Amadeo de Souza Cardoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Pablo Picasso O “estilo” Picasso.
Modernismo Profª. Mara Magaña.
Estética – Rubens Gerchman
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Filippino Lippi.
Amedeo Clemente Modigliani 1
Rudolf Ritter von Alt Vienna Painter Pintor Vienense.
Arte Déco.
Eduardo Lima Clique.
Laura Reydon e Luana Castro
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Carlos Meinardi Clique.
Cândido Portinari.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Mihály Munkácsy Clique.
Neusa Blasques Rinaldi
O Nascimento da Nova Arquitectura
Almeida Negreiros.
Pintor francês, Bouguereau nasceu e morreu em La Rochelle, onde, no jardim do seu estúdio, foi pintada grande parte de sua obra. Depois de estudar os.
Agnolo Bronzino.
Ermínio Francisco de Souza
François Boucher Biografia
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Piet Mondrian.
Thomas Gainsborough ( Suffolk, Londres, 1788 )
Clique Onde o pensamento alcançar... E onde a alma possa tocar sua luz... Eu quero estar pra contemplar sua forma... Espelhar-me em seu sorriso... Abrandar.
John Singer Sargent.
MARCOS ANTHONY Formação: Dez/ Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – MG. (Primeiro arquiteto.
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
COMONIAN Clique.
Charters d'Azevedo cd.
NEIDE DE BARROS RECHE Neide de Barros Reche, carioca de nascimento, iniciou sua caminhada rumo à Arte, através de cursos na Escola de Belas Artes, em.
JEAN-LÉON GÉRÔME Vesoul Haute-SaOne, Paris, 1904 Pintor, desenhista e escultor francês, foi discípulo de Paul Delaroche. Seus trabalhos foram.
EDGARD LOEPERT Edgard Loepert, brasileiro, nascido em São Paulo em 21/03/1956. Sua paixão pela pintura remonta à infância onde fez durante 9 anos curso.
Vilma D'Conti Clique.
Andrade Lima Clique.
BARROCO.
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
Amedeo Clemente Modigliani 2
Expressionismo abstrato
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Com nossos amigos nos completamos São eles o inestimável presente que a vida nos dá. Por sorte eu sempre os tive adoráveis. Minha família maravilhosa.
MÓR THAN (1828, Óbecse , Trieszt) Pintor húngaro, Mór Than começou sua carreira artística no estúdio de Miklós Barabás, quando estudava advocacia.
Miklós Barabás.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
A CATEDRAL DE CRISTO, O SALVADOR No lugar mais vistoso de Moscou, a poucos metros do Kremlin, no ano de 1997 foi construída a Catedral de Cristo,
Barend Cornelis Koekkoek - Auto-retrato Pintor Holandês Middelburg, Kleve, 1862 Middelburg, Kleve, 1862 Barend Cornelis Koekkoek, sem.
Gerson Serraceni Clique.
CIDRAES ALBERTO Clique.
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Christophe Gabriel Allegrain - Auto-retrato Christophe Gabriel Allegrain, escultor e pintor, nasceu em 1710 em Paris, onde veio a falecer em 1795.
Celito Medeiros II Clique.
ADOLF FÉNYES *1867, Kecsmét , Budapest Pintor húngaro, estudou em Budapest, em Weimar e em Paris; a seguir retornou a Weimar e, finalmente,
Jean-Léon Gérôme Pintor, desenhista e escultor francês, Jean-Léon Gérôme foi para Paris em 1841, onde trabalhou sob a orientação de Paul Delaroche,
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Pintura Pós-impressionista
Sec. XX Aproximadamente em 1907
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
ALL STAR & MONET.
PAUL KLEE.
IMPRESSIONISMO.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
José Malhoa - "Vou Ser Mãe"- (1923)
Amadeo de Souza Cardoso
Transcrição da apresentação:

Amadeo de Souza Cardoso

Amadeo de Souza Cardoso 1887, Manhufe, Amarante - 1918, Espinho (Pintor português) 1887, Manhufe, Amarante - 1918, Espinho Clique

Os Cavaleiros & cota

Pintor português, Amadeo de Souza Cardoso, frequentou, em 1905, o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, mas no ano seguinte mudou-se para Paris e passou a dedicar-se à pintura. Em 1914, voltou a Portugal devido à Primeira Guerra Mundial e iniciou então, em solo português, uma curta mas fulgurante carreira em que procurou experimentar diversas formas de expressão pictórica. Cabeça

Salto do Coelho

O cubismo, que na época atingia notável expansão por toda a Europa, repercutiu-se na sua obra e algumas telas apresentam formas rectilíneas influenciadas pelo cubismo analítico. Inspirado por este estilo, Amadeo criou toda uma série de quadros com formas abstractas truncadas e figuras humanas recortadas destacadas por jogos de luz e cor. Menina dos cravos

Entrada

O objecto, humano ou mineral, povoa assim os seus quadros, tornando-se presença dominante nas obras que se seguem. Posteriormente, com o seu desejo de experimentar todas as formas possíveis de expressão pictórica, Amadeo dedicou-se ao expressionismo que então atingia o seu apogeu. Canção Popular: a Russa e o Figaro

Pintura

Surgiram telas com fortes manchas de cor, interligadas entre si e formando no conjunto figuras de inspiração nitidamente africana. É um bom exemplo desse período a obra Máscara de Olho Verde. Em 1917, participou com Almada Negreiros do Movimento Futurista Português. Retrato de Francisco Cardoso

Par - Impar

As suas últimas telas reflectem a experimentação de novas formas e técnicas, como as colagens, criando quadros em que espaços pintados se articulam com espaços ocupados por colagens de objectos vários: de espelhos a ganchos, de vidros a simples pedaços de papel, tudo tem lugar nas suas telas. Pintura

Pintura

Barcos

Procissão Corpus Christi

Créditos: Formatação: Anabela de Araújo Fundo musical: Mazurca em Dó Maior – Opus 24, nº2. François Frédérick Chopin ( 1810 - 1849 ) Pesquisa: Mario Capelluto, Ida Aranha e Anabela de Araújo Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com

Fim