Hermano Perrelli hermano@cin.ufpe.br 19 maio 2004 Um Curso de Sucesso Hermano Perrelli hermano@cin.ufpe.br 19 maio 2004
Por que falar do sucesso de um curso?
Objetivo do Curso Criar um ambiente de aprendizagem
Fases de um Curso Decisão Divulgação, Informação e Inscrição Preparação Aplicação Avaliação
Decisão Qual o curso? Nome? Qual o público-alvo? Perfil do participante? Conteúdo programático inicial? Qual a carga-horária? Qual a infra? Lab? Quanto é a taxa de inscrição? Quantos participantes por turma? Quantas turmas? Instrutor? Coordenador? Qual o resultado esperado? Financeiro? Como será feita a divulgação?
Divulgação & Informação & Inscrição Qual o orçamento para divulgação? Quais as mídias: Cartaz, Mala direta, Web, Telefone, Outdoor, Propaganda em jornais e revistas. Informação: Web, telefone, e-mail, quem? Qual processo de inscrição? Divulgação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso
Preparação O curso já foi dado? Veja se existe alguma material disponível antes de começar a preparação. Qual o material do instrutor Slides Slides comentados Qual o material do participante: Folha de Informação: objetivo, instrutor, horário, programação Caneta, borracha, bloco, disquete, cd-rom Livro-texto? Questionário de Avaliação
Preparação (cont.) Sala de treinamento: Software necessário: Onde fica? Qual o tamanho e características? É confortável? Software necessário: Quais? Estão instalados? Tem suporte?
Preparação :: Os Slides Você sabe usar o PowerPoint? Olhe os tamanhos de fontes? Usou o template de apresentação da sua instituição? Cuidado com as cores! Os slides são visíveis do fundo da sala? Você testou a impressão dos mesmos?
Preparação :: Observação Final Sempre poderá ser melhor!! Ministre o tempo de preparação.
No dia do curso Você tem o endereço do local do curso? Chegue pelo menos 1 hora antes (se o curso não for nas dependências da sua organização) Qual a sua roupa? Como estão os cabelos? Você transpira muito? Prepare o ambiente antes da chegada dos participantes Receba os participantes Quando iniciar? Como tratar os atrasados?
Durante o curso Module a voz Evite o ponto cego Envolva os participantes Faça perguntas Tenha bom humor Tenha sangue de barata Verifique sempre se os participantes estão entendendo o conteúdo Ministre o tempo com cuidado Combata os atrasos Mostre sempre uma visão do progresso do curso
Avaliação Saliente a importância da avaliação Aplique o Questionário de Avaliação Registre e analise a avaliação Sugira melhorias Relato final do instrutor do coordenador
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