Consumo de Energia MODCS – Workshop Aluno: Verônica Conceição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentação de Sistemas - INS
Advertisements

Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Eletrônica Digital Conversores Digital-Analógico
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Fontes de Tensão e Corrente
1° Aula – Práticas Profissionais
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Implementation and Performance Evaluation of Network Coding for Cooperative Mobile Devices Morten V. Pedersen, Frank H.P. Fitzek and Torben Larsen Implementação.
ENERGIA SOLAR.
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Prof. Walter Adel Leite Pereira
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Redes de Computadores Emulação de LANs em Redes ATM
Acelere as vendas do Oi Gestão Mobilidade Para dúvidas entre em contato com Flávio Prando ou se preferir utilize a interativa: Produtos B2B >Família Oi.
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Introdução à Automação
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Redes Sem Fio Aula 01.
Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.
Módulo de Gestão da Qualidade da CEB Clóvis Simões Vagner Gulim Damaceno
Medidor Eletrônico de Insumos
VoIP: O Futuro da Telefonia.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O Transformador
Aula 05: Potência e energia Prof. Diovani Milhorim
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
Entrada e Saída (E/S).
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eletricidade Aula 9.
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
MSCC - Introdução Baseado no capítulo 1 do livro Performance Evalution of Computer and Communication Systems, de Jean-Yves Le Boudec (EPFL)
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Instalação e Manutenção de Computadores Eletricidade.
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
MoDCS Aluno: Vandi Alves de Lira Neto Professor Paulo Romero Martins Maciel.
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
RESISTORES EM PARALELO
Circuito Retificador Prof. Nilton Cesar de O Borges
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Managed Cloud Services
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
BIOS (Aula Extra) Prof. Rafael S. Ribeiro
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
COMO ESCOLHER O FORNO CERTO PARA O SEU NEGÓCIO? Qual o melhor forno que tem hoje no Mercado? Que eu vá conseguir o melhor desempenho energético?
Avaliação de Desempenho em Ambientes de Mobile Cloud Computing Danilo Oliveira Paulo Maciel Nelson Rosa.
Choque Elétrico Alunas: Tatiane Brito da Silva Thaís de Andrade Bezerra.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Query window Tree (QwT) Grupo: Ângelo de Sant’Ana, Carlos Rafael, Felipe de Assis, José Rocha Neto, Juliane Magalhães e Matheus Dornelas. Um Protocolo.
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 6.a Aula: Rede Profibus.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Modelagem Hidrológica de uma Micro-bacia em Floresta não Perturbada na Amazônia Central Luz Adriana Cuartas Pineda CST-311 – Metodologia Científica Aluna:
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Transcrição da apresentação:

Consumo de Energia MODCS – Workshop Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira Prof: Paulo Maciel Outubro de 2013

Origem Continuidade do trabalho iniciado por Danilo Oliveira quanto avaliação e análise de consumo de energia em ambientes de mobile cloud. Cenário: Servidor de mensagens em uma mobile cloud comunicando com dispositivo móvel. Foco: Avaliar desempenho dos 4 distintos protocolos utilizando dois meios de transmissão, wi-fi e 3g, e consumo de energia do dispositivo.

Objetivo da pesquisa Avaliar o desempenho de consumo energético no dispositivo móvel. Realizar experimentos em diversos cenários para obter a modelagem adequada quanto ao consumo de energia do dispositivo e comparar esses dados estatísticamente para análise.

Cenário Fonte: Oliveira, D. et. All - Availability and Energy Consumption Analysis of Mobile Cloud Environments

Consumo de Energia Inicialmente o consumo de energia foi mensurado através do percentual de consumo da bateria, o objetivo de continuidade deste trabalho é encontrar mecanismos adequados para avaliar o consumo de energia do dispositivo móvel em diferentes protocolos, distintos meios de acesso e outros cenários. Cenário atual de experimentos: Protocolos: Comet, Pooling e Websockets Acessos: Wi-Fi e 3G

Metodologia – 1a. Experimentação Utilizar recurso de um dispositivo auxiliar, watts up, para medir a variação de energia. Bateria 100% carregada, servidor com acesso local e remoto, apenas a aplicação em execução no dispositivo móvel e medição de variação em watts, com tempo de 5h. Conectividade Física: Tomada elétrica Watt up sniffer Carregador celular Celular

Resultados do 1o. experimento Via Wi-Fi, 5 msg/seg, websockets apresenta pior eficiência energética. Os demais protocolos apresentaram muitas incidências de zero watts.

Resultados do 1o. experimento Via 3G, 5 msg/seg, os protocolos apresentam comportamento similar. Websockets apresenta melhor eficiência via 3G comparado ao Wi-Fi.

Resultados do 1o. experimento Variando a frequência de envio de mensagens por segundo: Quanto menor a quantidade de mensagens por segundo menor a ocorrência de zero watt no pooling, porém o contrário para websockets. .

Conclusão prévia do 1o. experimento O Watts up não se mostrou adequado para o objetivo de análise do consumo, o que está sendo registrado é o consumo do carregador à fonte de tensão (tomada). O objetivo é avaliar o consumo do dispositivo, o que é consumido sem o carregador, intenção de isolar a bateria e utilizar fonte de tensão conectada diretamente ao dispositivo móvel. + -

2a. Experimentação - Metodologia Eliminar o carregador do celular e medir o consumo entre a bateria e o dispositivo, utilizado recurso do osciloscópio e com registro pelo amalghma(sw). Amalghma CH1 - Sinalização CH2 Objetivo Celular Referência Bateria - - Resistência + +

2a. Experimentação - Metodologia Oportunidades: A bateria descarrega rapidamente, < 1h. O dispositivo móvel não funciona sem a bateria, inserindo diretamente uma fonte de corrente no ponto positivo e negativo, é necessário a terceira conexão. Mensurar a energia com o carregador e inverter a fase no osciloscópio.

2a. Experimentação - Metodologia Carregador conectado ao dispositivo, servidor com acesso local e remoto, apenas a aplicação em execução no dispositivo móvel e medição registrada no amalghma em 1h, capturada pelo osciloscópio.

2a. Experimentação - Metodologia Há valores negativos que não devem aparecer nas medições, testar cenários para eliminar esses valores, utilizado apenas protocolo comet, pouco menos de 1h. 1a. versão do app, sem sinalização. 2a. versão do app, apenas com bateria. 2a. versão do app, com carregador.

Próximos Passos Eliminar os valores negativos registrados pelo osciloscópio. Intenção de utilizar uma fonte de corrente conectada à bateria para prover alimentação sem inversão de fase como no carregador. Realizar novos experimentos. Possível adequação no amalghma para o proprósito.