UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
AUDIOMETRIA.
Terapia do Processamento Auditivo
Audiometria Questões Polêmicas
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
Surdez A Educação dos Surdos.
Repertório da “Mãe” e do Bebé   VOCALIZAÇÕES INFANTIS E REAÇÕES PARENTAIS Heidi Keller and Axel Schölmerich Osnabrück University Osnabrück, Federal Republic.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Efeitos do Ruído No Homem
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Apraxias verbal e orofacial na Doença de Alzheimer.
Processamento Auditivo e Gagueira
Processamento Auditivo
“Orientações para o gerenciamento audiométrico na empresa”
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Alterações de linguagem em alcoolistas Andréia Cristina Munzlinger dos Santos Gabriela Coelho Pereira De Luccia UNIVAG – Centro Universitário de Várzea.
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
Processo Psicodiagnóstico
Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO,
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Edison A. C. Aranha Neto LabPlan/UFSC
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
Universidade Federal de Minas Gerais
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Programa de Pós–Graduação em Ciências da Saúde Sistemas Sensoriais.
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Análise perceptivo-auditiva, acústica e da qualidade de vida relacionadas à voz em pacientes com Disfonia Espasmódica nos momentos pré e pós aplicação.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Anquiloglossia familial e funções orofaciais
Memória e Envelhecimento
Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade.
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Asymmetric vestibular evoked myogenic potentials in unilateral Menière patients Eur Arch Otorhinolaryngol (2011) 268:57–61 DOI /s
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Renata Vianna Mestranda PUC-Rio
Introdução Aparelho auditivo implantado no osso (BAHA) é um dispositivo de titânio que fornece uma via alternativa da transmissão som até a coclea.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Fernanda Ferreira Caldas
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
Potenciais evocados, visual e auditivo, em
Caso Clínico Disciplina : Prótese Auditiva.
Recovery from forward masking in Elderly Cochlear Implant Users Aluna de Mestrado: Carolina Costa Cardoso Orientador: Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr Sistemas.
Teste.
Implicações da perda auditiva para o aluno surdo na escola
TESTE DA ORELHINHA.
Equipe responsável pela produção
sistemas de informação
Disciplina de Auditoria Curso Ciências Contábeis Profa. Andréia Mota
PAIR / PAINPSE Esther Araújo.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
PET Fonoaudiologia apresenta:
PAIR – Como avaliar a contribuição de causas não ocupacionais
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Avaliação eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo em indivíduos pós traumatismo cranioencefálico. Andréa Tortosa Marangoni Renata Beatriz Fernandes Santos Ítalo Capraro Suriano Karin Zazo Ortiz Daniela Gil

Objetivo: Caracterizar o desempenho de indivíduos pós traumatismo cranioencefálico na avaliação auditiva eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo. Método: Sete indivíduos pós traumatismo cranioencefálico com idade média de 32 anos; Limiares auditivos dentro dos padrões da normalidade entre 500 e 4000Hz; Foram submetidos à: Avaliação audiológica básica; Testes eletrofisiológicos: PEATE e P300; Avaliação comportamental do Processamento auditivo: Teste de localização sonora (LL); Memória seqüencial verbal (MSV) e não-verbal (MSNV); Teste de fala com ruído branco (TFRB); Teste de padrão de duração com tom puro (TPD); Teste de fusão auditiva randomizado (RGDT); Teste dicótico consoante-vogal – etapa de atenção livre (TDCV); Teste de identificação de sentenças sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral (SSI-MCI ou PSI-MCI), Teste dicótico de dissílabos alternados (SSW).

Resultados: PEATE: 28,5% apresentaram alteração à OD e 57,14% apresentaram alteração à OE, todas caracterizadas por alteração de tronco encefálico baixo com exceção de uma que apresentou alteração difusa de tronco encefálico. P300: sem alteração na latência; PAC: 14,3% apresentaram alteração de grau leve, 28,5% moderado, 42,9% severo e apenas 14,3% dos indivíduos não apresentaram alteração de grau. Conclusão: As avaliações eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo são sensíveis para identificar alterações auditivas centrais em indivíduos pós traumatismo cranioencefálico, sendo estas fundamentais nesta população para complementação de diagnóstico e identificação de possíveis seqüelas, visando contribuir na reabilitação destes indivíduos.