A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
Forum of Federations / Forum des fédérations  
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Universidade Potiguar - UNP
Custos sociais e econômicos da criminalidade no Brasil
A Escalada da Violência.
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
Organização Territorial da Indústria no Brasil
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Movimentos Internacionais de Fatores
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Secretaria Nacional de Segurança Pública
Modelo Keynesiano Simples
Modelo Keynesiano Simples
O Mercado de Bens em uma Economia Aberta
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
Área de Operações Indiretas
A questão das drogas Aula FGV Julita Lemgruber 30 de agosto de 2012.
PERDAS E DANOS A política do confronto e a segurança pública no estado do Rio de Janeiro Julho de 2008.
Pensando o Encarceramento Feminino: Desafios e Perspectivas
Desequilíbrio de concorrência
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
A INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS
Bo Mathiasen Representante Regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul
O GOVERNO LULA ( hoje).
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Brasília, 17 de setembro de 2010
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
O comércio internacional
O Cooperativismo como Vantagem Competitiva: Uma análise entre as Sociedades Cooperativas e os Bancos Comerciais Ana Carolina Calegaro Lopes da Silva Ana.
Balanço da Atuação do Governo
Crimes Letais Intencionais contra Mulheres no Espírito Santo
Mercado de Trabalho no Brasil
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
Accor Hospitality América Latina
Novas Ameaças Temas específicos.
População e Crescimento Econômico
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Celso Leonardo Weydmann XXI Seminário Internacional de Política Econômica Departamento Economia Rural - UFV Outubro/2009.
Desindustrialização: Qualificações,
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
Conferência de Joanesburgo
Parte II: Determinantes do Produto
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
Professor Adriano Medeiros
Narcotráfico e uso no Brasil
Políticas de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Drogas LVII Fórum Permanente de Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro - setembro de 2014.
África: Perspectivas Econômicas e Empresariais Jorge Arbache Universidade de Brasília Seminário África Negócios São Paulo, 25 de agosto de 2014.
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Igualdade para todos! Plano Marshall.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PRF Silvia Regina.
Drogas, Economia, Tributação e a Ética Liberal Luís Fernando Moreira.
CARLOS ALBERTO PEIXOTO BAPTISTA CRMPR / CREMESP / CREMESC Coordenador Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas Médico – Universidade.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
Os mercados ilícitos: estrutura e funcionamento Aula 6 Instituto de Relações Internacionais
Transcrição da apresentação:

A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações Internacionais Universidade de São Paulo

O Brasil está entre os países mais violentos do Mundo Entre 2003 e 2007, mais de 240 mil pessoas foram vítimas de homicídio no Brasil, isto significa uma média anual no período de aproximadamente 27 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Esta taxa coloca o Brasil entre os 5% mais violentos do mundo, com uma taxa que é quase três vezes a taxa média mundial.

O crime violento é um fenômeno nacional Entre 1980 e 2007 todos os 26 estados da federação que existiam em 1980 apresentaram aumento na taxa de homicídio. Em oito estados a taxa aumentou mais de 200% no período. O estado mais violento do Brasil em 2007 era Alagoas com 60,4 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, seguido pelos estados do Espírito Santo e Pernambuco com taxas acima de 50 por 100mil.

Por que o país se tornou tão violento no mesmo período em que houve uma melhora na distribuição de renda e no acesso à educação?

Oportunidades perdidas...

Um sócio singular na elite mundial:

Um mundo cada vez mais interconectado abriu novos horizontes ao comércio ilícito Mortes por Cocaína Export & Import

O aumentado 6% do comércio mundial no período de 1990 a 2000 criou igualmente um amplo espaço para o comércio ilícito (Naim) Mortes por Cocaína Export & Import Uma boa notícia?

O vetor das drogas e das armas

10 ou menos 11 a a a a 90 Acima de 90 Taxas de Homicídio por 100 mil habitantes: País Cidades Produção de Coca Refino e distribuição Rota Regional Rota Internacional Cocaína

10 ou menos 11 a a a a 90 Acima de 90 Taxas de Homicídio por 100 mil habitantes: País Cidades Europa Produção de Coca Refino e distribuição Rota Regional Rota Internacional EUA Cocaína Tríplice Fronteira

10 ou menos 11 a a a a 90 Acima de 90 Taxas de Homicídio por 100 mil habitantes: País Cidades Produção de Coca Refino e distribuição Rota Regional Maconha

Traficantes respondem a incentivos O tráfico de drogas é um crime transnacional e organizado: Agentes maximizadores que atuam em um mercado global; Agentes maximizadores que atuam em um mercado global; O Mercado, a formação de preços e o comportamento das firmas podem ser analisados segundo o modelo beckariano (Gary Becker) de custos e benefícios associados ao comportamento transgressor:. O Mercado, a formação de preços e o comportamento das firmas podem ser analisados segundo o modelo beckariano (Gary Becker) de custos e benefícios associados ao comportamento transgressor:. Becker, G.S., Murphy, K.M. & Grossman, M analisam o mercado ilícito das drogas; Freyer, Heaton Levitt e Murphy 2005 estudaram o impacto do crack nos guetos.

Produção S Lozada Plan Colombia Evo

O Consumo não é apenas um problema da Europa e dos EUA

Como superar o déficit de punição sem grandes reformas institucionais?

O que teria acontecido se São Paulo tivesse acompanhado o restante do Brasil? Brasil São Paulo São Paulo = Brasil mil vidas poupadas

Outros exemplos de sucesso: São Paulo não é o único exemplo de que é possível obter-se a redução do crime por meio da expansão da capacidade operacional do sistema de justiça criminal. A experiência com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) permitiu quebrar a inércia produzida por décadas de políticas erradas que concederam aos traficantes e milicianos o papel de provedores dos serviços de segurança em várias áreas da cidade.

Evidências do bom desempenho do Programa: Na Cidade de Deus a maior área sob intervenção do programa de Polícia Pacificadora, no período de janeiro a maio de 2009 em comparação com o mesmo período do ano anterior houve uma queda de 46% nos homicídios e de 77% nos autos de resistência.

A descriminalização do consumo e a penalização do tráfico podem ajudar a controlar o crime?

Incentivos assimétricos: Comissão Presidencial (2009) 1) tratar o consumo de drogas como uma questão de saude pública; 2) adotar políticas de redução do consumo mediante campanhas de informação e prevenção; 3) focalizar a repressão sobre o crime organizado

Nem entre os operadores

A proibição como status-quo Por que os grupos de maior renda geralmente pressionam os governos pela adoção de políticas mais duras contra o tráfico de drogas e mais brandas contra o consumo? O custo da reputação é maior para os ricos, eles farão o possível para evitar uma condenação porque isso pode significar perdas substantivas de renda no futuro. Becker, G.S., Murphy, K.M. & Grossman, M

Uma conclusão: é possível reduzir o crime sem grandes mudanças estruturais na sociedade De fato, muitas pessoas na América Latina estão conformadas com as altas taxas de crime de seus países, como se essas fossem inevitáveis em uma economia e em uma sociedade modernas. No entanto, a experiência dos EUA mostra o contrário G. Becker, depois de visitar o México em 2006.