Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015 QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER: PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO E CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NA USF DE SÃO CRISTOVÃO, REDONDA, MORRO PINTADO E SÃO JOSÉ EM AREIA BRANCA- RN. Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015

Introdução A importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo uterino Caracterização do município População: 25.315 habitantes Maioria da população é da área rural. Produção de sal 42km de litoral

Introdução Estrutura física: A ação programática: Ausência de UBS em Morro Pintado e São José. Dificuldade na manutenção da estrutura física. A ação programática: Falta de registro, dificuldade para entrega dos exames, ausência de atribuição do papel dos integrantes da equipe e de monitoramento das usuárias.

Objetivo geral Melhorar o programa de detecção precoce de câncer de colo do útero e controle do câncer de mama na USF 2 do Município de Areia Branca/RN.

Objetivos específicos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia;  Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres atendidas na UBS;  Melhorar registros das informações; Acompanhar e rastrear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Apesar de não se solicitado no material da UFPEL, nas apresentações de Natal vários especializandos colocaram.

Metodologia Ações: Capacitação dos profissionais de saúde da UBS sobre o protocolo da prevenção dos cânceres de útero e de mama Cadastramento de todas as mulheres da área adstrita no programa Realização das atividades educativas Atendimento Clínico das mulheres e preenchimento das fichas Capacitação dos ACS para realização de busca ativas das mulheres com pendências Busca ativa das mulheres com pendências e faltosas Monitoramento da intervenção Trabalho conjunto com a secretaria de saúde Confecção e distribuição de panfletos

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 90% Precisa colocar os gráficos dessa forma Figura 1: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 90% Figura 2: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Meta: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino Acho que com os percentuais no gráfico pode tirar o marcado em vermelho Resultado: 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia Meta: Buscar 100% das mulheres que tiveram exame citopatológico alterado. Acho que com os percentuais no gráfico pode tirar o marcado em vermelho Figura 3:Gráfico indicativo da proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer resultado em Areia Branca, RN, 2014.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia Meta: Buscar 100% das mulheres que tiveram exame mamográfico alterado. Acho que com os percentuais no gráfico pode tirar o marcado em vermelho Figura 3:Gráfico indicativo da proporção de mulheres com exame mamográfico alterado que não retornaram para conhecer resultado em Areia Branca, RN, 2014.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia - Meta: : Identificar e realizar busca ativa em 100% das mulheres com exame citopatológico e/ou mamográfico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultado: 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar registros das informações Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde Resultado: 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Meta: Realizar avaliação de risco (ou pesquisar sinais de alerta para identificação de câncer de colo de útero e de mama) em 100% das mulheres nas faixas etárias-alvo Acho que com os percentuais no gráfico pode tirar o marcado em vermelho Resultado: 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e mama. Acho que com os percentuais no gráfico pode tirar o marcado em vermelho Resultado: 100%

Resultados Dificuldade para alcançar metas Pontos positivos Estrutura física Deslocamento dos usuários e da equipe Pontos positivos Definição da atribuição dos membros da equipe Grande de exames preventivos e mamográficos em dia e sem registro específico na unidade. Bom trabalho da enfermeira e do Médico do PROVAB em anos anteriores. Melhoria da qualidade das amostras

Discussão Melhorias à equipe, ao serviço e à comunidade Incorporação à rotina Trabalho conjunto

Reflexão Crítica Expectativas iniciais Prática profissional Aprendizados

Fotos

Referências Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer [Internet]. Estimativas 2008: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2007. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estimativa_incidencia_cancer_2008.pdf>. Centers for Disease Control and Prevention. Cervical cancer statistics. Atlanta: CDC; 2010. Disponível em: <http://www.cdc.gov/cancer/cervical/statistics>. Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço [Internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2008. 628 p. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/enfermagem/index.asp INCA. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: Incidência de câncer no Brasil [Online]. Rio de Janeiro: INCA, 2011. Disponível em:<http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/estimativa20122111.pdf>. Acesso em: 10/06/2014. INCA. Instituto Nacional de Câncer. Controle do câncer de mama: documento de consenso [Online]. Brasília: INCA, 2004.