um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio

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Transcrição da apresentação:

um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio Intersecções entre Gestão do Conhecimento, relacionamentos e espaços virtuais de interação: um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio Cinara Moura @mouracinara mouracinara@gmail.com

CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

Verificar a importância da plataforma Fiat Mio para distinguir empresa e marca Fiat no ramo automobilístico, sob a ótica da gestão do conhecimento. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

Caracterizar o processo de gestão de conhecimento na plataforma. Discutir a importância dos relacionamentos para o desenvolvimento dos saberes organizacionais. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

Nonaka e Takeuchi (1997) ; Matos (2009) Lévy (1999, 2004, 2007); Primo (2007); Lemos (2002); Cavalcanti e Nepomuceno (2007) Grunig (2009) ; Simões (1995, 2001, 2006); Baldissera (2000, 2004) CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

2 milhões e 300 mil visitantes únicos 17 mil usuários cadastrados Rede Social da Fiat cujo principal objetivo era projetar um carro-conceito baseado nas sugestões dos interagentes. 11 mil idéias enviadas 2 milhões e 300 mil visitantes únicos 17 mil usuários cadastrados 14 mil comentários postados Processo de abertura na concepção do conhecimento. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

* Nonaka e Takeuchi (1997) Plataforma Fiat Mio Condições Capacitadoras do Conhecimento* * Nonaka e Takeuchi (1997) CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

Revisão dos fluxos comunicacionais  processos mais abertos, valorização dos ativos humanos. Gestão do Conhecimento necessita refletir a complexidade para agregar valor às organizações e marcas. Modelo de Nonaka e Takeuchi (1997) é válido para ambientes virtuais, sobretudo por centrar-se nos sujeitos interagentes. Ruptura da Fiat  leitura de cenário  posicionamento valorizou sua principal característica, a inovação. Modelo replicável, desde que mantenha o zelo pelos relacionamentos organizacionais e pelo aproveitamento do que a marca já construiu. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16

Necessidade de fugir do estigma técnico e operacional da profissão. Valorização dos ativos humanos pode agregar valor, gerando conhecimento e expertise organizacional. Gestão do Conhecimento em espaços virtuais  campo para relações públicas. Necessidade de fugir do estigma técnico e operacional da profissão. Buscar significações em outras ciências como antropologia, sociologia, psicologia, etc. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16