Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido

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Transcrição da apresentação:

Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido Afine o Instrumento Independência Dependência Interdependência Vitória Particular Pública HÁBITO 1: Seja Proativo HÁBITO 2: Comece com o Objetivo em Mente HÁBITO 3: Primeiro o Mais Importante HÁBITO 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido HÁBITO 6: Crie Sinergia HÁBITO 4: Pense Ganha-Ganha 5 Dinâmica das palavras: Durante 1 min escreve palavras relacionadas com a palavra AMOR; Após esse prazo conferir quantas palavras cada um escreveu Solicitar ao aluno que escreva quantas palavras ele acha que todos em seu grupo escreveram Conferir o resultado

comigo de forma eficaz, você precisa primeiro me compreender. Hábito 5—Princípio Paradigma VER FAZER OBTER Para comunicar-se comigo de forma eficaz, você precisa primeiro me compreender. Resultado Comportamento

Ineficaz: Eu escuto com a intenção de responder. Hábito 5—Paradigmas Ineficaz: Eu escuto com a intenção de responder. Eficaz: Eu escuto com a intenção de compreender.

Cinco estilos de escutar mal Ficar em órbita Ignoramos o que o outro fala pois nossa mente está em outro lugar. O outro normalemente percebe isso no nosso olhar. Escuta falsa não prestamos atenção, mas fingimos estar escutando com comentários do tipo: “Sim”, “Hum-hum”, “Legal”. A constante repetição desses comentários deixa claro para o outro que o assunto não é importante. Escuta seletiva prestamos atenção somente na parte que nos interessa. Você costuma pegar essas palavras e emendar em outro assunto diferente.

Cinco estilos de escutar mal Escuta de palavras Só escutamos as palavras, sem observar a linguagem corporal. Focar somente nas palavras diminui as chances de perceber as emoções mais íntimas das pessoas. Escuta egoísta Você escuta vendo tudo do seu próprio ponto de vista. Ao invés de nos colocarmos no lugar dos outros, queremos que eles se coloquem no nosso lugar. “Eu sei exatamente como você está se sentindo” Pode se tornar um jogo competitivo: “Você acha que o seu dia foi ruim? Garanto que ele foi fichinha se comparado ao meu!” Problemas: Julgar, aconselhar e sondar.

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Problemas da escuta egoísta Julgar Fazemos julgamentos (mesmo que mentalmente) a respeito das pessoas e do que elas estão dizendo. Se você está preocupado em julgar é possível realmente compreender o outro? As pessoas não querem ser julgadas, mas sim escutadas. Aconselhar Acontece quando damos conselhos baseados na nossa própria experiência. “Quando eu tinha a sua idade…” Devemos aconselhar apenas quando nos for pedido o conselho.

Problemas da escuta egoísta Sondar Ocorre quando você tenta “arrancar” informações de outra pessoa sem que ela esteja pronta para compartilhá-las. Você busca informações em benefício próprio (“fofoca”). Muitas vezes a intenção é boa, mas não se estabeleceu uma relação de confiança ainda na conversa.