Isabela Alves de Godoy Carlos C. Alberts Juliana de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cnidários ou Celenterados
Advertisements

Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
CNIDÁRIOS.
Ciências 2º ano Profª Juliana
Mecanismo de busca semântica de áudio Anderson Dorow Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Aquáticos (dulcícolas e marinhos). Presença de tentáculos com células urticantes. 1 o grupo animal a apresentar um sistema digestório (enterozoários).
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos;
Filo Cnidaria Introdução - celenterados - primeiros eumetazoários -animais diblásticos (ectoderme e endoderme) -ambientes aquáticos -simetria radial (maioria)
Aluno: Alfredo Carlos Janke Filho Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Revisão Animais e Plantas. Responda às questões 1.Caracterize os organismos dos filos abaixo (3 características) Porifera Platyhelminthes Annelida Equinodermos.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Os peixes
  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.
Poríferos e Cnidários 7º ano
Fig.1. Pontos de amostragem no bioma Pampa
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Sistemática Filogenética...
Autores: Carlos Alberto Filippelli Simone Costa Pfeiffer
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Aulas Multimídias Professor Victor.
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
Equinodermos Classes de equinodermos Importância dos equinodermos
CINEMETRIA.
Cnidários.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Nome do Aluno Nome do Orientador Instituição
Processos de Design de IHC
EFEITO DA PRÁTICA DE PILATES SOLO NO PADRÃO DE MOVIMENTO RESPIRATÓRIO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
AGLOMERANTES PROF. TALLES MELLO.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS Tópicos em Biologia Integrantes: -Paloma Capato -Sérgio Augusto -Milton Costa Profª Cristina de Oliveira Maia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CNIDÁRIOS.
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS.
-Adicionar o título completo do trabalho-
De acordo com o documentário apresentado em aula pelo professor Marcos Sorrentino, foi feita a proposta de montar um modelo de plantio para aplicar as.
Animais Invertebrados Equinodermos
Professor : Neilton Satel
Briseidy Soares Zoologia II Taxonomia e Sistemática.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
INTRODUÇÃO AO REINO ANIMAL FILOS: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Taxonomia e Sistemática
Invertebrados Cnidários
Reino Animal Invertebrados.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Autores: FECAP - São Paulo – SP Data XXXX
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Seleção de Parceiros em Sistemas Par-a-Par de Vídeo sob Demanda
O que você deve saber sobre
SERES VIVOS.
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Filo Porifera (Poríferos)
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Reino Animal.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
Filo Cnidaria – Cnidários (Celenterados) Características Gerais: Do grego: Knide = urtiga, koilos = oco, Enteron – intestino; Novidades evolutivas: cavidade.
Transcrição da apresentação:

Isabela Alves de Godoy Carlos C. Alberts Juliana de Oliveira ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CAPTURA DE PRESAS EM CNIDARIA PARA RECONSTRUÇÕES FILOGENÉTICAS Isabela Alves de Godoy Carlos C. Alberts Juliana de Oliveira Sérgio N. Stampar

Filo Cnidaria São exclusivamente aquáticos, presentes em todos os oceanos; Divididos em dois grandes grupos relacionados, principalmente, com o ciclo de vida: Anthozoaria: plânula pólipo plânula Medusozoa: plânula pólipo medusa plânula Fonte: Banco de Imagens de Biologia Marinha – Cebimar (USP)

Favorece captura de alimentos localizados próximos a ele!! Filo Cnidaria São predadores, necessitam de processos ativos para a captura das presas; Estrutura de extrema importância Tentáculos: Presente em quase todos indivíduos em estágio bentônico (pólipo); Normalmente circundando a boca, relacionado a captura de alimentos; Métodos empregados para a captura das presas ainda não conhecidos; Sua motilidade é extremamente importante; Captura a partir de comportamento de distensão e retração; Movimentos em função de estímulos reconhecidos no ambiente. Fonte: Actiniaria.com Favorece captura de alimentos localizados próximos a ele!! Movimentos tentaculares Deslocamento da água

Relevância Cnidários detêm papel crucial na manutenção dos ecossistemas onde estão inseridos; O filo formado por grupo de animais altamente diversificados; Diversas propostas filogenéticas para o filo, porém nenhuma aborda caracteres comportamentais nas reconstruções; O estudo do comportamento dos animais no momento da disponibilidade de alimentos é uma ferramenta muito importante; Comportamento alimentar pode estar intimamente relacionado a história evolutiva;

Objetivos Observar o comportamento alimentar de espécies do filo Cnidaria; Testar sua capacidade de auxílio em reconstruções filogenéticas. Sequenciar momentos de captura Reconhecer métodos de captura Experimentar se o comportamento alimentar apresenta sinal filogenético!! Identificar características exclusivas

Materiais e Métodos Materiais: Tabela 1. Espécies do filo Cnidaria que estão sendo utilizadas no estudo.

Materiais e Métodos 2. Experimento: 3 espécimes/espécie mantidos em aquários ou potes de cultivo; Início  período de jejum geral de 48 horas; Após, individualizados e a cada 24 horas foram oferecidos náuplios de Artemia sp; Processo de oferecimento filmado por 10 minutos com câmera de captura de imagens em alta velocidade; Observações repetidas dez vezes (dez dias distintos) para cada espécie. Fonte: Artemiaworld. com

Materiais e Métodos 3. Análise dos Resultados: Análise individual dos vídeos; Observação de padrões de captura; Definição de categorias comportamentais; Softwares: Ethokit Logger e Ethoseq; Transformação dos arquivos em matrizes de dados. Materiais e Métodos

Materiais e Métodos 4. Análise Filogenética: Busca por sinal filogenético no comportamento alimentar; Método: Análise Heurística; Programa: Winclada; Construção de árvore filogenética indicando relações evolutivas a partir do comportamento alimentar. Materiais e Métodos

Resultados Métodos de captura e padrões para a motilidade: Quando em alimentação, tentáculos em movimento de completa extensão; Captura ocorre por meio de tentáculos que margeiam a boca do pólipo; Presa estimula o disparo de cnidas distribuídas na superfície corporal; Dois principais padrões de captura no comportamento alimentar: Tentáculos envolvem a presa e a levam inteira em direção à boca; Boca e cone oral se distendem em direção à presa e a capturam; Possível em função da presença de nematocistos e de células sensoriais responsáveis pela detecção de presas próximas!!

Resultados 2. Sequenciamento e comparação da captura de presas: Tabela 2. Duração do comportamento alimentar durante a filmagem e média de presas capturadas/ingeridas.

Resultados 3. Especificidades do comportamento de captura de presas: Alatina alata: Distensão da boca e do cone oral; Anthopleura sp.: União de tentáculos para levar presas até a boca;

Resultados 3. Especificidades do comportamento de captura de presas: Carijoa riisei: Movimento semelhante a fechamento (um ou todos os tentáculos ao mesmo tempo); Protopalythoa variabilis: Captura por meio da contração total/parcial da cavidade pré-oral; Ceriantheomorphe brasiliensis: Captura por meio de enrolamento do tentáculo ao redor da presa;

Resultados 4. Reconstrução filogenética a partir do comportamento alimentar: Figura 1. Reconstrução filogenética gerada para os materiais utilizados baseada no comportamento alimentar.

Conclusão Os dados gerados parecem concordar em grande parte com a literatura atual existente para o filo; A metodologia testada, dentro das possibilidades, parece ter tido grande sucesso em representar as relações de parentesco dentro desse grupo de animais; Os dados comportamentais podem vir a ser ferramentas úteis para recuperar cenários evolutivos e assim, auxiliar em reconstruções filogenéticas mais fundamentadas para o filo Cnidaria.

Isabela Alves de Godoy isaalvesgodoy29@gmail.com Muito obrigada!! Isabela Alves de Godoy isaalvesgodoy29@gmail.com