Direitos dos Trabalhadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Apresentação para Audiência Pública
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
A Luta Pela Defesa da Saúde a Partir do Local de Trabalho
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM SETEMBRO/2003 BRASÍLIA,
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
Saúde e Segurança no Trabalho
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Normas Regulamentadoras
Engenharia e Segurança do Trabalho
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Higiene e Segurança do Trabalho
“PARA MELHOR OU PARA PIOR, MINHA VIDA TOMOU UM NOVO RUMO NO DIA EM QUE UMA AGULHA CONTAMINADA PERFUROU MINHA MÃO. ESTOU CONTANDO MINHA HISTÓRIA EM NOME.
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
Direitos do Trabalhador Constituição da República
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Segurança e Medicina do Trabalho
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 7 Prof.º Cleverson Luis
Responsabilidades.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
Ministério da Previdência Social e o INSS
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Leonardo Rodrigues & Tiago Golo
Segurança e Medicina do Trabalho
NR 32: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho
PLANO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA SERVIÇOS CONTRATADOS
EVENTOS REALIZADOS 02/05/2013 À 05/12/2013. CURSO COMO VENDER PARA EMPRESAS PÚBLICAS 19 E 20 DE JULHO DE 2013 Participantes: 03 empresas - 04 pessoas.
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
NRs.
Fiscalização de Segurança e Saúde no Trabalho
CATEC.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Desafios implantação de requisitos de segurança relacionados à NR 36 NR-36 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES.
Rio Verde - Goiás - Brasil
OBJETIVO DA EMPRESA A SMS Assessoria Ltda., é uma empresa que presta serviços de Consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho. A empresa foi.
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS MÓDULO 02
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Principais Normas Regulamentadoras
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
acidentes de trabalho: leis, normas e números
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
Informando e Conscientizando 1 Henrilander Mauro Vieira Contato (035)
Ministério do Trabalho e Emprego Rosemary Dutra Leão Coordenadora – Geral de Normatização e Programas- DSST/MTE
Transcrição da apresentação:

Direitos dos Trabalhadores Normativa Aplicável, Organização Institucional e Funcionamento no Brasil da SST. Direitos dos Trabalhadores Lino, Domingos Fátima Pianta

Quadro institucional relativo à Saúde do Trabalhador As Instituições: Ministério da Previdência e Assistencia Social Ministério do meio Ambiente Ministério da Saúde Ministério do Trabalho

Normatização no âmbito do MTE Normas Regulamentadoras Conjunto de normas editadas pela Portaria 3.214/78, contendo 28 normas. Todas as normas podem ser revisadas periodicamente

O Processo de Normatização - MTE Iniciativas de grupos ou instituição Interesses individuais Por representantes do governo

Tripartite e Paritária A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/MTE. Processo de Revisão de Normas Tripartite e Paritária Composta por representantes: Governo – MTE, MS e MPAS Empregador – CNI, CNC, CNT, CNA e CNF Trabalhador – CUT, FS, CGT e SDS Reunião a bimestral Decisão por consenso

A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/MTE. Processo de Revisão: eleição/ priorização do tema a ser regulamentado ou revisto; elaboração de texto técnico básico; publicação do texto técnico básico no Diário Oficial da União, como consulta pública; constituição de Grupo de Trabalho Tripartite para análise e elaboração de proposta de regulamentação; análise da proposta de regulamentação pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho e publicação de portaria.

A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/MTE. Normas Revisadas: NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Revisão Total) NR 07 - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (Revisão Total) NR 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (Revisão Total) NR 12 - Máquinas e Equipamentos (Revisão Total) NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (Revisão Total) NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis (Revisão Parcial) NR 21 e 22 - Mineração (Revisão Total). NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual (Em processo de Revisão Parcial) NR 16 - Atividades e Operações Perigosas (Em processo de Revisão Parcial).

A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/MTE. Normas em Revisão NR 4 – SESMET – Serviços de Saúde do Trabalhador NR 10 Serviços em Eletricidade NR 29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário NR 30 – Marítimos NR 31 – Trabalho em Espaços Confinados NR 32 – Trabalho Sub aquático NR 33 – Trabalho na Agricultura - Antiga NR R – Rural – Normas Rurais.

O Programa Brasileiro de Redução de Acidentes Fatais Antigo “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP Meta da área Trabalho Redução de Acidentes do Trabalho Fatais em 40% 10 Projetos Estruturais Projeto 1 Reconstrução do Sistema Integrado de Saúde e Segurança no Trabalho Objetivo: Integrar todas as ações relacionadas a atenção à saúde do trabalhador: promoção, prevenção, assistência, reabilitação, arrecadação, pagamento de benefício, legislação e outras.

O Programa Brasileiro de Redução de Acidentes Fatais Antigo “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP Meta da área Trabalho Redução de Acidentes do Trabalho Fatais em 40% 10 Projetos Estruturais Projeto 5 Construção do Sistema de Segurança e Saúde no Local de Trabalho Objetivo: Acabar com a indústria dos atestados e programas obrigatórios (Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional – PCMSO; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Serviços Especializados de Segurança