Dengue Como prevenir ?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dengue.
Advertisements

Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
DENGUE.
Dengue Profª: Vanise Parente.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Dengue.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
DENGUE.
Vamos Falar sobre… SIDA.
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Prof. Vasco Acesse: vascobio.blogspot.com.br
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
Vigilância Epidemiológica
1.
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Água e Saúde.
Agente Voltaire Merques Fernandes
Dengue.
DENGUE Carolina Romero.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
DENGUE UNIDADE DE PEDIATRIA - HRAS ENFERMARIA - DIP
E. E. E. Médio Belizário de Oliveira Carpes Orientadora: Eliane Bertol DENGUE Campina Redonda - Espumoso 2015 Autores: Daiane, Ester, Leonardo.
Cólera.
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Vigilância Epidemiológica
REVISÃO ENEM 2015.
Aedes: criadouros e soluções
Febre Amarela Caio Capelasso Danilo Costa Penélope Aquino Neto Ricardo Henry Samuel Holder Vanessa Monte.
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue, zika e chikungunya
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância à Saúde.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

Dengue Como prevenir ?

O Mosquito

Combate A prevenção é a única arma contra a doença,é preciso combatê-la através de medidas extremamente importantes,tais como: retirar água de vasos de plantas,pneus e piscinas.

Causadores da doença A dengue é causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. É transmitida pela picada de mosquitos, mais frequentemente pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em regiões tropicais e subtropicais. Essas regiões incluem: Arquipélago da Indonésia ao nordeste da Austrália América Central e do Sul Sudeste da Ásia África subsaariana

Diagnóstico O diagnóstico é feito clinicamente e por meio de exames laboratoriais. As pessoas em áreas endêmicas que têm sintomas como febre alta devem consultar um médico para fazer análises sendo que o diagnóstico normalmente é feito por isolamento viral através de inoculação de soro sanguíneo (IVIS) em culturas celulares ou por sorologiaesse procedimento é essencial para saber se o paciente é portador do vírus da dengue. A definição da Organização Mundial de Saúde de febre hemorrágica de dengue tem sido usada desde 1975. Todos os quatro critérios devem ser preenchidos:[16] Febre Tendência hemorrágica (teste de torniquete positivo, contusões espontâneas, sangramento da mucosa, vômito de sangue ou diarreia sanguinolenta) Trombocitopenia (<100.000 plaquetas por mm³) Evidência de vazamento plasmático (hematócrito mais de 20% maior do que o esperado ou queda no hematócrio de 20% ou mais da linha de base após fluido IV, derrame pleural, ascite, hipoproteinemia).

Imunologia Quando uma pessoa é infectada por um dos 4 sorotipos virais, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado. Se voltar a ter dengue, dessa vez um dos outros 3 tipos do vírus, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, mas não é obrigatório que aconteça. A classificação 1, 2, 3 ou 4 não tem qualquer relação com a gravidade da doença, diz respeito à ordem da descoberta dos vírus. Cerca de 90% dos casos de dengue hemorrágica ocorrem em pessoas anteriormente infectadas por um dos quatro tipos de vírus.[c

Tratamento Não há um tratamento específico para a dengue. Você vai precisar tomar líquidos caso tenha sinais dedesidratação. O paracetamol é usado para tratar a febre alta. Evite tomar ácido acetil salicílico.

Exames Os testes que podem ser realizados para diagnosticar esta doença incluem: Teste para determinar o título de anticorpos e o tipo de vírus da dengue Hemograma completo Exames sorológicos para identificar anticorpos de vírus da dengue

Dicas importantes     - Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.  - Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas  - Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.  - Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.  - Manter as calhas limpas e desentupidas  - Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.   

O Cuidado é necessário