ANÁLISE HABITAÇÃO/FAIXA ETÁRIA PROJETO ARQUITETÔNICO IV Bianca Córdova Larissa Souza Maria Campos Farias Maria Júlia Goulart
1. CRIANÇAS Estudar Brincar Escola em meio período HÁBITOS PRECISAM VALORIZAM Estudar Brincar Escola em meio período Atividades extra Convivência com a família Senso de organização Dormir e se alimentar adequadamente Ambientes saudáveis para a realização de suas atividades (iluminação, ventilação) Segurança 1. CRIANÇAS Espaços para brincar Contato com os amigos Ambiente familiar agradável
1.1 DIFERENÇAS: APARTAMENTO x CASA Por dispor de espaços menos amplos, sentem a necessidade de desenvolver maior senso de organização. APARTAMENTO INDIVIDUALISMO SENSO DE ORGANIZAÇÃO MENOR CONTATO COM O AMBIENTE EXTERNO BRINCADEIRAS LIMITADAS Perdem o contato com outras crianças, principalmente quando não há áreas externas de convivência coletiva no condomínio. Maior contato com jogos eletrônicos, computador, televisão.
1.1 DIFERENÇAS: APARTAMENTO x CASA ESPAÇO PARA BRINCAR EXPOSIÇÃO AO SOL VALORIZAÇÃO DA CONVIVÊNCIA CONTATO COM OS VIZINHOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO MAIOR RELAÇÃO COM O MEIO EXTERNO 1.1 DIFERENÇAS: APARTAMENTO x CASA Família, vizinhos, natureza, amigos. A presença de animais de estimação reflete positivamente na personalidade da criança. Saúde Agrega experiências positivas na construção da personalidade/transgressão
2. ADOLESCENTES Estudar Atividades extra HÁBITOS PRECISAM VALORIZAM Estudar Atividades extra Auxílio nas tarefas domésticas Convivência com amigos Dormir tarde/acordar tarde 2. ADOLESCENTES Convivência com a família Rotina Dormir e se alimentar adequadamente Ambientes saudáveis para a realização de suas atividades (iluminação, ventilação) Privacidade Independência Conviver/receber os amigos
3. JOVENS QUE MORAM SOZINHOS Estudar Atividades extra HÁBITOS PRECISAM VALORIZAM Estudar Atividades extra Convivência com amigos Poucas refeições em casa/sozinho Atividades domésticas Rotina agitada Vida social 3. JOVENS QUE MORAM SOZINHOS Rotina Organização Espaços multifuncionais Praticidade Ideia de lar Facilidade/praticidade – Preparo rápido de refeições, espaços facilmente organizáveis, proximidade a serviços Locais para convivência
4. ADULTOS/FAMÍLIA Trabalhar Responsabilidade financeira HÁBITOS PRECISAM VALORIZAM Trabalhar Responsabilidade financeira Dormir cedo/acordar cedo Atividades domésticas Rotina agitada/rígida Filhos 4. ADULTOS/FAMÍLIA Conforto Privacidade – pais/filhos Ambiente calmo – fim do dia Local de trabalho Espaço de convivência familiar Versatilidade
5. IDOSOS IDOSOS Hábitos relacionados ao lar Contato com vizinhos PRECISAM VALORIZAM Hábitos relacionados ao lar Contato com vizinhos Jardim/quintal – cultivo de horta Cozinha como ambiente de estar Receber visitas Passam mais tempo em casa Dormir e se alimentar adequadamente Ambientes saudáveis para a realização de suas atividades (iluminação, ventilação) Segurança Acessibilidade Conforto 5. IDOSOS IDOSOS Espaço de convivência familiar/reunião Quartos de hóspedes Espaço para receber visitas Espaços amplos Presença de vegetação
Chico Mendes
Panorama
Integração Coletivo Convivência Tranquilidade Acolhimento Conforto Privacidade Conforto Aconchego Segurança Coletivo Convivência Área de convivência coletiva Espaços destinados a recepção de pessoas Integração Planta Livre Acessibilidade Versatilidade