inserção de jovens diplomados com curso superior ou formação profissional de nível III, IV e V, ou equiparado no mercado de trabalho, proporcionando-lhes uma experiência profissional e um primeiro contacto com a realidade laboral. Já colocou em estágios de 2007 a 2010 cerca de 1.000 jovens.

Programa de Estágio Profissional Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa de Estágio Profissional Objectivos do projecto Proporcionar uma experiência profissional e um primeiro contacto com a realidade laboral aos jovens recém - formados; Facilitar o recrutamento e a integração de mão de obra qualificada nas empresas; Facilitar a inserção no mercado de trabalho de jovens diplomados em áreas com maiores dificuldades de colocação; Permitir às pequenas e médias empresas recrutarem quadros qualificados , contribuindo assim para o melhoramento do seu desempenho organizacional.

Desempregados à procura de novo emprego Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa de Estágio Profissional Destinatários Desempregados à procura de novo emprego Jovens à procura do primeiro emprego;

Programa Aprendizagem Jovem Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa Aprendizagem Jovem Objectivo: Qualificação e aperfeiçoamento de jovens e adultos que abandonam precocemente o sistema formal, Através da promoção de acções de formação em diversas áreas com vista a inserção desses jovens no mercado de trabalho. O programa é dirigido a jovens da faixa etária dos 14 a 24 anos, o qual formou centenas de jovens nas ilhas de Santiago, S. Vicente e Santo Antão.

Programa de empreendedorismo de Mulheres Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programa de empreendedorismo de Mulheres Objectivo: Empoderamento económico das mulheres em Cabo Verde; Promoção de acções de formação diversas: Assistência na elaboração de projectos de criação de micro - empresas e gestão de micro crédito.

Projecto Bolsa de Qualificação Emprego Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Projecto Bolsa de Qualificação Emprego Instrumento potenciador no cruzamento eficaz entre a procura e a oferta de trabalho e, por outro na adequação das ofertas formativas às necessidades das empresas e às expectativas dos utentes. Está on – line e pode ser acedido através do site www.iefp.cv e www.portondinosilhas.cv

Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Trata – se de um projecto desenvolvido com a ADEI e estão instalados nos Centros de Emprego e Formação Profissional Os Gabinetes do Empreendedor trabalham em rede e em cada uma das ilhas, de modo a proporcionar um atendimento especializado a empresas, empreendedores e candidatos a empreendedor. Nesses espaços será proporcionada toda a informação necessária na hora de entrada no mundo dos negócios ou no dia-a-dia da gestão da empresa. Foram instalados um gabinete piloto na Assomada, o gabinete principal na Praia e um gabinete para a zona do Barlavento, nas instalações do Centro do Emprego e FP do Mindelo. Está previsto a instalação de um gabinete em Santo Antão e a ideia é instalar gabinetes nos principais concelhos e ilhas do país.

Financiamento da formação Profissional e Emprego de 2006 - 2011 Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Financiamento da formação Profissional e Emprego de 2006 - 2011

Programas e Projectos em desenvolvimento Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Programas e Projectos em desenvolvimento O IEFP tem os seguintes Programas e projectos em desenvolvimento: Programa de emprego para jovens quadros; Institucionalização do Programa de Aprendizagem Jovem; Programa de incentivo a formalidade de negócio; Programa de emprego para os desempregados de longa duração; Programa feira de ofícios ou central de oficinas; Projecto de Apoio a Iniciativas Locais e Regional de Emprego; Programa de emprego com apoio para as pessoas com necessidades educacionais especificas;

Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Conclusão A formação profissional tem registados ganhos extraordinários em todos os domínios; Diversificação e alargamento de ofertas formativas; Aumento de nº de beneficiários por todos concelhos de país; Reforço e expansão de redes físicas; Melhoria qualidade da formação profissional; Alargamento e reforço das parcerias publicas e privadas; Aumento dos recursos destinados a F. Profissional; Incremento de programas, projectos de formação e medidas activas de inserção no mercado de emprego;

Perspectivas futuras Melhorar a qualidade da formação profissional; Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Perspectivas futuras Melhorar a qualidade da formação profissional; Divulgar das actividades do IEFP com vista a informar o publico sobre as oportunidades de Formação Profissional; Alargar/reforçar as Cooperações nacionais e Internacionais; Construir os Centro de Emprego da Praia, CFP do Sal, e Centro de Formação de Energias Renováveis ; Instalar de “antenas” nas localidades onde não existem estruturas do IEFP (Brava, Boa Vista, São Miguel e Tarrafal); Definir novas medidas de politicas de inserção na vida activa, Internacionalização da mão – de – obra qualificada cabo-verdiana.

Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Perspectivas futuras Incrementar a oferta formativa de acordo com a Agenda de Transformação do país; (alinhar a FP as necessidades e oportunidades de mercado) Alargar as acções de formação pedagógica de Formadores, inicial e contínua a todas os concelhos do país. (alargamento do público-alvo) Alargar as Unidades Formativas em parceria com o MED nas escolas Secundárias, com vista a Dupla Certificação. Alargar os cursos de FP (CESP) de nível IV e Nível V, com as Universidades em CV; Reactivar/implementar o sistema nacional de orientação escolar e profissional;

MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Anastacio.Silva@iefp.gov.cv Apresentação do Instituto de Emprego e Formação Profissional Vamos caminhando ( com pequenos passos, mas firmes) para uma construção sólida do nosso Sistema Integrado de Educação, Formação e Emprego. MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Anastacio.Silva@iefp.gov.cv Tel (238) 261 6432/46/20 Fax (238) 261 3658