Introdução a Engenharia de Software Profa. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Ciência da Computação – UFU Mestre em Ciência da Computação – UFU Bacharel em Ciência da Computação - UFJF
Um processo de engenharia de software pode ser caracterizado como um modelo que estabelece como sistematizar e controlar todas as atividades relacionadas à construção de software.
Sobre a disciplina Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Contato: cintia.oliveira@uniube.br Engenharia da Computação e Sistemas de Informação – Engenharia de Software Horário de aulas: Segundas-feiras: 19:00 as 20:40 Quartas-feiras: 21:00 as 22:40
Sobre a disciplina Objetivos da disciplina: Avaliação Processos de Desenvolvimento de Software; Qualidade de Software; Técnicas de Planejamento e Gerenciamento de Software; Engenharia de Requisitos; Métodos de Análise e de Projeto de Software; Verificação; Validação e Teste Avaliação A avaliação será composta de 2 provas teóricas individuais: 30 pts e 30 pts Um projeto de software: 20 pts Artigo resumido e apresentação: 15 pts Lista de Exercício: 5 pts A presença em sala de aula será cobrada através de “chamadas”. Alunos com mais de 25% de faltas serão automaticamente reprovados por falta, independente da nota final
Datas de Avaliação 1º Momento 2º Momento Seminário – 10/03 (15 pts) P1 – 09/04 (30 pts) Lista de Exercício (5 pts) 2º Momento Trabalho Final – 26/05 (20 pts) P2 – 07/06 (30 pts)
Programa da Disciplina Introdução à construção de modelos de software Processos de Desenvolvimento de software Modelagem de software usando paradigma estruturado Modelagem de software orientado a objetos com UML Diagramas da UML Qualidade de Software
Bibliografia Principal Complementar Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Blaha, M., Rumbaugh, J. Campus. 2006 UML Guia do Usuário. Booch, Grady; Jacobson, Ivar e Rumbaugh, James. Campus, 2006. UML 2 – Uma abordagem prática. Guedes, Gileanes, T.A. Novatec. 2009 Engenharia de Software. Ian Sommerville, Editora Pearson / Addison Wesley Complementar Engenharia de Software. Roger S. Pressman, Editora McGraw Hill Engenharia de Software. Shari Lawrence Pfleeger, Editora Pearson Brasil Engenharia de Software. James Peters & Witold Pedrycz, Editora Campus
Material da Disciplina www.cintiaoliveira.com.br Slides apresentados em sala de aula Importante: Os slides são guias de estudo apenas Os slides não substituem o estudo nos livros
Sobre o Projeto Feito em grupos de 3 a 4 alunos Modelagem de software com UML Implementação usando C++/Java/PHP/C# Cliente-servidor/Web Banco de dados relacional (MS-Access não!!!) Etapas a serem entregues de acordo com o andamento da disciplina Valor 20 pts Apresentação de 15 a 20 minutos
Avaliação do Projeto Consistência entre modelos Consistência entre modelos e implementação Corretude de modelos e implementação Completude de modelos e implementação Ou seja... A entrega de software inconsistente com os modelos não garantirá uma nota alta
Sugestão de projetos Gerenciador de Finanças Pessoal Gerenciador de Supermercados Gerenciador de Livrarias