MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
07 a 11 de Junho FTC Salvador.
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Observatório da violação de direitos de crianças e adolescentes no Carnaval Projeto Modelo de PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES no âmbito dos MEGAEVENTOS.
Sobre a morte e o morrer Carlos Fernando Francisconi ©Francisconi/2000.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Desnutrição O que é desnutrição? O que é desnutrição infantil?
Arquivo e Documentação
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
Independência do Brasil
A indepêndencia do Brasil
EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Curso de Formação em Aconselhamento na Área de Dependência Química
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Diáspora Africana e escravidão na América Portuguesa
Fórum experiências exitosas em 2013
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA:
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Rio Mulher.
MódulosAulasCarga Horária 1Introdução - O Estudo das Dependências Químicas O tratamento - Aconselhamento em Dependência Química Amor Patológico.
DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
ESTE SELO PODE SER DA SUA EMPRESA! E o melhor, sem gastar nada!
Quando a memória falha…
Gestão Hospitalar Tatiana Dornelas de Oliveira
RAÍZES HISTÓRICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA NO BRASIL
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
Saúde Integral da Criança
E MPRESA : TECHPARTNER S ISTEMAS DE G ESTÃO E S OFTWARES EM TI Nome do Sistema: Tp Set - Sistemas de Gestão de Saúde e Medicina do Trabalho.
Relatório de Atividades do Departamento de Diabetes da SBEM SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES.
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
O Histórico da Saúde Ocupacional
História da Educação no Brasil
Inclusão que bicho é esse?
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA
APRESENTAÇÃO SEMANA DO BEBÊ 2010
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
Sistema de atenção suplementar no brasil
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica de Saúde de Itaberaba-BA Mariana Cardoso Psicóloga Cerest de Itaberaba - Ba Mestre em Saúde.
Transcrição da apresentação:

MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA Sociedade Brasileira de Pediatria

O Memorial da Pediatria Brasileira é composto pelo Museu da Pediatria Brasileira, Biblioteca, Centro de Documentação e Pesquisa, sendo uma iniciativa idealizada e organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e tendo como mantenedora a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria.

Organizada em ambientes interativos e contando com o apoio de recursos áudio visuais, a exposição registra a ação dos departamentos de Estado e as leis que se ocuparam das questões da infância no Brasil. Também destaca as modernas técnicas de prevenção e trato do bebê, os serviços de atendimento de crianças portadoras de deficiência que demandam cuidados especiais e os aspectos mais expressivos das ações da pediatria contemporânea.

Na varanda, a “Linha do Tempo”, mostra as datas marcantes da história da medicina e da pediatria no Brasil e no mundo.

Nas Salas, há painéis, esculturas – de Hipócrates, o “pai da medicina”, de Louis Pasteur, por exemplo -, instalações, vídeos, sonorização, para uma “viagem” pela história da pediatria. Está representada a chegada de D. João VI no Brasil – pois, as primeiras instituições de ensino médico só chegaram ao País com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808. Até então o tratamento das doenças era feito predominantemente por curandeiros indígenas e africanos.

Há referências aos primeiros serviços de pediatria, às Santas Casa, às clínicas pioneiras (em 1881), Carlos Moncorvo de Figueiredo instalou em sua própria residência, no Rio de Janeiro, a primeira Policlínica Infantil do Brasil, onde, em 1881 passou a funcionar o primeiro curso de Pediatria), às primeiras faculdades (a faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, e a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro), às mulheres na medicina.

A mostra passa também pelo Painel dos Expostos – Até o século XVIII não havia atenção especial à criança. O primeiro cuidado foi assistencial, quando apareceu, em 1738 a Roda dos Expostos, na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A roda era um armário com gavetas, onde as mães deixavam seus, bebês, dos quais não podiam ou queriam cuidar. A porcentagem de crianças que sobrevivia era muito pequena. Há também curiosidades com a cadeira de operar amigdalas, e aparelhos antigos, balanças de pesar bebês, berço, “banheirinha”, o pulmão de aço, entre outros.

A Exposição também se refere às novas tecnologias, às inovações da neonatologia, à genética. Também não ficam de fora as crianças deficientes, as APAES, o teste do pezinho, as crianças indígenas e as campanhas do soro caseiro, imunização, amamentação – com a referência às “madrinhas da SBP” e prevenção de acidentes e violência.

MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA www.sbp.com.br Rua Cosme Velho, 381 – Cosme velho Cep.: 22241-090 – Rio de Janeiro - RJ Tel.: 55 21 2245-3110 / Fax: 2557-2543 memorial@sbp.com.br paulo.fsbp@sbp.com.br tatiana.fsbp@sbp.com.br Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00 Horário para Visita Museu: 09:00 às 16:00