Sociedade da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
V ADIRC NOVAS GERAÇÕES NA COMUNIDADE E EM ROTARY
Advertisements

Cultura e contracultura
Informação Velocidade Volume Tecnologia Conhecimento.
Marketing Digital e e-Business – Prof. Vorlei
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet
Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
O futuro da publicidade no jornal
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
Aula 6: Redes Sociais - (Facebook)
Aula 7: Portais de Noticias
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
{arlei, undersun, galvao,
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
Tecnologia e Gestão da Informação
Análise de Sistemas Contábeis
Bill Sams Obisam1 Canettie Executive in Residence College of Business 8/16/10Bill Sams Liderando Mudança HumanAvatar.
Sistemas de Informação Gerenciais
Influências Socioculturais
Katylin Nicoli 2PPN Vírus no ciberespaço.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
A Revolução das Mídias Sociais
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais Novos espaços,novos desafios..
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Stefanini Mobile Development Center
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Sistemas Operacionais
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Quem Somos Um grupo empresarial focado
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Analisador Léxico Prof. Alexandre Monteiro
1° Exercício Escolar – AP1 Aula de Revisão
EMPREENDEDORISMO PROFa. ZÉLIA HALICKI
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Introdução à Informática Hardware Software Microinformática
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
FILHOS “GERAÇÕES” DO MUNDO SÃO ELES EM BUSCA DE PAZ.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Sistemas de Informação Gerenciais
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
1 Características do Projeto Web Prof. Alexandre Monteiro Recife.
Hibernate Mapeamento Objeto-Relacional Aula Prática I
o mais bem sucedido start up de web 2.0 do mercado brasileiro.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
1 Trabalho Extra SIG Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Mundo digital…. Alguns caminhos que estão ocorrendo…  A geração net, como empregados ou gestores, buscam o trabalho colaborativo, havendo o calapso da.
GERAÇÕES PROFª MS. MARCIA ZAMPIER
Redes Sociais.
Set Experimental ® apresenta #microfugas project “RELAÇÕES VIRTUAIS NÃO DIMINUEM A SOLIDÃO”. “ AS REDES SOCIAS PERMINTEM NOSSO DESEJO HUMANO POR COMPAHIA.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES
Set Experimental ® apresenta #microfugas project “RELAÇÕES VIRTUAIS NÃO DIMINUEM A SOLIDÃO”. “ AS REDES SOCIAS PERMINTEM NOSSO DESEJO HUMANO POR COMPAHIA.
DEFINIÇÃO DE GERAÇÃO “A definição de quando começa uma geração é inteiramente arbitrária”. (SOUZA, 2011) Antropologia: geração é um grupo de indivíduos.
Origens e bases do mundo global.
1 Governança de TI Exemplos de Modelos Melhores Práticas Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
World Wide Web Rede Mundial de Computadores Tudo começa com a...
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Sociedade na Era da Informação
Transcrição da apresentação:

Sociedade da Informação Prof. Alexandre Monteiro Recife

Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Apelido: Alexandre Cordel E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.com Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbv Celular: (81) 9801-1878

Roteiro Sociedade da Informação Comportamento Digital influenciando o trabalho Direito Digital Segurança da Informação

Sociedade da Informação Vivemos, nos últimos anos, grandes mudanças sócio-comportamentais. Uso do celular; IPad; IPhone; Internet; Games; Consoles; GPS; Google Maps;

Sociedade da Informação Indivíduos com estruturas sócio-culturais baseadas em conceitos diferentes. Co-existem basicamente 4 gerações nessa Era da Informação. Veteranos (nascidos entre 1922 e 1945) Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) Geração Y (nascidos a partir de 1980)

Sociedade da Informação Os principais especialistas neste tema são os norte-americanos William Strauss e Neil Howe, com mais de sete livros publicados desde 1991.

Sociedade da Informação Veteranos (nascidos entre 1922 e 1945) As pessoas com mais de 65 anos; Nasceram na primeira metade do século passado; Viveram a II Guerra Mundial; São caracterizados como pessoas disciplinadas e obedientes, que respeitam as hierarquias. Em termos de trabalho, são (ou foram) leais às organizações por muitos anos, demonstrando compromisso e longo vínculo. Atualmente, boa parte dos Veteranos já está fora do mercado de trabalho.

Sociedade da Informação Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) As pessoas entre 50 e 65 anos; A origem da palavra é relativa ao crescimento da natalidade, ou seja, o “boom” de bebês no pós-guerra, sobretudo, nos Estados Unidos, quando os soldados retornavam à pátria; São os que viveram os movimentos estudantis; Beatles; As ditaduras na América Latina; Luta contra poderes tiranos;

Sociedade da Informação Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) A Guerra do Vietnã; O movimento hippie; A Tropicália no Brasil; Viram a chegada do homem à Lua em 1969; São workaholics e valorizam títulos, status e crescimento profissional. Pode-se dizer que são os responsáveis pelo estilo de vida baseado no consumismo, em conquistas materiais ou que representam algum tipo de poder (intelectual, por exemplo).

Sociedade da Informação Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) As pessoas entre 31 e 49 anos; Podem ser considerados céticos com relação à política, como decorrência da repressão que viveram e da frustração da geração anterior; Gostam de alguma informalidade no trabalho, porém são mais desprovidos (materialmente) que os Baby Boomers;

Sociedade da Informação Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) Visam melhor qualidade de vida e um maior equilíbrio. Apreciam as atividades esportivas, os aspectos de saúde, de lazer. Estas pessoas não cogitam permanecer por 20 ou 30 anos em uma mesma organização. Considera a carreia pessoal. São menos Patrinomialista. Colonizador Digital.

Sociedade da Informação Geração Y (nascidos a partir de 1980) As pessoas com 30 anos de idade ou menos; composta pelos “jovens online”, os amantes da tecnologia, da Internet, dos celulares; São multitarefa (conseguem desempenhar várias atividades simultaneamente); Têm elevada preocupação com o meio ambiente, com a diversidade e causas sociais, engajando-se em trabalhos voluntários e ONGs; (ISO 26000) Nativo Digital

Sociedade da Informação Geração Y (nascidos a partir de 1980) Preocupados com a sustentabilidade Encontro SWU – Start With You = Começa com você ISO 26000 Possuem responsabilidade ambiental Exigem Selo Verde ISO 14000 Embora dedicados ao trabalho, estão mais preocupados com suas vidas pessoais que as outras gerações. São imediatistas e informais em suas relações interpessoais; Tratam pais e superiores no ambiente de trabalho (por “você” e “tu”), o que por vezes, faz com que aparentem ser arrogantes.

Sociedade da Informação Geração Z (nascidos a partir de 2000) As pessoas com 10 anos de idade ou menos; A geração hiper-conectada; Nasceu com um “mouse” na mão e um olho na tela do computador; Possui celular enquanto criança; Perfis na web, antes mesmo de nascer; Também é Nativo Digital; Profissionalmente está em formação.

Sociedade da Informação Dados Interessantes: 25% da crianças já nascem com perfis na web antes de nascer; 7% dos recém-nascidos já têm contas de e-mail 23% das primeiras fotografias dos pequenos publicadas na rede são seus primeiros ultrasons; 80% delas aos 2 anos já contam com um “rastro digital” deixado pela web. 70% dos pais reconhecem que publicam fotos de seus filhos online para as compartilhar com amigos e familiares. no exato instante em que nasce, uma criança já tem em média 6 meses de “vida online” em sites como o Facebook ou Twitter. *Pesquisa realizada pela empresa de segurança AVG, feita no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, EUA, Canadá e Austrália Fonte:http://tecnoblog.net/43297/25-dos-bebes-tem-perfis-na-web-antes-de-nascerem/

Grupos Sociais Digitais

Exemplo de Nativo Digital

Usuários da Informação

Comportamento Digital Tecnologia mudando comportamento: Celular (informação através do BINA); Skype substitui telefone fixo; (R$ 0,00 - Brasil/EUA) Chats torna-se meios de relacionamentos virtuais; E-mail subtitui carta; (documento de valor legal) Exposição da vida pessoal; (facebook, twiter, blogs) Todos somos potenciais artistas (youtube) Albúm de fotos digital; (diminui revelação) Google responde a tudo; (Adeus Barsa e Mirador) Ambientes Colaborativos; (todos somos escritores) Cartão de Crédito, Internet e Mobile Banking (sem filas e sem dinheiro de papel)

Comportamento Digital http://fantasticomundodacomp.blogspot.com/

Comportamento Digital Tecnologia mudando comportamento: Games tornam-se profissão (jogar a trabalho) Castigo no quarto com notebook, celular ou IPad. (janela pro mundo) Home Office (trabalhar em casa e à distância) Conferências (sala de casa) Tempo Real (notícias, cirurgia, comunicação) Face to Face (proibido mentir) Musica Digital (fim do CDs) Som com pendrive (Cases de CDs no lixo)

Comportamento Digital http://www.sudobash.com.br/cat/tirinhas/

Comportamento Digital http://www.sudobash.com.br/cat/tirinhas/

Referências PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999 THE RESULTS-DRIVEN MANAGER. Taking control of time. Boston: Harvard Business Scholl Press, 2005. ZEISS, Tony. Get'em while they're hot. Nashville: Thomas Nelson Inc, 2005. Rosenfeld, Louis; Morville, Peter: Information Architecture. KINNI, Theodore; KINNI, Donna. No substitute for victory. Upper Saddle River: Pearson Education, 2005. LESSER; ZBA. Zen of business administration. Novato: New World Library, 2005. www.pppadvogados.com.br (Patrícia Peck Pinheiro)