O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
A IMPORTANCIA DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O NOVO TESTAMENTO
A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA I - A tarefa da Igreja Primitiva era divulgar, anunciar o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré. 1) Precisavam esclarecer o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré e demonstrar a veracidade desta interpretação e o acatamento a ela devido.
A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA 2) Eles tinham que fundamentar a ideia segundo a qual Jesus, a sua obra e a sua doutrina representavam o último e decisivo oferecimento da salvação feito por Deus. 3) Em fim era necessário desenvolver, aprofundar e fundamentar a Boa Nova.
A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA II – MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS A ressurreição é a base da fé e pregação a) Gl 1.11-23 = quando o Senhor ressuscitou lhe apareceu 2) A ressurreição mostrou que a morte de Jesus, não era um castigo, mas uma disposição da vontade de Deus.
A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA a) No plano de Deus a morte de Jesus tinha um sentido e um significado. A ressurreição era a prova inconfundível da realização da vontade de Deus.
A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS I – A comunidade primitivas pensou da seguinte forma: “A vontade de Deus se manifestou na sua Palavra, isto é, na Sagrada Escritura. Se Jesus foi ressuscitado por Deus e, em consequência disso, o seu destino seguiu o curso estabelecido pelos decretos divinos, isto deve corresponder necessariamente à Escritura.
A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS 1) Certificando-se que a paixão, morte e ressurreição de Jesus estavam em conformidade com as escrituras, a pregação cristã primitiva adquiriu um importante princípio – o uso das Escrituras se tornou para ela legitimado e exigido; podiam agora invocar a Palavra de Deus em apoio do evento Cristo.
A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS EVANGELHO DE MARCOS 15.21ss VERSOS 33 VERSO 29 Sl 22 Sl 69.4 EVANGELHO DE LUCAS 23.46 VERSO 46 SL 31.5a LUCAS 23.39-43 DOIS LADRÃOS NA CRUFIFICAÇÃO ISAIAS 53.12 (TODO OCONTEXTO DOCAPÍTULO)
2) Os pregadores começaram a demostrar que aquilo que aconteceu com Jesus concorda com as Escrituras. Porem esta formula não era tão explícita, precisava ser mais explícito.
A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS I – Diante das exigências da pregação as referências as Escrituras tornaram-se cada vez mais claras e inconfundível. A morte e a ressurreição de Jesus já incluíam em si mesmas a prova da realização da vontade de Deus.
A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 2) Mas tornava-se necessário explicitar o cumprimento da palavra divina quando se tratava dos acontecimentos: da vida de Jesus, situação da comunidade e das exigências com as quais ela se defrontava neste mundo.
A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 3) Tal explicitação só poderia ser dada pela Palavra de Deus da Escritura; por isso ela passou a ser citada. “... Assim diz a escritura...” Marcos 1.2-3 = cita Malaquias 3.1 e Isaías 40.3 Marcos 7.6-7 = cita Isaías 29.13
O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO I – O tempo passou e Jesus ainda não veio, em função disso nasceu uma nova perspectiva. A tomada de consciência da sucessão gradual do plano divino de salvação. 1) A comunidade se coloca no horizonte do contexto da salvação, cujo campo se estende desde a comunicação da Palavra de Deus no passado até os acontecimentos da vida de Jesus e o tempo da Igreja.
O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO 2) Em consequência disso o Antigo Testamento passou a ser considerado mais na linha da promessa, representada pela ação de Deus, do que na linha da realização, isto é, passou a ser lido no seu aspecto de promessa do cumprimento agora realizado.
O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO Atos 2.14ss Mateus 4.14ss = início da atividade pública de Jesus. Mateus 21.4s Entrada em Jerusalém
TEMAS DA PREGAÇÃO DO NOVO TGESTAMENTO CALCADOS NO ANTIGO TESTAMENTO I – CRISTOLOGIA = Explica quem era Jesus de Nazaré. A ideia de Messias no Novo Testamento é diferente da ideia de Messias do Antigo Testamento. II – EXPIAÇÃO E REDENÇÃO III – AUTO DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ I Pedro 2.9 = Êxodo 19.4-6 Romanos 15.26 = Dt 33.3; Dn 7.27