e-mail: enerdb@gmail.com Defesa de trabalho de mestrado entitulado Arquiteturas de instrumentação e controle para um protótipo de robô aéreo baseado em um helimodelo Ener Diniz Beckmann, e-mail: enerdb@gmail.com Laboratório de Robótica e automação (LARA) Departamento de Engenharia Elétrica (UnB) Faculdade de Tecnologia UnB 1 1
Contextualização Aplicações de UAV’s Sensoreamento remoto Transporte Operações militares de alto risco Busca e resgate
O Helicóptero Vantages Desvantagens Pouca autonomia Pequena carga útil Dinâmica instável e acoplamento entre os modos Vantages Vôo pairado Agilidade e manobrabilidade VTOL
O Helicóptero Atuadores Forças Acelerador Coletivo principal Cíclico lateral Cíclico longitudinal Coletivo de cauda. Forças Empuxo Gravidade Perturbações aerodinâmicas
Avanços anteriores
Objetivos Adaptar o sistema mecânico e de acionamento; Instrumentar o protótipo; Desenvolver o software de controle prevendo operação em tempo real; Propor uma arquitetura de controle para os primeiros testes de vôo;
Instrumentação Raptor 90 SE Dimensões: 1410 x 190 x 476mm Diâmetro do rotor: 1605mm Massa sem instrumentação: 4,9kg Capacidade total estimada: 14kg
Instrumentação
Sensores IMU - IMU300CC crossbow Receptor GPS SuperstarII - novatel
Sensores Altímetro barométrico HPA200 - Honeywell LV-MaxSonar - Maxbotix
Magnetômetro de três eixos
Sensor de velocidade do rotor
Placa controlador norte
Placa controlador sul
Placa de medição de nível de bateria
Placa PC104 Processador AMD Geode 500MHz 256Mb RAM 4 portas seriais Alimentação 5V Distribuição Linux LiRE (20MB + RTAI)
Alimentação Bateria LiPo – 4 células Tensão nominal: 14,8V Capacidade: 6000mAh Conversores DC-DC
Construção do modelo Equações de corpo rígido 18
Equações simplificadas de batimento Rotor principal Barra estabilizadora 19
Momentos Batimento Momento torsor Assumindo T ~ mg (vôos não agressivos) 20
Dinâmica de guinada e altitude Guinada (primeira ordem + gyro): Altitude (equações de corpo rígido + aerodinâmica): Translação lateral e longitudinal (equações de corpo rígido + aerodinâmica): 21
Modelo completo 13 estados 32 parâmetros Apenas equações diferenciais 22
Simulador (Helisim 2.0) 23
Estimação de parâmetros 24
Controle PID desacoplado 25
Alterações na lei de controle Do modelo “Trimming” do controle de velocidade de subida Ganho direto da perturbação para controle de guinada 26
Controlador de estabilização 27
Resultados – Estabilização 28
Resultados – Estabilização 29
Resultados – altitude 30
Resultados – atitude 31
Resultados – translação 32