um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio Intersecções entre Gestão do Conhecimento, relacionamentos e espaços virtuais de interação: um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio Cinara Moura @mouracinara mouracinara@gmail.com
CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
Verificar a importância da plataforma Fiat Mio para distinguir empresa e marca Fiat no ramo automobilístico, sob a ótica da gestão do conhecimento. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
Caracterizar o processo de gestão de conhecimento na plataforma. Discutir a importância dos relacionamentos para o desenvolvimento dos saberes organizacionais. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
Nonaka e Takeuchi (1997) ; Matos (2009) Lévy (1999, 2004, 2007); Primo (2007); Lemos (2002); Cavalcanti e Nepomuceno (2007) Grunig (2009) ; Simões (1995, 2001, 2006); Baldissera (2000, 2004) CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
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2 milhões e 300 mil visitantes únicos 17 mil usuários cadastrados Rede Social da Fiat cujo principal objetivo era projetar um carro-conceito baseado nas sugestões dos interagentes. 11 mil idéias enviadas 2 milhões e 300 mil visitantes únicos 17 mil usuários cadastrados 14 mil comentários postados Processo de abertura na concepção do conhecimento. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
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* Nonaka e Takeuchi (1997) Plataforma Fiat Mio Condições Capacitadoras do Conhecimento* * Nonaka e Takeuchi (1997) CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
Revisão dos fluxos comunicacionais processos mais abertos, valorização dos ativos humanos. Gestão do Conhecimento necessita refletir a complexidade para agregar valor às organizações e marcas. Modelo de Nonaka e Takeuchi (1997) é válido para ambientes virtuais, sobretudo por centrar-se nos sujeitos interagentes. Ruptura da Fiat leitura de cenário posicionamento valorizou sua principal característica, a inovação. Modelo replicável, desde que mantenha o zelo pelos relacionamentos organizacionais e pelo aproveitamento do que a marca já construiu. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16
Necessidade de fugir do estigma técnico e operacional da profissão. Valorização dos ativos humanos pode agregar valor, gerando conhecimento e expertise organizacional. Gestão do Conhecimento em espaços virtuais campo para relações públicas. Necessidade de fugir do estigma técnico e operacional da profissão. Buscar significações em outras ciências como antropologia, sociologia, psicologia, etc. CIRS Conferência Internacional Sobre Redes Sociais 16