ALVENARIAS ESTRUTURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
MELHORIAS DA VERSÃO 9.0 Linha PRO 04/2012.
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 8 – ALVENARIAS E DIVISÓRIAS.
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 14 –LESÕES NAS EDIFICAÇÕES
Estruturas resistentes
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Determinação das características geométricas
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte.
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
Obra: Reforma, Ampliação e Modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Congonhas - São Paulo Construtora: Construtora OAS Ltda.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Split System  O conceito básico desta alternativa é a individualização da utilização do sistema de ar condicionado aliado ao menor custo de instalação.
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Materiais cerâmicos Blocos
CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA
CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
Trendshop e Safol A Trendshop e a Safol, parceiras nos processos de produção e comercialização de móveis de aço através de televendas e webcommerce, apresentam.
CORROSÃO EM CONCRETO FACULDADE PIO DÉCIMO ENGENHARIA CIVIL
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
Blocos de Vedacao X Blocos Estruturais
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
INSTALAÇÃO WL PADRÃO.
MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
APRESENTAM MASSA PARA ASSENTAMENTO DE BLOCOS E TIJOLOS.
Definição da forma de produção
CRITÉRIOS 2.0 Definindo os critérios para o tipo de obra escolhido
Aços na Construção Civil
Janela com Eucatex/Duratex
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
Materiais de construção I
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SISTEMAS DE COBERTURAS
Radier.
As funções básicas da alvenaria são:
PAREDES EM BLOCO ESTRUTURAL
Arquitetura vernacular
Planejamento e Controle e obras
Esquadrias de madeira e metal
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
MATERIAIS E PRÉ-MOLDADOS
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Arquitetura vernacular
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Prof. José Antonio De Milito
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
Módulo para Habitação de Interesse Social
CURSO PRÁTICO PRÓ - HIDRÁULICA
Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
REVESTIMENTOS: Paredes (Azulejos) São peças de louça cerâmica, de corpo poroso, vidradas em uma das faces, na qual recebe corantes, a face posterior (tardoz)
REPRESENTAÇÕES DESENHO NBR6492/94.
Estrutular Engenharia Construções inteligentes !!
Elementos Estruturais
Tensões de flexão BORJA.
Alvenaria Estrutural.
Contrapiso e Alvenaria de Vedação AMANDA R. ARAGÃO BRUNA MOROZINI EDUARDA V. DE ABREU RODOLFO SOUTO THAIS A. S. CORASSA VINÍCIUS K. H. SAITO.
Transcrição da apresentação:

ALVENARIAS ESTRUTURAL ALVENARIAS DE VEDAÇÃO Alvenarias de vedação são aquelas destinadas a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas. Assim sendo, devem suportar tão somente o peso próprio e cargas de utilização, como armários, rede de dormir e outros. Devem apresentar adequada resistência às cargas laterais estáticas e dinâmicas, advindas,por exemplo, da atuação do vento, impactos acidentais e outras. ALVENARIAS ESTRUTURAL

ALVENARIA ANTES DE INICIAR O SERVIÇO DEVE-SE: Os locais de encontro da primeira fiada e nos contatos da alvenaria com a estrutura devem estar limpos e varridos ENCONTRO DA ALVENARIA COM A ESTRUTURA 1) Umedeça a superfície e aplique o chapisco também na laje, antes de inserir a primeira fiada de blocos.

MARCAÇÃO DA ALVENARIA 1) Comece a assentar a primeira fiada de blocos. A dimensão e o posicionamento das paredes vem especificado em projeto. 2) Os tijolos da primeira fiada devem estar alinhados , nivelados e aprumados.

MARCAÇÃO DA ALVENARIA

AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM TELA METÁLICA

AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM TELA METÁLICA Após concluir o assentamento da primeira fiada marcar no pilar os pontos que serão furados para recebimento da tela metálica de amarração; Dobrar a tela em “L” (aproximadamente 90º); Recomenda-se fixar telas a cada 3 fiadas. Para chumbamento pode-se usar uma pistola finca-pinos. As telas devem ter 1cm ou 2cm de espessura a menos que o bloco.

AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM FERRO CABELO Deve ser fixado na estrutura de concreto ferros para amarração da alvenaria na estrutura; Os ferros devem ser fixados com produtos que garantam a aderência.; Recomenda-se fixar ferros-cabelo a cada 3 fiadas.

ELEVAÇÃO DAS ALVENARIAS

ELEVAÇÃO DA ALVENARIA Inicie a alvenaria pelas paredes periféricas (por segurança); Coloque o escantilhão que será usado para prender a linha posteriormente; Prenda a linha no escantilhão para checar o prumo antes de levantar a parede; As juntas da última fiada (encontro com viga ou laje) devem ser preenchidos com argamassa nas faces interna e externa; As paredes externas deverão ser fixadas provisoriamente com argamassa. Recomenda-se a cada 1,5m.

ABERTURAS Nos vãos (portas, janelas e caixas de ar) deixar as medidas conforme projeto; As vergas e contravergas não podem ser esquecidas; As vergas e contravergas deverão transpassar no mínimo 20 cm do lado de cada vão.

FIXAÇÕES (“ENCUNHAMENTOS”) Nas fixações (“encunhamentos”) com lajes ou vigas superiores, após limpeza e aplicação de chapisco no componente estrutural, recomenda-se o assentamento inclinado de tijolos de barro cozido. Cria-se assim uma espécie de “colchão deformável”, amortecedor das deformações estruturais que seriam transmitidas à parede.

TRAÇOS Material Composições em volume Cimento Cal Hidratada Areia Pedrisco Argamassa de Assentamento 1 2 +- 10 - Argamassa Encunhamento 3 +- 13 Graute 0,1 2,5