FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Advertisements

Mobilização Social pela Educação
Federação Portuguesa de Atletismo
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Unidades de Ensino da Microsoft
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
 .
PROJETO SAÚDE.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Técnicas de Negociação
O que é a avaliação de CRCT? Prova de Competência Baseada em Critério
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Apropriação de Resultados
Apresentação do projeto – reunião de pais
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Ajude – me!!.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O nó de afeto.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
Metodologia de Pesquisa
Transferência de aprendizagem
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Técnicas dos alunos de sucesso
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Mobilizando seus colegas de trabalho
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Oficina de Apropriação de Resultados
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Bem-vindos à Campanha de Matrícula para o Jardim de Infância em 2013
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Aula 07 – Ensino Fundamental II
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Investigar, ensinar e aprender
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
PLANEJAMENTO DE ENSINO
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Projeto de Instrução Sobre Avaliações Estudantis “SAL-P”
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Transcrição da apresentação:

FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida FCAT: What Every Parent/Guardian Should Know 3/30/2017 What Every Parent/Guardian Should Know - Portuguese version FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida O que todos os pais ou responsáveis devem saber Nancy E. Brito, Setor de Avaliações briton@palmbeach.k12.fl.us 561-357-7521, PX 47521 Nancy E. Brito, Instructional Specialist, Department of Assessment, 561-357-7521

Os pais são os primeiros professores da criança e o lar é sua primeira sala de aula.

Você sabia que o que você faz ou não faz, diz ou não diz a seus filhos tem consequência no desenvolvimento acadêmico deles?

Qual é o objetivo desta apresentação? Oferecer aos pais ou responsáveis Informações sobre o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT) para assegurar que Nenhum pai ou responsável fique para trás

O que é o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT)? O FCAT é um teste administrado aos alunos do Estado da Flórida para avaliar o que eles aprenderam e são capazes de executar em Leitura, Redação, Matemática e Ciências.

O que é o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT)? O FCAT SSS avalia como os alunos estão cumprindo com os Critérios do Estado da Flórida em Leitura, Redação, Matemática e Ciências.

Detalhes sobre o FCAT A classificação está relacionada ao desempenho do aluno avaliados pelos Padrões de Referência estabelecidos pelos Critérios do Estado da Flórida (SSS). Avalia o desempenho em Leitura, Matemática, Ciências e Redação A Leitura e Matemática são avaliadas da 3a a 10a série A Redação é avaliada na 4a, 8a e 10a série Ciências é avaliada na 5a, 8a e 11a série Tipos de questões: múltipla escolha, questões que exigem resposta em tabela quadriculada e questões abertas.

Detalhes sobre o FCAT O teste de matemática avalia uma variedade de habilidades e estratégias para resolução de problemas. O teste de leitura avalia vocabulário e a capacidade de ler e escrever. O teste de redação avalia o conhecimento de quatro elementos: coerência, organização, fundamentação e convenções. O teste de ciências avalia os conceitos da ciência e o raciocínio científico.

Quem se submete ao FCAT? Alunos de 3a a 11a série SÉRIES LEITURA REDAÇÃO MATEMÁTICA CIÊNCIAS 3 X 4 5 6 7 8 9 10 11

Qual é o tempo de duração do FCAT em minutos? Tipo de Escola Série Leitura Matemática Ciências Redação Escolas de Jardim a 5a série 3 120 4 160 45 5 Escolas de 6a a 8a série 6 7 8 Escolas de 9a a 12a série 9 10 180 11 150

Quantas questões tem o FCAT? Tipo de Escola Série Leitura Matemática Ciências Redação Escolas de Jardim a 5a série 3 50-55 45-50 4 1 tema 5 55-60 Escolas de 6a a 8a série 6 7 8 Escolas de 9a a 12a série 9 10 11 Repetir

Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões de múltipla escolha (Leitura, Matemática e Ciências) Questões abertas (Respostas curtas e longas) Questões que exigem respostas em tabela quadriculada (Matemática e Ciências) Composição (Redação)

Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões de Múltipla Escolha – os alunos selecionam uma opção entre quatro Leitura, Matemática, Ciências da 3a a 11a série 1 ponto cada Exemplo de uma questão de múltipla escolha no teste de leitura Qual é a frase que descreve MELHOR o tema da estória? F. Os avôs podem servir de poderoso estímulo para seus netos. G. As crianças às vezes são capazes de conseguir realizar algo tão bem quanto os adultos. H. De vez em quando os adultos se transformam devido à experiência de terem lutado na guerra. I. Os homens e as mulheres do Congresso podem ajudar o povo a conseguir aquilo que merece.

Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões abertas – Os alunos respondem as questões de Leitura usando suas próprias palavras ou demonstram como solucionar questões de Matemática e Ciências. Leitura (4a, 8a e 10a série) Matemática (5a, 8a e 10a série) Ciências ( 8a e 11a série) Dois tipos: Resposta curta Máximo de 2 pontos Resposta longa Máximo de 4 pontos

Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões abertas Exemplo de resposta curta no teste de leitura LEIA RACIOCINE EXPLIQUE 4. Na estória, ambos a raposa e o fazendeiro, ajudam-se de maneira recíproca. Utilize detalhes e informações da estória para explicar esta reciprocidade. Exemplo de resposta longa no teste de leitura 15. As formigas prateadas possuem uma maneira de caçar muito especial. Utilize as informações e detalhes do artigo para explicar: Cada etapa da caça da formiga prateada e As razões das formigas prateadas caçarem da forma que o fazem. LEIA RACIOCINE EXPLIQUE

Quais são os tipos de questões do FCAT? Respostas em tabela quadriculada – são questões que exigem que o aluno solucione o problema e “preencha” ou assinale as respostas numéricas em tabela quadriculada própria para respostas. Matemática (5a, 8a e 10a série) Ciências (8a e11a série) 1 ponto cada Exemplo de resposta em tabela quadriculada no teste de matemática

Quais são os tipos de questões do FCAT? Composição – exige que o aluno responda redigindo sobre um tema atribuído (tópico) Redação Séries 4a, 8a e 10a série Máximo de 6 pontos Os alunos da 4a série respondem a um tema que lhes é solicitado explicar (redação explicativa) ou a contar uma história (narrativa). Os alunos da 8a e 10a série respondem a um tema que lhes é solicitado explicar (redação explicativa) ou a persuadir (redação persuasiva). Exemplo de tema para uma narrativa Todos nós já fizemos algo do qual sempre iremos nos lembrar. Pense sobre uma ocasião em que você tenha feito algo especial do qual sempre irá se lembrar. Agora, escreva uma história sobre esta ocasião em que você fez algo especial do qual sempre irá se lembrar.

Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de Jardim à 5a série Série Leitura Matemática Ciências Redação 3 50-55 ME 45-50 ME 4 5-7 RC e RL 1 tema 5 35-40 ME 10-15 TQ 5-8 RC e RL 45-55 ME

Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de 6a a 8a série Série Leitura Matemática Ciências Redação 6 50-55 ME 35-40 ME 10-15 TQ 7 8 45-50 ME 5-7 RC e RL 30-35 ME 15-20 TQ 5-8 RC e RL 40-45 ME 3-6 TQ 1 tema

Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de 9a a 12a série Série Leitura Matemática Ciências Redação 9 50-55 ME 30-35 ME 15-20 TQ 10 45-50 ME 5-7 RC e RL 5-8 RC e RL 1 tema 11 40-45 ME 3-6 TQ Repetir 50-60 ME 25-35 ME 25-30 TQ

Quais são os Níveis de Complexidade Cognitiva? As questões do FCAT possuem tres níveis de complexidade cognitivas: Baixo - exige que o aluno solucione problemas em uma única etapa, recorde e identifique fatos básicos. Moderado –Exige do aluno mais do que uma simples memorização ou que aplique as habilidades e conceitos abrangidos em nível de complexidade baixo. Alto – Exige que o aluno analise e sintetize as informações apresentadas, utilizando seu próprio raciocínio, raciocínio abstrato e bom senso.

Exemplo de Complexidade Cognitiva na parte de Leitura do FCAT Spot, o cão de Maria, quase que a derrubou quando ela entrou pela porta. Maria percebeu logo, que as tigelas estavam vazias e que ela tinha esquecido de deixar comida. Spot mal podia esperar que Maria enchesse as tigelas para ele comer apressadamente. Voltando à cozinha mais tarde, Maria não pôde deixar de notar o semblante sorridente de Spot adormecido.

Exemplo de Complexidade Cognitiva na parte de Leitura do FCAT Baixo - Qual era o nome do cão de Maria? (Leia as linhas) Moderado - Qual era o problema de Spot? (Leia as entrelinhas) Alto - Por que Spot PROVAVELMENTE sorria durante o sono? (Leia além das entrelinhas)

Quais são os Níveis de Aproveitamento do FCAT? Descrevem o êxito alcançado pelo aluno no teste de Leitura, Matemática e Ciências de acordo com o que é exigido pelos Critérios do Estado da Flórida. Variam de 1 a 5 sendo que nível 1 é o mais baixo e nível 5 o mais alto. Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5

Como os níveis descrevem o aproveitamento do aluno? Nível 5 Este aluno obteve êxito nas matérias mais desafiantes, dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 4 Este aluno obteve êxito nas matérias desafiantes, dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 3 Este aluno obteve êxito parcial nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida, porém o desenvolvimento está inconsistente. Nível 2 Este aluno obteve êxito limitado nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 1 Este aluno obteve pouco êxito nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida.

O que é Escala de Classificação do Desenvolvimento? Escala de Classificação do Desenvolvimento (DSS) Varia de 86 a 3008 É utilizada para determinar o progresso anual do aluno de uma série para outra. É utilizada para Leitura e Matemática No relatório do aluno a escala de classificação do desenvolvimento é denominada FCAT Score (Classificação no FCAT)

Níveis de Aproveitamento e Classificação do Desenvolvimento no FCAT FCAT: What Every Parent/Guardian Should Know Níveis de Aproveitamento e Classificação do Desenvolvimento no FCAT 3/30/2017 Série Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 3a 86-1045 1046-1197 1198-1488 1489-1865 1866-2514 4a 295-1314 1315-1455 1456-1689 1690-1964 1965-2638 5a 474-1341 1342-1509 1510-1761 1762-2058 2059-2713 6a 539-1449 1450-1621 1622-1859 1860-2125 2126-2758 7a 671-1541 1542-1714 1715-1944 1945-2180 2181-2767 8a 886-1695 1696-1881 1882-2072 2073-2281 2282-2790 9a 772-1771 1772-1971 1972-2145 2146-2297 2298-2943 10a 844-1851 1852-2067 2068-2218 2219-2310 2311-3008 Leitura Série Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 3a 375-1078 1079-1268 1269-1508 1509-1749 1750-2225 4a 581-1276 1277-1443 1444-1657 1658-1862 1863-2330 5a 569-1451 1452-1631 1632-1768 1769-1956 1957-2456 6a 770-1553 1554-1691 1692-1859 1860-2018 2019-2492 7a 958-1660 1661-1785 1786-1938 1939-2079 2080-2572 8a 1025-1732 1733-1850 1851-1997 1998-2091 2092-2605 9a 1238-1781 1782-1900 1901-2022 2023-2141 2142-2596 10a 1068-1831 1832-1946 1947-2049 2050-2192 2193-2709 Matemática contain the Reading and Mathematics Developmental Scale Scores or DSS. Every student should be familiar with these charts. They should know that Level 3 is considered the FCAT proficiency level. Therefore, the goal should be to score Level 3 or above. The chart shows the developmental score ranges for each grade by level of proficiency. The numerical score describes student achievement of the SSS benchmarks in Reading and Mathematics. It is based on grade level expectation. It determines student progress from grade to grade. Development Scale Scores range from 86 to 3008. Nancy E. Brito, Instructional Specialist, Department of Assessment, 561-357-7521

O que são Escalas Classificatórias? Variam de 100 a 500 São utilizadas para determinar o resultado dos alunos na parte de Ciências do FCAT. No relatório do aluno a escala classificatória é denominada FCAT Score (Classificação no FCAT).

O que são Escalas Classificatórias? Ciências Série Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 5a 100 – 272 273 – 322 323 – 376 377 – 416 417 - 500 8a 100 – 269 270 – 324 325 – 286 387 – 431 432 – 500 11a 100 – 278 279 – 323 324 – 379 380 – 424 425 - 500

O que é Sistema de Classificação ? Varia de nenhuma pontuação até 6 É utilizado para determinar o resultado da redação do aluno sobre um tema do FCAT No relatório do aluno o sistema de classificação é denominado FCAT Score (Classificação no FCAT). .

FCAT: What Every Parent/Guardian Should Know 3/30/2017 O que é Sistema de Classificação? Sistema de Classificação em Redação 6 A redação demonstra coerência entre as idéias e o tema, apresenta um plano de organização (incluindo um começo, meio, conclusão e elementos de ligação) e inclui amplo desenvolvimento de fundamentação. 5 A redação demonstra coerência entre as idéias e o tema e inclui desenvolvimento de fundamentação adequado. 4 A redação de modo geral demonstra coerência entre as idéias e o tema e apresenta um sentido de perfeição e totalidade. 3 A redação de um modo geral demonstra coerência entre as idéias e o tema mas pode faltar o sentido de perfeição e totalidade. 2 A redação demonstra pouca coerência entre as idéias e o tema. 1 A redação mal demonstra coerência entre as idéias e o tema. sem classificação A resposta está ilegível. Unscorable. The paper is unscorable because • the response is not related to what the prompt requested the student to do, • the response is simply a rewording of the prompt, • the response is a copy of a published work, • the student refused to write, • the response is written in a foreign language, • the response is illegible, • the response is incomprehensible (words are arranged in such a way that no meaning is conveyed), • the response contains an insufficient amount of writing to determine if the student was attempting to address the prompt, or • the writing folder is blank. Nancy E. Brito, Instructional Specialist, Department of Assessment, 561-357-7521

Assegure que seu filho compareça à escola regularmente. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os testes demonstram o rendimento global de seu filho. Quanto mais tempo a criança passar em situações propícias ao aprendizado, mais provável será que ela seja bem sucedida nos testes. Assegure que seu filho compareça à escola regularmente.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? A criança que tem receio de fracassar tem mais probabilidades de cometer erros. Incentive o seu filho. Elogie-o(a) pelas boas ações realizadas durante o ano.

Observe para que seu filho tenha uma alimentação balanceada. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Um corpo saudável proporciona uma mente ativa e sã. Observe para que seu filho tenha uma alimentação balanceada.

Verifique se os seus filhos concluem as tarefas para casa. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O dever de casa fundamenta os ensinamentos da aula e podem ajudar o seu filho a compreender as tarefas atribuídas em sala de aula. Verifique se os seus filhos concluem as tarefas para casa.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os pais e professores deverão trabalhar juntos para beneficiar a criança. Se reúna com o(s) professor(es) de seu filho frequentemente para analisar o progresso de seu filho.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? A escola não é o único lugar onde se pode aprender. Você pode ajudar o seu filho a compreender melhor o dever de casa. Peça ao professor de seu filho sugestões de atividades para fazer em casa com o seu filho.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aluno precisa de tempo e de um espaço para concentrar-se no dever de casa. Providencie um horário e um espaço sem barulho e confortável em casa para os estudos.

Assegure que seu filho esteja descansado em dias de aula. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Crianças cansadas dificilmente prestam atenção às aulas ou não conseguem lidar com as exigências das tarefas e testes atribuídos em sala de aula. Assegure que seu filho esteja descansado em dias de aula.

Tente não ficar muito ansioso quanto aos resultados dos testes. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Muito ênfase nas classificações dos testes poderá perturbar a criança. Tente não ficar muito ansioso quanto aos resultados dos testes.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Você tem o direito de saber quais os testes que seu filho estará se submetendo e o objetivo dos mesmos. Peça ao diretor ou ao orientador educacional de seu filho para lhe fornecer uma relação com as datas e horários dos testes administrados durante o ano e que lhe explique a finalidade dos mesmos.

O aluno precisa de tempo para se preparar para as aulas do dia. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aluno precisa de tempo para se preparar para as aulas do dia. Assegure que seu filho chegue pontualmente à escola.

Verifique se o seu filho está vestido confortavelmente. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aluno deve vestir-se com roupas confortáveis e adequadas ao clima. Verifique se o seu filho está vestido confortavelmente.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aproveitamento nos testes depende também de prestar atenção às instruções e ter capacidade para ler o teste. Se o seu filho usa aparelho de audição e óculos, certifique que ele(a) se lembre de usá-los durante todas as sessões do teste.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O seu filho talvez se qualifique a: ter um tempo extra para concluir o teste; ter assistência com tradução; ter o teste administrado em sala separada; ter ampliação visual ou outras adaptações. Assegure que seu filho tenha as adaptações adequadas para fazer o teste.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O café da manhã é a refeição mais importante do dia! É o combustível que lhe proporciona energia pela manhã. Crianças que tomam o café da manhã são mais bem sucedidas na escola, participam mais das atividades físicas e têm mais tendência a alimentarem-se de forma saudável. Assegure que seu filho esteja bem descansado e que tome um café da manhã saudável no dia do teste.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Preocupação com os testes poderá fazer com que o aluno esqueça de suas tarefas domésticas no que poderá resultar em argumento. Assegure que seu filho não esteja sobrecarregado com muitas demandas durante a época do teste.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O rendimento no teste depende de estar com a mente despreocupada e concentrado na tarefa em mãos. Certifique-se de não criar mais situações que causem tensão, sejam estas relacionadas à escola ou não. Os alunos precisam focar suas energias para um bom rendimento no teste.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Preparação e organização ajudam a facilitar o dia. Assegure-se de não ter pressa na manhã do teste. Ajude seu filho a organizar tudo o que ele(a) precisa na noite anterior ao teste, levantar cedo para tomar um bom café da manhã e chegar pontualmente à escola.

Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? As emoções se relacionam de maneira importante com a motivação e com o desenvolvimento acadêmico. Faça com que os dias de teste não sejam atrapalhados por emoções negativas.

Mantenha uma atitude positiva em relação aos testes. Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os testes fazem parte de nosso sistema educacional. Conversar sobre os testes com seu filho poderá aliviar a tensão relacionada com a realização dos mesmos. Mantenha uma atitude positiva em relação aos testes.

Onde os pais e responsáveis poderão encontrar informações sobre o FCAT? http://fcat.fldoe.org/fcatpub3.asp

Onde os pais e responsáveis poderão encontrar informações sobre o FCAT? http://fcat.fldoe.org/pdf/ufr_08.pdf

Onde os pais e responsáveis poderão encontrar informações sobre o FCAT? http://www.palmbeach.k12.fl.us/drea/pro_devel/index_pro_devel.html

Guias para o Aprendizado Tools for Parents Tools for Students http://www.palmbeach.k12.fl.us/learning_tools/

Juntos poderemos ajudar os nossos alunos alcançarem êxito! Lembrem-se que… Juntos poderemos ajudar os nossos alunos alcançarem êxito! Êxito do Aluno! The Department of Multicultural Education Translation Team certifies that this is a true and faithful translation of the original document. February 2009 - (561) 434-8620 - SY 09-1021