O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
A Família de José e Maria
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
“EXAMINE-SE A SI MESMO”
12 O Dia do Senhor A Bíblia Fala.
11 A lei e o Evangelho A Bíblia Fala.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
A Amizade na vida de Jesus.
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
A promessa: descendencia e terra
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
3) ATOS DOS APÓSTOLOS.
Marcos Páscoa e CeIa.
As quatro grandes proclamações
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
1 1 VIVENDO NA PALAVRA.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
A Revelação e sua transmisão
O livro dos Atos dos Apóstolos
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
A base bíblica de missões
“Uma liderança que agrada a Deus”
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
ATOS DOS APÓSTOLOS.
EUCARISTIA (2ª PARTE).
3. ISAÍAS 58 - A PRESCRIÇÃO DIVINA
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
17 Por que Batizar-me? A Bíblia Fala.
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Toda Igreja unida celebra
Êxodo 20:8-11.
VOCÊ É CHAMADO PARA TERMINAR A OBRA.
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
SENIB DOUTRINAS 1.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Entre os Dez Mandamentos escritos nas duas tábuas de pedra, se destaca o quarto mandamento que identifica o Doador da lei. Sua posição dentro da arca,
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Revelação de Deus (23-26). Citar a DV. Pessoa humana: grandeza e miséria (27-30) Deus, libertador e Salvador (31-32) 6.
Série: Atos dos apóstolos Atos
Compreender a identificação que Cristo faz de Si mesmo. Refletir nas implicações que essa identificação tem para a minha Salvação.
16 O ministério de Paulo. 16 O ministério de Paulo.
ATOS DOS APÓSTOLOS Jesus fundou uma comunida-de: a igreja
Simplesmente Igreja.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
A primeira leitura Mostra como Deus cuida do testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na ação de Deus em favor de.
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
Transcrição da apresentação:

O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

A IMPORTANCIA DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O NOVO TESTAMENTO

A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA I - A tarefa da Igreja Primitiva era divulgar, anunciar o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré. 1) Precisavam esclarecer o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré e demonstrar a veracidade desta interpretação e o acatamento a ela devido.

A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA 2) Eles tinham que fundamentar a ideia segundo a qual Jesus, a sua obra e a sua doutrina representavam o último e decisivo oferecimento da salvação feito por Deus. 3) Em fim era necessário desenvolver, aprofundar e fundamentar a Boa Nova.

A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA II – MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS A ressurreição é a base da fé e pregação a) Gl 1.11-23 = quando o Senhor ressuscitou lhe apareceu 2) A ressurreição mostrou que a morte de Jesus, não era um castigo, mas uma disposição da vontade de Deus.

A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA a) No plano de Deus a morte de Jesus tinha um sentido e um significado. A ressurreição era a prova inconfundível da realização da vontade de Deus.

A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS I – A comunidade primitivas pensou da seguinte forma: “A vontade de Deus se manifestou na sua Palavra, isto é, na Sagrada Escritura. Se Jesus foi ressuscitado por Deus e, em consequência disso, o seu destino seguiu o curso estabelecido pelos decretos divinos, isto deve corresponder necessariamente à Escritura.

A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS 1) Certificando-se que a paixão, morte e ressurreição de Jesus estavam em conformidade com as escrituras, a pregação cristã primitiva adquiriu um importante princípio – o uso das Escrituras se tornou para ela legitimado e exigido; podiam agora invocar a Palavra de Deus em apoio do evento Cristo.

A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS EVANGELHO DE MARCOS 15.21ss VERSOS 33 VERSO 29 Sl 22 Sl 69.4 EVANGELHO DE LUCAS 23.46 VERSO 46 SL 31.5a LUCAS 23.39-43 DOIS LADRÃOS NA CRUFIFICAÇÃO ISAIAS 53.12 (TODO OCONTEXTO DOCAPÍTULO)

2) Os pregadores começaram a demostrar que aquilo que aconteceu com Jesus concorda com as Escrituras. Porem esta formula não era tão explícita, precisava ser mais explícito.

A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS I – Diante das exigências da pregação as referências as Escrituras tornaram-se cada vez mais claras e inconfundível. A morte e a ressurreição de Jesus já incluíam em si mesmas a prova da realização da vontade de Deus.

A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 2) Mas tornava-se necessário explicitar o cumprimento da palavra divina quando se tratava dos acontecimentos: da vida de Jesus, situação da comunidade e das exigências com as quais ela se defrontava neste mundo.

A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 3) Tal explicitação só poderia ser dada pela Palavra de Deus da Escritura; por isso ela passou a ser citada. “... Assim diz a escritura...” Marcos 1.2-3 = cita Malaquias 3.1 e Isaías 40.3 Marcos 7.6-7 = cita Isaías 29.13

O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO I – O tempo passou e Jesus ainda não veio, em função disso nasceu uma nova perspectiva. A tomada de consciência da sucessão gradual do plano divino de salvação. 1) A comunidade se coloca no horizonte do contexto da salvação, cujo campo se estende desde a comunicação da Palavra de Deus no passado até os acontecimentos da vida de Jesus e o tempo da Igreja.

O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO 2) Em consequência disso o Antigo Testamento passou a ser considerado mais na linha da promessa, representada pela ação de Deus, do que na linha da realização, isto é, passou a ser lido no seu aspecto de promessa do cumprimento agora realizado.

O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO Atos 2.14ss Mateus 4.14ss = início da atividade pública de Jesus. Mateus 21.4s Entrada em Jerusalém

TEMAS DA PREGAÇÃO DO NOVO TGESTAMENTO CALCADOS NO ANTIGO TESTAMENTO I – CRISTOLOGIA = Explica quem era Jesus de Nazaré. A ideia de Messias no Novo Testamento é diferente da ideia de Messias do Antigo Testamento. II – EXPIAÇÃO E REDENÇÃO III – AUTO DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ I Pedro 2.9 = Êxodo 19.4-6 Romanos 15.26 = Dt 33.3; Dn 7.27