1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
PLANO DE GESTÃO.
1ª Consocial Informações Gerais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Coordenadoria do Orçamento Participativo
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Secretaria de Desenvolvimento
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
220ª. Reunião Ordinária da CIB
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Orçamento Participativo Osasco
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Segurança com Cidadania: Participe dessa mudança!.
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ.
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Ministério da Cultura.
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
Processos de incidência política em moradia e habitat.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia

Publicação de Decretos Convocatórios 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL (1ª CNSA) Convocação - Decreto Presidencial - 14 de maio de 2009 (DOU de 15 de maio de 2009) 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL (1ª CESA BAHIA) Convocação - Decreto nº de 10 de julho de 2009 (DOE de 11 e 12 de julho de 2009)

1ª CESA BAHIA Lema Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente! Tema A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: Construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis

1ª CESA BAHIA - Eixos temáticos 1 ) Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; 2) Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; 3) Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

1ª CESA BAHIA - Objetivo Geral Definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial dos vários atores envolvidos com o tema.

1ª CESA BAHIA Realização Secretaria da Saúde (SESAB) Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) Coordenação Comissão Organizadora Estadual (COE)

1ª CESA BAHIA - Comissão Organizadora Estadual (COE) 03 (três) conselheiros do Conselho Estadual de Saúde; 03 (três) conselheiros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEPRAM); 03 (três) conselheiros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH); 03 (três) conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-BA); 01 (um) conselheiro do Conselho Estadual de Educação; 01 (um) conselheiro do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; 01 (um) representante da Casa Civil; 01 (um) representante da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI); 01 (um) representante da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR); 01 (um) representante da Secretaria de Relação Institucionais (SERIN); 01 (um) representante da Secretaria de Planejamento (SEPLAN); 01 (um) representante da Secretaria de Saúde (SESAB); 01 (um) representante da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA); 01 (um) representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). 01 (um) representante das Centrais Sindicais.

SUBCOMISSÕES A Comissão Organizadora Estadual (COE) organizará a 1a CESA Bahia em conjunto com as seguintes Subcomissões: Subcomissão Executiva Subcomissão Metodologia Subcomissão de Articulação e Mobilização Subcomissão Temática, de Sistematização e Relatoria 1ª CESA BAHIA Secretaria Executiva

1ª CESA BAHIA – 1ª CESA BAHIA – Etapas Etapa Municipal ou Intermunicipal Até 30 de agosto de 2009 Plenárias Territoriais Até 30 de setembro de 2009 Plenária Estadual 19 a 21 de outubro de 2009

1ª CESA BAHIA 1ª CESA BAHIA - Participantes - A 1ª CESA BAHIA será composta por participantes. - Os delegados terão 90% das vagas, sendo reservadas 10% para os convidados e observadores.

1ª CESA BAHIA 1ª CESA BAHIA – Eleição de Delegados - Os municípios poderão realizar a sua Conferência municipal, devendo encaminhar os seus delegados para as Plenárias Territoriais. - Os delegados que participarão da Plenária Estadual serão eleitos dentre os participantes das Plenárias Territoriais e os que participarão da Etapa Nacional serão eleitos dentre os participantes da Plenária Estadual.

1ª CESA BAHIA - Representatividade A representação dos diversos segmentos da sociedade na 1ª CESA BAHIA, em todas as suas etapas, deve ter a seguinte composição e proporcionalidade: I - Movimentos Sociais da cidade, do campo e da floresta (30%); II - Trabalhadores formais e informais – associações, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores, centrais sindicais (14%); III - Setor Empresarial - sindicatos, federações e confederações de empresários (9%); IV - Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa (8%); V - Organizações Não Governamentais (9%); VI - Poder Público Federal (6%); Estadual (9%) e Municipal (15%).

Conferências Municipais ou Intermunicipais - Para a realização de cada Conferência Municipal ou Intermunicipal, deverá ser constituída uma Comissão Organizadora com a participação de representantes dos diversos segmentos. - O(s) Executivo(s) Municipal(is) envolvido(s) têm a prerrogativa de convocar as Conferências Municipal ou Intermunicipal mediante ato publicado em meio de divulgação oficial e veículos de ampla divulgação, explicitando na divulgação do evento, a sua condição de "Etapa Municipal ou Intermunicipal da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental", até o dia 30 de julho de 2009.

1ª CNSA - Informações relevantes da Etapa Nacional - 47 delegados do Estado da Bahia irão para a 1ª CNSA - Cada Estado deverá levar para a 1ª CNSA: * 6 propostas de diretrizes para a formulação da política de Saúde Ambiental * 12 prioridades programáticas

Muito obrigada! (71) /5772