Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB Qualificação da investigação e controle dos cânceres de colo de útero e de mama na UBS Novo Horizonte, em Natal, RN   Maria Isabel Cunha Souza Orientadora: Lenise Patrocinio Pires Cecilio Natal/RN Janeiro/2015

Contextualização do Local Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste. área de 167,263 km² segunda capital brasileira com a menor área territorial sexta maior capital do país em densidade populacional População (2010) 803 739 habitantes sétimo município mais populoso do Nordeste - vigésimo do Brasil 25,4% da população estadual Não possui população rural.

Contextualização do Local Início da atuação na UBS de Novo Horizonte :26/05/14 Natal/RN - Bairro de Bom Pastor 6 microáreas - 876 famílias Distrito sanitário oeste de Natal . Estrutura física da UBS Novo Horizonte CINCO DISTRITOS NORTE II Oeste Sul Leste Nosso primeiro desfio!

Saúde da Mulher em Nossa UBS – Antes da intervenção Rastreio dos cânceres de colo de útero e mama; Problemas identificados 1 Rastreio Oportunístico 2 Falta de registros 3 Não possuímos grupos de mulheres Cronograma de atendimento à mulher

Objetivo Geral Melhorar a qualidade dos programas de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama na área de abrangência da ESF Novo Horizonte, em Natal, RN. Objetivos Específicos Ampliar a cobertura do programa; Melhorar a qualidade do atendimento; Melhorar a adesão das mulheres ao programa; Melhorar o registro das informações; Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; Promover a saúde das mulheres.

Metodologia Período da Realização da Intervenção: 08 de agosto a 06 de novembro de 2014. Capacitação da equipe; Acolhimento das usuárias Aperfeiçoamento dos registros , Cronograma de Atendimento à mulher; Monitoramento de adequabilidade das amostras e resultados; Busca ativa quando necessário

Logística Nossa Equipe e nossas Usuárias Capacitação Melhor acolhimento Melhorar cobertura Cronograma atendimento Exames de rastreio Registro e Monitoramento Prontuário, Ficha Espelho, Planilha Busca Ativa

Metas e Resultados Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 20%. 57 MULHERES 82 MULHERES 115 MULHERES

Metas e Resultados Meta 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 15%. 12 Mulheres 20 Mulheres 29 Mulheres

Metas e Resultados Meta 2.1. Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 2.2. Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 2.3.Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 2.4. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde.

Metas e Resultados Meta 3.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 57 mulheres 78 mulheres 107 mulheres

Metas e Resultados Meta 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 5.1. Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 Meta 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Metas e Resultados Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

Discussão Atendimento Específico, Humanitário e Individuado; Saúde da mulher na ESF Novo Horizonte – nova ótica; Atendimento Específico, Humanitário e Individuado; Melhoria dos Registros; A procura por parte das usuárias; O que estimamos x O que alcançamos O que fazer para obter melhores resultados;

Reflexão Crítica sobre o processo de aprendizagem Expectativas iniciais; O curso e a prática profissional ; Aprendizados mais relevantes;

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS: o Humaniza SUS na atenção básica. Brasília, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama: Caderno de Atenção Básica. Brasília, 2013. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Coordenação-Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2011. Situação do câncer no Brasil. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/situacao/>. Acesso em 2set. 2014.