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AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.

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1 AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de 2010

2 INTRODUÇÃO: À medida que a criança cresce suas concepções e suas relações com o mundo físico e social se modificam, construindo sua identidade. Este é um processo longo que vai da dependência à vivência da autonomia. Dar a criança o espaço necessário para a realização de suas tarefas requer muita paciência. É preciso levar em conta que as crianças demoram mais que os adultos para executar ações simples. Não adianta querer correr e estressar a criança e acabar fazendo por ela. Seguir uma rotina, ter horários e uma sequência definida de atividades diárias ajudam os pais e dá confiança a criança, sempre respeitando o jeito da criança fazer. O diálogo é fundamental para o crescimento da autonomia, devemos incentivar elogiar as conquistas delas, encorajando-as a novos desafios, com segurança e limite de acordo com a faixa etária. Usar o bom senso. Há momentos em que devemos ceder e em outros é necessário que a criança ouça um não, pois a frustração é a base para o amadurecimento emocional, nem tudo ela poderá fazer sozinha. Na Educação Infantil as crianças recebem muitos estímulos que contribuem para o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo. “Grandes realizações são possíveis quando se dá atenção aos pequenos começos.” (Lao-Tsé)

3 Autonomia: Termo que significa governar por si mesmo, reger-se por leis próprias, liberdade ou independência moral ou intelectual. Aquele que tem independência e segue suas próprias leis. Liberdade para tomar decisões, de acordo com as regras ou os imperativos que o indivíduo impõe a si mesmo. A autonomia é um processo que se dá ao longo da vida e depende da qualidade vivida por cada pessoa. (Dicionário prático de pedagogia, 2008)

4 Autonomia no Piazito Organização e exploração dos espaços e materiais
Aprendizagem significativa Professor não-autoritário, paciente Ambiente cooperativo Rotina

5 PIÁ 2 ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
Expressar sentimentos, desejos e necessidades Pedir o que quer falando Despedir-se dos responsáveis tolerando sua ausência Vincular-se às professoras e pessoas da escola Aprender a dividir a atenção do adulto Ouvir e atender pequenas solicitações Aventurar-se em explorar o ambiente e realizar diferentes movimentos com segurança (ex: pular, correr, subir, descer) com o olhar do adulto Alimentar-se usando a colher e o copo com firmeza Comunicar o que tem nas fraldas, demonstrar desconforto com a urina e com as fezes Participar de experiências diversas ( oficinas culinárias, pintura, massa de modelar, etc.) Escolher brinquedos e objetos Iniciar os cuidados com sua higiene Aprender a cuidar dos materiais de uso pessoal e coletivo

6 PIÁ 3 ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
Organizar os brinquedos em sala de aula (guarda-guarda); Expressar verbalmente seus desejos e emoções; Tentar alimentar-se sozinho com uso da colher; Cuidar da sua higiene com auxílio de suas educadoras; Cuidar de seus objetos de uso pessoal (agenda e necessaire e brinquedos trazidos de casa); Começa a aceitar as relações de troca; Demonstrar preferências por brinquedos e brincadeiras; Explorar os diferentes espaços da escola e da sala de aula, como os materiais disponíveis.

7 PIÁ 4 ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
Reconhecer o lugar onde guarda seu material, trazido de casa ou de uso da sala; Guardar seu material no lugar correto sem auxílio; Expressar-se demonstrando seus sentimentos; Escolher jogos e brinquedos disponíveis; Saber ouvir e esperar sua vez de falar; Reconhecer a rotina da sala e da escola; Permanecer na sala sem auxílio familiar; Reconhecer e aceitar o educador especializado.

8 PIÁ 5 ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
Organizar o material individual; Saber ouvir e esperar sua vez para falar na roda; Vestir-se sozinho; Organizar a mochila; Separar o lixo seco e orgânico; Usar o banheiro; Guardar os brinquedos; Organizar seu espaço na mesa após o término do lanche.

9 PIÁ 6 ESPERA-SE QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
Contribuir na organização dos materiais e brinquedos da sala; Permanecer por mais tempo na roda, conseguindo ouvir o colega e esperar sua vez de falar; Cuidar dos pertences trazidos de casa e de sua mochila; Realizar sua higiene (com orientação); Expor suas idéias, sugerindo atividades verbalizando o que gostam e não gostam de realizar; Organizar-se para jogos com regra, sem a presença constante da prof.; Fazer relatos elaborados de acontecimentos; Questionar decisões tomadas pelos adultos; Resolver conflitos conversando com o colega.

10 “A autonomia, definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva do outro, é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, é um princípio das ações educativas. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos e dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem. Exercitando o auto-governo em questões situadas no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das ideias e valores.” (MEC, 1998, p.)


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