CALARGE, Felipe Araújo ; DAVANSO, José Carlos (2004)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Poka-Yoke.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
MANUFATURA PRODUTIVA TOTAL
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da qualidade do projeto
Auditoria de Segurança da Informação
CEP – Controle Estatístico de Processo
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS O CASO BIG BOX. Visita ao Big Box Foram realizadas três visitas ao local, mas infelizmente não era permitido tirar fotos.
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Logística Interna.
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
ANDON GESTÃO VISUAL.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Mecanismos a prova de erros
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
BENCHMARKING.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Auditoria e Segurança da Informação
Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares
O título deve ser curto e objetivo
Qualidade.
Introdução à Qualidade
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Introdução e Busca Cega
Prof. Alexandre Vasconcelos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Métodos Quantitativos
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
Gerenciamento de Risco
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Qualidade na Manutenção
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Manutenção Produtiva Total Capacitação de Auditores
Ferramenta online de cotação destinada à Construção Civil
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
Engenharia de Software
Gestão de defeitos.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

CALARGE, Felipe Araújo ; DAVANSO, José Carlos (2004) Conceito de Dispositivos à Prova de Erros Utilizados na Meta do Zero Defeito em Processos de Manufatura CALARGE, Felipe Araújo ; DAVANSO, José Carlos (2004)

Equipe Adonias 14310 Ana Cláudia 14313 Andressa 14315 Filipe 14318 Laís Maria 14326 Nathália 14333 Itajubá, 26 de outubro de 2010

SUMÁRIO Introdução Relação com a teoria Abordagem de prevenção de erros pela utilização de dispositivos poka yoke Conceituação e principais classificações Exemplo: empresa do setor automobilístico Processo de aceitação e validação de dispositivo poka yoke Recomendações na instalação de dispositivos poka yoke Eficiência dos dispositivos poka yoke Considerações finais Referências

Introdução Poka Yoke: eficaz ferramenta para atingir zero defeito e eliminar inspeções de controle da qualidade; Principal premissa: falhas humanas são inevitáveis, mas podem ser eliminadas prevenindo-se que uma falha venha a se tornar um defeito

Introdução Estudo realizado na década de 90 com 86 executivos de empresas americanas com faturamento maior do que 50 milhões por ano para identificar e classificar aspectos de manufatura de maior importância e relevância, com a finalidade de estabelecer bases para que as empresas pudessem adquirir competências para competir em mercados globalizados. Destaca-se a gestão da qualidade como o aspecto estratégico  importante fonte de vantagem competitiva. O controle da qualidade (tático)  direcionado para a diminuição de perdas e de retrabalhos, estabilização de processos produtivos e satisfação das necessidades dos clientes, sejam internos ou externos à organização. Uma das maneiras de se conduzir uma metodologia de prevenção de erros na fonte do processo é através da utilização de dispositivos Poka Yoke

Relação com a Teoria Zero Defeito Objetivo: prevenir e eliminar defeitos; Poka-Yoke: mecanismo para colocar o processo à prova de erros; Assegura que existam as condições apropriadas antes de executar um passo do processo; Elimina defeitos no processo Elimina defeitos no produto/serviço.

Gestão da Qualidade Total Relação com a Teoria Gestão da Qualidade Total Criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais; Envolvimento de todos; Os trabalhadores operacionais passam a ser peça-chave na busca da qualidade; Operadores, máquinas e processos: fonte da qualidade.

ABORDAGEM DE PREVENÇÃO DE ERROS PELA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE

ABORDAGEM DE PREVENÇÃO DE ERROS PELA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE Erros Humanos Descrição Ação Inadvertência Não intencionais, inconscientes e imprevisíveis Concentração e redução da dependência humana Técnicos Falta de aptidão, habilidade e conhecimento Treinamento, mudança tecnológica e melhorias no processo Premeditados Conscientes, intencionais e persistentes Delegação de responsabilidades e melhoria de comunicação Classificação do erro humano. - Pergunta: Quais ações podem ser tomadas para se prevenir o erro humano?

Inspeção por julgamento MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Conceito concebido inicialmente por Shingo em 1992; As características de controle de um produto eram conduzidas por meio de três técnicas: Inspeção na fonte trabalha na origem do processo; evita que erros se transformem em defeitos; conduzida com peça posicionada para operação, ou logo depois que ela sai da máquina. Inspeção por julgamento produtos com defeito  separados por amostragem revelando alguns defeitos antes da entrega, mas não diminuindo o índice de defeitos verificados. Inspeção informativa investigação estatística das causas dos defeitos informações transmitidas aos processos apropriados  medidas para reduzir os defeitos demoram a chegar na origem  defeitos continuam

Dispositivos Poka Yoke MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Dispositivos Poka Yoke Denominados mecanismos de prevenção de erros, ou à prova de falhas. Meios para se garantir a não ocorrência dos defeitos de processo de manufatura.

Dispositivos Poka Yoke MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Dispositivos Poka Yoke Origem: língua japonesa (yokeru: evitar; poka: erros inadvertidos A idéia foi sistematizada e aperfeiçoada por Shigeo Shingo como um meio de se atingir o zero defeito e eliminar as inspeções para o controle de características da qualidade.

MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Esquematização das funções dos dispositivos Poka Yoke (Moura & Banzato, 1996).

Dispositivos Poka Yoke MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Dispositivos Poka Yoke

Métodos de atuação dos dispositivos Poka Yoke MÉTODOS E DISPOSITIVOS POKA YOKE: CONCEITUAÇÃO E PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES Métodos de atuação dos dispositivos Poka Yoke Métodos de atuação dos dispositivos Poka Yoke (Moura & Banzato, 1996)

A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE EM EMPRESA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO 1 mil 25 40.000 m² Desses 25 dispositivos Poka-Yoke: 23 têm como função o controle e os dois mecanismos restantes servem para o alerta de anormalidades. a possibilidade de inspecionar e de prevenir normalidades está presente em 15 mecanismos Poka Yoke, enquanto os outros dez mecanismos podem apenas detectar anormalidades.

A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE EM EMPRESA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO Organização da força de trabalho nessa empresa se dá através da formação de times de trabalho Gerar a necessidade de instalação de um dispositivo Poka Yoke responsabilidades sobre itens de qualidade,segurança e manutenção. Origem da necessidade enfoque de melhoria contínua • enfoque de prevenção e redução de riscos de trabalho.

PROCESSO DE ACEITAÇÃO E VALIDAÇÃO DE DISPOSITIVO POKA YOKE Inicialmente, construir um protótipo do dispositivo e realizar a sua validação; 100 verificações de peças; Considera-se um dispositivo Poka Yoke válido se ele conseguir detectar a totalidade de peças em não-conformidade.

PROCESSO DE ACEITAÇÃO E VALIDAÇÃO DE DISPOSITIVO POKA YOKE Avaliar Melhorias e Soluções de problemas O Time deverá fazer um brainstorm e definir métodos e equipamentos Selecionar a melhor solução e construir protótipo Dispositivo escolhido é eficaz? É necessário alteração no produto e/ou processo? implementar procedimentos especiais N N S S Voz do processo Voz do produto Documentar o dispositivo à prova de erros Atualizar o PFMEA Implementar o dispositivo à Prova de Erros

PONTOS IMPORTANTES E RECOMENDAÇÕES NA INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE Treinamento Acompanha a implantação do dispositivo Comprometimento e Motivação Apoio da gerência Liberdade na exposição de ideias e participação de todos

PONTOS IMPORTANTES E RECOMENDAÇÕES NA INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS POKA YOKE Mudança de postos de trabalho Restrições à rotatividade Necessidade de habilidades e qualificações específicas Recursos financeiros Vitais para a viabilidade da proposta Custos, vida útil do produto ou da linha de produção, retorno do investimento e eficácia

ASPECTOS VERIFICADOS EM RELAÇÃO À EFICIÊNCIA DOS DISPOSITIVOS POKA-YOKE Maior parte dispositivos  métodos controle Possibilitam: prevenção e detecção de falhas, pois paralisam o equipamento; Dispositivos baseados nos métodos de alerta: luminosos e sonoros Parada não é imediata: operador ausente posto; não ouvir A maior parte dos dispositivos Poka Yoke instalados na empresa em questão é baseada nos métodos de controle, que possibilitam tanto a prevenção quanto a detecção de falhas, pois paralisam o equipamento, impedindo que a operação seguinte seja executada. Nos dispositivos baseados nos métodos de alerta, seja por sinal luminoso ou sonoro, nem sempre ocorre a parada da máquina de imediato, pois o operador pode não estar naquele momento no posto de trabalho ou não ouvir o sinal sonoro.

ASPECTOS VERIFICADOS EM RELAÇÃO À EFICIÊNCIA DOS DISPOSITIVOS POKA-YOKE Sistemas produção sequência: utilizar dispositivos conduzem parada; Equipamentos isolados, única operação: utilizar método de alerta; Forma inspeção mais indicada e econômica: prevenção: paralisação evita sucata e retrabalho; Nem sempre é possível instalar um sistema que tenha como forma de inspeção a prevenção. De maneira geral, a conduta adotada pela empresa em estudo tem como primeira abordagem que, para sistemas de produção em que as operações são executadas por várias máquinas em seqüência, havendo possibilidade de ocorrência de falhas durante o processo de fabricação, utilizar dispositivos baseados no método de controle que conduz à parada do equipamento. Para equipamentos dispostos de maneira isolada e que executam uma única operação, o indicado são dispositivos baseados no método de alerta. Pode-se também constatar neste estudo de caso que a forma mais indicada e econômica de inspeção é a prevenção, pois impede que a falha detectada prossiga no fluxo de produção. Como ocorre a parada da máquina, evita-se a geração de sucata ou o retrabalho de peças. Nem sempre, contudo, é possível instalar um sistema que tenha como forma de inspeção a prevenção. Isso pode ser impossibilitado por características geométricas do produto ou mesmo pela seqüência de operação.

ASPECTOS VERIFICADOS EM RELAÇÃO À EFICIÊNCIA DOS DISPOSITIVOS POKA-YOKE Mecanismos detecção: métodos mais seguros são os de contato e os de movimento; Método de movimento só é utilizado quando não há possibilidade de instalação de outro método devido à característica do produto ou da máquina. No tocante aos dispositivos Poka Yoke em relação aos mecanismos de detecção, verificou-se que os métodos mais seguros são os de contato e os de movimento, uma vez que, para a execução da operação seguinte, a máquina depende do sinal de liberação do dispositivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Avaliação do desempenho de fornecedores para cotações e negócios; Critérios: qualidade, preço e prazo de entrega; Necessidade de ferramentas, tendo como foco as melhorias contínuas; Dispositivos Poka Yoke: diminuição de retrabalhos e perdas. Meta é o Zero defeito; Princípios simples: de baixo custo, porém trazem grandes vantagens.

REFERÊNCIAS