“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
Advertisements

«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
Programa III Roteiro 21.
Ética - Visão Histórica
FILOSOFIA.
O pensador da ética: Nietzsche e a Moral
SÓCRATES E PLATÃO.
A filosofia na idade média.
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
Profetiza Ez. 37.
Filosofia.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
DE AMOR QUE ME ACOLHEU E ENSINOU O SENTIDO
Mães e filhos.
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
Lei de liberdade Liberdade e Igualdade na Sociedade
A mochila e as pedras.
Sagrada Familia.
O Triplo Filtro.
HUMILDADE X ORGULHO.
Educação Cristã vs Relativismo
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Filosofia O que é filosofia?.
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
Caracteres do Homem de Bem
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
I - Compaixão e santidade “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações.
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
David pede livramento Salmo 40 versão Bíblia Viva
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Friederich Nietzsche “Não sou um homem, sou uma dinamite” Nietzsche
Prof. Ricardo Filosofia
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Nietzsche Quando jovem, foi discípulo de Schopenhauer, e amigo de Wagner, mais tarde diverge deles e escreve as Considerações extemporâneas. Sua obra é.
Douglas Fernando Blanco
A ética.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
ETERNIDADE.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Professor: Suderlan Tozo Binda
Filosofia central de Nietzsche
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Nietzsche ( ).
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Nietzsche.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Transcrição da apresentação:

“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres” Friedrich Nietzsche “Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres” A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO

A Filosofia Aforismos: Estilo de escrita que valoriza pequenos fragmentos que guardam certa independência entre si; “O amor por um único ser é uma barbárie: porque acontece em detrimento de todos os outros seres. Mesmo o amor de Deus.” F. Nietzsche, Aforismo 67, Para Além do Bem e do Mal. “Não a potência, mas a duração de um sentimento elevado forma os homens superiores.” F. Nietzsche, Aforismo 72, Para Além do Bem e do Mal. “Os princípios servem para tiranizar os próprios hábitos, a justificá-los, honrá-los, vituperá-los ou escondê-los — dois homens de princípios iguais desejam alcançar, provavelmente, coisas fundamentalmente diferentes.” F. Nietzsche, Aforismo 77, Para Além do Bem e do Mal. “Uma coisa explicada deixa de interessar. — O que queria dizer o Deus que sugeriu: "conhece a ti mesmo"? Talvez quisesse dizer: "deixa de interessar-te por ti mesmo! torna-te objetivo"! — Sócrates? e o "homem científico"?” F. Nietzsche, Aforismo 80, Para Além do Bem e do Mal.

Transvaloração dos Valores “Onde falta a vontade de potência, há o declínio.” O Ideal platônico/socrático conduz a vida para a negação de si mesmo; A moral cristã, que é oriunda do platonismo, coloca o sujeito como um ser submisso e sofredor; É uma moral do Fraco – Moral do Servo

O Dionisíaco e o Apolíneo Na Grécia havia um equilíbrio entre Dioníso e Apolo, isto é, os instintos e a razão; Esse equilíbrio foi desfeito por Sócrates/Platão, em nome de um racionalismo. “Em todos os tempos os sábios fizeram o mesmo juízo da vida: ela não vale nada... Sempre em toda parte ouvimos sair de suas bocas a mesma palavra — uma palavra repleta de dúvida, repleta de melancolia, repleta de cansaço da vida, repleta de resistência contra a vida. Mesmo Sócrates disse ao morrer.”

Para Além do Bem e do Mal O Niilismo Positivo; “O bom é Ruim!” Nietzsche demonstra na Genealogia da Moral que os valores de bondade e maldade não são transcendentes, isto é absolutos; A Morte de Deus como a Morte da Metafísica; O Niilismo Positivo;

A Vontade de Potência e o Para além do Homem – “Super-Homem” O Cristianismo fundamentado pela filosofia platônica torna o homem submisso e reprime suas vontades, para isso propões a vontade de poder, isto é, ser o senhor de suas ações. Moral do Senhor. Valoração da Vida; O humano em sua plenitude.

O Super-homem é aquele que percebe que seus valores são históricos, que sua moral é dependente de uma dinâmica social.

“O Verdadeiro Mundo, alcançável ao sábio, ao devoto, ao virtuoso – eles vivem nele, são ele.”