Gestão do Conhecimento Por que Gestão do Conhecimento agora? Jerônimo Lima jeronimo@mettodo.com.br
A TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES O conhecimento é um fato. O conhecimento tem caráter histórico. O conhecimento deve ser prático. O conhecimento deve ser socializado. Lógica Formal / Lógica Dialética Henri Lefebvre Ed. Civilização Brasileira, 1979
GESTÃO DO CONHECIMENTO AGORA? POR QUE GESTÃO DO CONHECIMENTO AGORA? O fim do impossível O fim da verdade/certeza O fim do bom senso O fim do pensamento sistêmico clássico O fim da epistheme, só há doxa (opinião) O fim da ontologia e o início da noologia-sem-logia O fim da covariância O fim do mundo cartesiano com leis imutáveis estáticas O fim da ciência e da aceitação das convenções científicas sem reflexão O fim do nada e a nova cosmologia
SINAIS DOS TEMPOS: A ERA DO CONHECIMENTO 1991: o PIB mundial de serviços supera o da indústria. A internet duplica a cada 17 dias. Google BR: 625.000 sites com conteúdo sobre Gestão do Conhecimento. Google: 84,5 milhões de sites com conteúdo sobre Knowledge Management. Google: 2,3 milhões de sites de glossário de Gestão do Conhecimento. Amazon: 5.306 títulos sobre Gestão do Conhecimento. Orkut BR: 15 comunidades sobre Gestão do Conhecimento, com mais de 8 mil participantes. Fonte: Internet - 30/03/2010
SINAIS DOS TEMPOS: A ERA DO CONHECIMENTO Google, Intel e Sony criam a Google TV, que permite ver TV e navegar na Internet simultaneamente. Todos os vídeos do YouTube poderão ser ouvidos e vistos no idioma que você quiser, on-line. Celulares 4G com Augmented Reality. Skype oferece acesso Wi-Fi gratuito no mundo neste final de semana. YouTube anuncia inserção de 24 horas de novos vídeos a cada minuto. Televisão com óculos 3D será lançada para a Copa. UFRGS cria curso superior de Nanotecnologia para a convergência tecnológica. Fonte: Internet - 30/03/2010
Gestão do Conhecimento em Organizações Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto Ed. Saraiva, 2008 6
15% 85% CLASSIFICAÇÃO DOS ATIVOS DE UMA EMPRESA Capital Financeiro Capital Intelectual (o que assegura o futuro) 85% Capital Financeiro (o que se vê) 15%
X A TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES Herbert Simon (1978) Teoria da Racionalidade Limitada Dan Ariely (2008) Irracionalidade Previsível San Bruno, CA, EUA Fundação: 15/02/2006 (numa garagem) Fundadores: Chad Hurley (29), Designer Steve Chen (27), Matemático Vendido ao Google: 09/10/2006 Valor patrimonial: Insignificante Valor de mercado: US$ 1,65 bilhões Capital intelectual: Adobe Flash Player + CODEC
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A CARREIRA PROFISSIONAL META + HODOS (ALÉM DE) (CAMINHO)
A GESTÃO DO CONHECIMENTO? PARA QUE SERVE A GESTÃO DO CONHECIMENTO? INGÊNUO TRANSITIVO- CRÍTICO
OS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS FASE C(RISE) FASE B PONTO DE RUPTURA Paradigms Joel Barker Harper & Raw Publishing, 1993 FASE A ALAVANCAGEM DA COMPETÊNCIA COM NOVOS CONHECIMENTOS TEMPO
COMPORTAMENTO TÍPICO DE UM SISTEMA LINEAR Limite inferior de especificação superior de Média A curva normal exibe os resultados experienciados pela humanidade como uma das mais amplas generalizações da filosofia natural. Ela serve como guia nas pesquisas das ciências médicas, exatas e sociais. É uma ferramenta indispensável para análise e interpretação de dados obtidos pela observação e experimentação.
DE UM SISTEMA NÃO-LINEAR COMPORTAMENTO TÍPICO DE UM SISTEMA NÃO-LINEAR Caos: A criação de uma nova ciência James Gleick Ed. Campus, 1989
CONCEITO DE COMPETÊNCIA H Conhecimentos Atitudes Habilidades Querer fazer Saber fazer Saber O que sabemos, mas não necessariamente colocamos em prática. As características pessoais que nos levam a praticar ou não o que sabemos e conhecemos. O que praticamos, temos experiência e domínio sobre. Competências Gerenciais Robert E. Quinn et al. Ed. Campus, 2004
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS IDÉIA CONCEITO PROTÓTIPO PRODUTO PRODUÇÃO P&D ECONOMIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO USABILIDADE E VIABILIDADE ECONÔMICA? VANTAGEM COMPETITIVA NA NOVA ECONOMIA VELHA ECONOMIA Marketing Vendas Logística
O MUNDO É WIKI wiki wiki é uma expressão havaiana cujo significado é “rápido”. No mundo virtual, wiki é uma página viva da internet. Qualquer um tem a liberdade de editar ou modificar seu conteúdo. Wiki é um neologismo que designa uma nova forma de produção coletiva de bens e serviços pela colaboração espontânea de internautas. Exemplo: Wikipédia.
SCIENCE COMMONS CREATIVE COMMONS De: C 2007 SBGC. Todos os direitos reservados. Para: CC 2007 SBGC. Alguns direitos reservados. Science Commons e Creative Commons são ONG’s criadas nos EUA em 2001, dedicadas a expandir a quantidade de trabalho criativo para que as pessoas possam legalmente partilhar e criar trabalhos com base em outros. Fonte: www.sciencecommons.org www.creativecommons.org
C = f ( A (K? + H?) ) ATITUDE: O NOVO PARADIGMA DA COMPETÊNCIA Em outras palavras, “ser competente” significa ter uma “atitude voltada permanentemente para a busca e a utilização do conhecimento”.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ALVARENGA NETO, R.C.D. de. Gestão do conhecimento em organizações: Proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. BARKER. J.A. Paradigms: The business of discovering the future. New York: Harper & Raw Publishing, 1993. FRIEDMAN, T. L. O mundo é plano: Uma breve história do século XXI. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. KEEN, A. O culto do amador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. LEFEBVRE, H. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. NEVES, R. Tempo de pensar fora da caixa: A grande transformação das organizações rumo à economia do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2009. QUINN, R.E.; FAERMAN, S.E.;THOMPSON, M.P.; MCGRATH, M.R. Competências gerenciais. Rio de Janeiro: Campus, 2004. STEWART, T.A. A riqueza do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus: 1995. SIQUEIRA, E. 2015: como viveremos. São Paulo: Saraiva, 2005. TAPSCOTT. D; WILLIAMS, A.D. Wikinomics: Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2008. WEINBERGER, D. A nova desordem digital. Rio de Janeiro: Campus, 2007. WURMAN, R.S. Ansiedade de informação (I e II). São Paulo: Cultura, 1999 e 2005.