Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Advertisements

SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
Exsangüineotransfusão
Prof. Paulo José Lorenzoni Prof. Gibran Avelino Frandoloso
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Pediatria Ambiental Rio de Janeiro – maio/09
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Prof.º José Luis. O programa visa prover o aluno de informações, possibilitando ao mesmo maior efetividade na tomada de decisões gerenciais, utilizando.
Prof.º José Luis. O programa visa prover o aluno de informações, possibilitando ao mesmo maior efetividade na tomada de decisões gerenciais, utilizando.
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA
Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Microbiologia Industrial
CURSO PARA GESTANTES ASSISTÊNCIA NA 3ª POLICLÍNICA
Farmacologia Aula inaugural
Cultura Organizacional
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Desenvolvimento e crescimento da criança
Testes neurológicos do RN e Classificação do RN
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
AVALIAÇÃO CLINICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Profª. Efigenia Ap. Maciel de Freitas
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
Histórico De Enfermagem
Disciplina: Ética e Exercício da Profissão
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Departamento De Pediatria Disciplina: Pediatria – Estágio MED
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA I
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO RECÉM-NASCIDO EM OXIGENOTERAPIA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Assistência de Enfermagem Pré Operatório de Cirurgia Cardíaca
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
A criança com HIV e a Atuação da Enfermagem
Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
Exercícios Práticos Intervenção de Enfermagem a saúde da criança e do adolescente Estudo de caso 1 Escolar apresentando emagrecimento súbito. Segundo sua.
PATOLOGIA ASSOCIADA Á NUTRIÇÃO
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
“Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema,
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA POR ELETROACUPUNTURA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE: Enfermeiras.
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
PLANO DE ENSINO NUTRIÇÃO HUMANA Prof. Luciene Rabelo.
Prevenção e Manejo das Complicações Agudas
DRENAGEM DE TÓRAX.
SEMIOLOGIA I 2013/1 Profª Giovanna Fonseca.  Carga horária: 40 h  Ementa: Estuda a sistematização da assistência de enfermagem prestada ao ser humano.
Introdução ao processo de avaliação de
DISCIPLINA DE PROPEDÊUTICA ESTOMATOLÓGICA.  Ana Sueli Rodrigues Cavalcante  Estela Kaminagakura Tango  Janete Dias Almeida.
Admissão, alta e registro de enfermagem
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira Disciplina – Propedêutica e Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira

Conteúdo aulas teórico e práticas Data Conteúdo aulas teórico e práticas Estratégia de ensino   Aula 1 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Fundamentos de crescimento e desenvolvimento – estágios de desenvolvimento, padrões de crescimento e desenvolvimento    Prática: Apresentação da disciplina, orientações sobre as divisões dos grupos, orientações sobre as normas do laboratório, entrega do cronograma e referências bibliográficas. Aula expositiva Aula 2 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança – identificação das proporções externas, determinantes biológicos do crescimento; crescimento e maturação esqueléticos. Prática: Gráfico de avaliação do crescimento: conceitos e interpretação, exercícios para avaliação dos gráficos: interpretação e condutas do enfermeiro. Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 3 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança – identificação das proporções externas, determinantes biológicos do crescimento; crescimento e maturação esqueléticos (continuação). Prática: Banho do RN, curativo do coto umbilical, higiene íntima, troca de fraldas, coleta dos principais exames laboratoriais (urina, fezes e sangue) e colocação de coletor de urina em menino e menina.

Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos.   Aula 4 Teórica: Crescimento biológico e desenvolvimento físico da criança: maturação neurológicas e teciduais; tendências gerais no ganho de peso e altura durante a infância; principais desenvolvimentos biológicos, psicossociais, cognitivos e sociais da criança. Testes neurológicos do recém-nascido: preensão, Babinski, Marcha, Sucção e procura). Interpretação de Capurro e Ballard. Prática: Diluição e re-diluição – medicamentos utilizados em crianças; princípios práticos de administração de drogas de acordo com as principais vias de administração (VO, IV, IM, SC, VR, VO, IO). - Punção venosa: principais tipos de cateteres intravenosos e materiais envolvidos nos processos (buretas, seringas, equipos de microgotas, bombas de infusão, extensores, fixação de cateteres e talas de contenção). Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 5 Teórica: Crescimento biológico e desenvolvimento físico da criança: Adolescência, principais alterações e comportamentais e atuação da enfermagem. Prática: O enfermeiro e a comunicação com a criança e família – entrevista, estratégias de abordagem, comunicação e relacionamento interpessoal. Proposta de instrumentos de coleta de dados da criança. Avaliação da capacitação e apoio da família à criança; brinquedo terapêutico e desenho diretivo

  Aula 6 Teórica: Propedêutica do exame físico da criança e do adolescente: verificações fisiológicas (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura), técnicas de medida de crescimento (comprimento e altura, perímetro cefálico e torácico).    Prática: Exame físico da criança: verificações fisiológicas (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura – axilar, retal, oral e timpânica) Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 7 e 8 Teórica: Propedêutica do exame físico da criança e do adolescente: cabeça, pescoço e tórax, abdome e genitália; dorso e membros; avaliação neurológica. Exame físico da criança: RN, lactente, infante, pré-escolar, escolar e adolescente. Avaliação NP1 Manhã – 28/09 Noturno- 23/09 Avaliação

  Aula 9 Devolutiva de NP1 aos alunos Teórica: A criança e a enfermagem – os manejos da dor: Conceito e interpretação; apresentação das escalas de dor usadas em crianças de acordo com a finalidade e a faixa etária; sedação e analgesia em crianças: finalidade e barreiras de enfrentamento. Escalas de dor em pediatria: exercícios com as diferentes escalas e de acordo com a faixa etária. Prática: Processo saúde-doença na infância: Assistência de enfermagem em crianças com diarreia e desidratação. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 10 e 11 Teórica: A nutrição da criança: nutrição adequada na infância e as repercussões no crescimento e desenvolvimento; seleção; preparação e introdução dos alimentos sólidos no primeiro ano de vida. Anemias na infância e atuação da enfermagem. Prática: Intervenções de enfermagem: revisão de técnicas diferenciadas à criança: cateteres orais e nasais: gástricos , enterais, gastrostomias.

  Aula 12 Teórica: Processo saúde-doença na infância: Assistência de enfermagem a crianças com problemas respiratórios (IVAS). Prática: Intervenções de enfermagem: Revisões de técnicas diferenciadas à criança: oxigenoterapia em crianças: cateter nasal, inalações, fixações de tubo orotraqueal e traqueostomias; Manejo da criança em oxitenda, máscara facial com nebulização contínua (aquecida e não aquecida) e CPAP nasal. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. NP2 Manhã- 01/11 Noturno- 11/11 Avaliação Devolutiva de NP2 aos alunos Prova substitutiva de NP1 e NP2 – aulas de 1 a 12. Manhã – 22/11 Noturno – 25/11 Exame Manhã- 06/12 Noturno – 09/12 Revisão do exame Manhã – 13/12 Noturno – 16/12

Referências Marcondes, E. Pediatria Básica. 9 ed. São Paulo: Sarvier, 2003. Rodrigues, YT.; Rodrigues PPD. Semiologia Pediátrica. 2 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 2003. Bowden, VR; Greenbrg, C.S – Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 2005. Wong, GL. Enfermagem pediátrica: os elementos essenciais à intervenção efetiva. 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 1999.

Orientações aulas práticas Divisão dos grupos Normas de utilização do laboratório: Cabelos amarrados Jaleco branco Sapatos fechados Respeitar os horários de cada grupo