AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Advertisements

Categorias da Narrativa
Categorias da Narrativa
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Características da Narrativa
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Professora Francisca Barros
Elementos da narrativa
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Categorias da Narrativa
CATEGORIAS DA NARRATIVA
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Teatro épico “Felizmente Há Luar!”.
Categorias da Narrativa Sistematização
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
TEATRO.
QUE TAL DESCOBRIR COMO CONSTRUIR UM CONTO?
A Linguagem E seus termos.
Ensino Fundamental, 8º Ano
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
TEATRO ÉPICO E POLÍTICO
Categorias da Narrativa Trabalho realizado por: Irina Marques nº4.
Comunicação literária A Literatura é uma forma particular de comunicação tão antiga como o homem. emissor (autor) recetor (leitor) mensagem (a obra literária),
Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,
A linguagem do teatro Professor Marcel Matias. Tudo começou aqui: Detalhe da pintura Escola de Atenas ( ), de Rafael Sanzio, exposta no Palácio.
O Texto Dramático A Representação Teatral
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
A Banda Desenhada Susana Silva.
A estruturação do parágrafo
Mediação e Linguagem 2016 PCNPs Responsáveis: Cristiane Nunes Márcia Battistini Marise Lotto Patrícia Augusto.
Vamos estudar banda desenhada!
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
TEXTOS DA TRADIÇÃO POPULAR
Análise global / Recapitulação
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
PARÁBOLA.
CONTO E CRÔNICA.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Análise global / Recapitulação
GÊNERO ENTREVISTA.
#portuguêsélindo #portnaveia
Texto narrativo.
Auto da Barca do Inferno: estrutura externa e interna
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Conto Berenice De Edgar Allan Poe.
A NARRATIVA.
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Profª Jhéssica N. R de Araújo
Tipos de texto Banda Desenhada.
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Frei Luís de Sousa Estruturas externa e interna
OS PROFISSIONAIS DO TEATRO
O TEXTO DRAMÁTICO Destina-se fundamentalmente a ser representado
Linguagem e Comunicação
Pronomes anotações.
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
As principais características que tornam a BD atrativa são a qualidade dos desenhos, a utilização da cor e a clareza do texto. Tintin, personagem de Hergé.
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO. NORMALMENTE NÃO TEM NARRADOR E NELE PREDOMINA O DISCURSO NA SEGUNDA PESSOA (TU/VÓS). ALÉM DESTE TIPO DE DISCURSO, O TEXTO DRAMÁTICO PRESSUPÕE O RECURSO À LINGUAGEM GESTUAL, À SONOPLASTIA E À LUMINOTÉCNICA.

FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO PODE SURGIR SOB A FORMA DE • TRAGÉDIA • COMÉDIA • DRAMA • TEATRO ÉPICO • TEATRO MODERNO

O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: 1 O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: 1. TEXTO PRINCIPAL - AS FALAS DOS ACTORES,          CONSTITUÍDAS POR • MONÓLOGO – UMA PERSONAGEM, FALANDO    CONSIGO MESMA, EXPÕE PERANTE O PÚBLICO    OS SEUS PENSAMENTOS E/OU SENTIMENTOS; • DIÁLOGO – FALAS ENTRE DUAS OU MAIS      PERSONAGENS; • APARTES – COMENTÁRIOS DE UMA    PERSONAGEM  PARA O PÚBLICO, PRESSUPONDO   QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO SEU    INTERLOCUTOR.

2. TEXTO SECUNDÁRIO (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.    É COMPOSTO POR: - PELA LISTAGEM INICIAL DAS PERSONAGENS; - PELAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA EXTERNA DA PEÇA (DIVISÃO EM ACTOS, CENAS OU QUADROS); - PELAS INDICAÇÕES SOBRE O CENÁRIO E GUARDA-ROUPA DAS PERSONAGENS; - PELAS INDICAÇÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM PALCO, AS ATITUDES QUE DEVEM TOMAR, OS GESTOS QUE DEVEM FAZER OU A ENTOAÇÃO DE VOZ COM QUE DEVEM PROFERIR AS PALAVRAS…

ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA    ESTRUTURA EXTERNA – O TEATRO TRADICIONAL E CLÁSSICO PRESSUPUNHA DIVISÕES EM : * ACTOS - CORRESPONDENTES À MUDANÇA DE    CENÁRIOS * CENAS - EQUIVALENTES À MUDANÇA DE     PERSONAGENS EM CENA ESTRUTURA INTERNA – UMA PEÇA DE TEATRO DIVIDE-SE EM: * EXPOSIÇÃO – APRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS E    DOS ANTECEDENTES DA ACÇÃO * CONFLITO – CONJUNTO DE PERIPÉCIAS QUE FAZEM A    ACÇÃO PROGREDIR * DESENLACE – DESFECHO DA ACÇÃO DRAMÁTICA

PERSONAGENS CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO: CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SUA CONCEPÇÃO: * PLANAS OU PERSONAGENS-TIPO – NÃO ALTERAM O SEU    COMPORTAMENTO AO LONGO DA ACÇÃO. REPRESENTAM   UM GRUPO SOCIAL, PROFISSIONAL OU PSICOLÓGICO * MODELADAS OU REDONDAS – EVOLUEM AO LONGO DA   ACÇÃO, AS SUAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS VÃO-SE   ALTERANDO E, POR ISSO MESMO, PODEM SURPREENDER   O ESPECTADOR. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO: * PROTAGONISTA OU PERSONAGEM PRINCIPAL * PERSONAGENS SECUNDÁRIAS * FIGURANTES

PERSONAGENS TIPOS DE CARACTERIZAÇÃO: * DIRECTA – A PARTIR DOS ELEMENTOS PRESENTES   NAS DIDASCÁLIAS, DA DESCRIÇÃO DE ASPECTOS    FÍSICOS E PSICOLÓGICOS, DAS PALAVRAS DE OUTRAS    PERSONAGENS, DAS PALAVRAS DA PERSONAGEM A    PROPÓSITO DE SI PRÓPRIA. * INDIRECTA – A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS,    ATITUDES E GESTOS QUE LEVAM O ESPECTADOR A   TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES SOBRE AS   CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.

ESPAÇO ESPAÇO – O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM. COEXISTEM NORMALMENTE DOIS TIPOS DE ESPAÇO: * ESPAÇO REPRESENTADO – CONSTITUÍDO PELOS     CENÁRIOS ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE     EQUIVALEM AO ESPAÇO FÍSICO QUE SE PRETENDE     RECRIAR EM PALCO * ESPAÇO ALUDIDO – CORRESPONDE ÀS     REFERÊNCIAS A OUTROS ESPAÇOS QUE NÃO O     REPRESENTADO.

TEMPO   * TEMPO DA REPRESENTAÇÃO – DURAÇÃO DO     CONFLITO EM PALCO * TEMPO DA ACÇÃO OU DA HISTÓRIA – O(S) ANO(S) OU    A ÉPOCA EM QUE SE DESENROLA O CONFLITO     DRAMÁTICO * TEMPO DA ESCRITA OU DA PRODUÇÃO DA OBRA –      ALTURA EM QUE O AUTOR CONCEBEU A PEÇA

INTENÇÕES DO AUTOR QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO * MORALIZADORA - DISTINGUIR O BEM DO MAL, PARA   MOSTRAR QUE O BEM VENCE SEMPRE * LÚDICA OU DE EVASÃO - DE ENTRETENIMENTO, DE    DIVERSÃO, DE RISO * CRÍTICA EM RELAÇÃO À SOCIEDADE DO SEU TEMPO * DIDÁCTICA - TRANSMITIR UM ENSINAMENTO