Hugo Cecílio de Carvalho Ago-11
219 Veículos e 360 funcionários Distribuição de Gás e de Alimentos Tempo de atividade: 28 anos
Objetivo da Palestra Mostrar como se PRATICA uma logística eficiente para se ter uma excelência de serviço, garantindo assim lucratividade e fidelidade.
Atender a NECESSIDADE do Cliente MATÉRIA- PRIMA Revenda Pontos de Contato Distribuidor Motorista / Entregador: - Limpo - Barba feita - Uniforme / Crachá - Segurança - Agilidade - ATENDIMENTO NOTA 10
NÍVEL DE SERVIÇO Tempo de atendimento; Raio de atuação; Treinamento/ atendimento;
“Evolua, acompanhe o mercado e o seu cliente”. Logística Eficiente É preciso estar atento. A economia brasileira está em alta e o poder aquisitivo da população esta aumentando. OPORTUNIDADE A regra de ouro é: “Evolua, acompanhe o mercado e o seu cliente”. Hoje, a logística tem que ser muito eficiente, tem que atender fielmente os prazos e estar conectada com as novas tecnologias. Muita coisa mudou no transporte rodoviário de carga que hoje representa mais de 60% da matriz de transporte no país. A gestão de uma empresa de transporte não é mais como antigamente. Hoje, temos que buscar a profissionalização, ou seja, temos que ter uma análise constante dos custos, utilizar uma avançada tecnologia de informática e ter profissionais treinados e comprometidos com a empresa.
CUSTOS Produtividade x R$/P-13; Triciclo Pick-up Toco (Varejo) Capacidade (P-13) 7 14 160 Custos Totais (R$/mês) 4.000,00 6.000,00 10.000,00 Venda-dia (P-13/dia) 20 CUSTO (R$/P-13) 8,00 12,00 20,00 40 80 6,00 5,00
CUSTOS Vejamos os custos mais importantes de uma transportadora: 1º Combustível 25 a 38% (dependendo do local) 2º Pessoal + encargos 25 a 30% 3º Manutenção 12% 4º Pneus 7% Idade da Frota Gestão de Custos
CUSTOS (Boas Práticas) 1º Combustível: COMPRA centralizada Defletores de ar: 3% de economia de combustível Curso de direção econômica e prevenção de acidentes 2º Pessoal + Encargos: rigorosa seleção, exigida instrução, noções de mecânica, matemática, redação, além de ter ficha limpa. 3º Manutenção: oficina própria apenas para pequenos reparos, lanternagem, pintura em carretas, troca de assoalhos, pneus, lonas de freio, lavagem, lubrificação e parte elétrica. Os demais serviços: contrato de reparo e manutenção com oficinas autorizadas de fábrica, Mercedes, Volvo, Scania e Volkswagen.
CUSTOS (Boas Práticas) 4º Pneus: Parceria com uma distribuidora onde fazemos a compra conjunta de pneus das duas empresas, em quantidade grandes (+/- 100 pneus por vez) o que barateia o preço e celebramos parceria com uma recauchutadora (Juiz de Fora) onde fizemos toda recauchutagem e venda de carcaças, e em troca recebemos 2 funcionários em tempo integral para troca de pneus.
CUSTOS Entrega x Retira (Cif/Fob) Vantagens da Transportadora (Entrega): Escala Gestão de Custos Otimização da Frota Foco no Negócio (Especialização)
Tempo é Dinheiro (DENATRAN Jun-11) 67,5 Milhões de veículos Entrega Noturna (combinado com cliente e + de 1 motorista) + Eficiente (trânsito) e otimizamos o equipamento (dia e noite) Horários Veículo carregado no 1º Horário
Tempo é Dinheiro Caminhão parado Carga não separada Falta de vasilhame (retorno)
Parceria para recebimento da carga - Largura de Portão - Nivelamento e calçamento no pátio - Plataformas de carga e descarga - Separação da mercadoria (Envasados) - Horário - Documentação de retorno Meta: Entrega eficiente e satisfação do cliente Lucratividade e Fidelidade.
BOAS PRÁTICAS Padronização da frota: duas ou três marcas principais dependendo do segmento (leve, médio, pesado e super-pesado) Rastreamento (GPS); Comunicação (Celular/rádio);
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