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COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.

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1 COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente mensuráveis. CONTUDO...

2 ... CONDUTA SOCIALMENTE VALORIZADA LEGITIMIDADE SOCIAL ATENÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS (políticas, sociais, ambientais, tecnológicas, novos concorrentes, novos padrões de consumo, novos atores sociais) têm sido cada vez mais considerados no que diz respeito à condição competitiva. PORTANTO...

3 ...a competitividade não pode ser vista apenas como resultado da eficiência de aspectos organizacionais ou puramente técnicos e a excelência empresarial deve conter, agora, a atenção ao ambiente macro e a valorização institucional aos olhos da sociedade. A legitimidade social diminuirá a volatilidade da empresa, aumentando sua sobrevivência em determinado mercado.

4 Dessa forma, a competitividade deve ser vista como COMBINAÇÃO DE FATORES TÉCNICOS E INSTITUCIONAIS

5 ambiente técnico: indicadores de competitividade empresarial com base em recursos econômicos.
(eficiência operacional, aspectos quantitativos de qualidade, produtividade e desempenho). ambiente institucional: necessidade de obter legitimidade perante os diversos atores do mercado, por meio de valorização da imagem e adequação às normas de conduta do segmento onde atua.

6 Portanto, as organizações estão sujeitas a pressões contextuais, que acabarão por influenciar suas estratégias de atuação, a forma de competição. As empresas deverão considerar diferentes normas, valores ou crenças, para que sejam legitimadas pela sociedade. A capacidade de resposta (estratégias diferenciadas) a essas questões determinará o diferencial competitivo da organização.

7 FATORES DE COMPETITIVIDADE
GRUPO DE ESTRATÉGIAS FATORES DE COMPETITIVIDADE MERCADOLÓGICOS Preço baixo, arquitetura flexível, logística, participação no merc. Int., estratégia global, benchmarking, visão para o mercado, planejamento estratégico, avaliação ambiental. RELACIONADOS AOS CLIENTES Satisfação das necessidade s e expectativas dos clientes, fidelização, relacionamento. RELACIONADOS À GESTÃO DE RECURSOS Agilidade, inovação, sist. de informação, metas, informatização, qualidade, P&D, desenvolvimento e valorização de pessoal, custos baixos, certificações. ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO Conhecimento e valorização das relações com concorrentes, valorização da imagem institucional, cooperação empresarial, relacionamento com fornecedores.

8 Segundo o macroambiente a que pertencem, as organizações têm adotado os perfis abaixo:
Padrão internacional: arquitetura flexível, ágil e inovadora. Qualidade. Benchmarking. Conhecimento, satisfação e relacionamento com os clientes. Padrão nacional: foco na atenção ao cliente. Inovação. Criatividade. Desenvolvimento de pessoal para acompanhar as mudanças ambientais. Padrão regional/local: foco na atenção ao cliente. Fidelização. Relações cooperativas. Técnicas modernas de gerenciamento. Apoio institucional. Capacitação tecnológica com vistas à inserção no mercado internacional.

9 Pela análise dos padrões acima, as empresas focalizam, basicamente, em: Padrões internacionais: aspectos empresariais internos, baseados na melhoria dos processos da empresa. Padrão nacional: ênfase às estratégias que proporcionam crescimento de vendas e participação no mercado. Padrão regional/local: atenção ao apoio institucional e em técnicas prontas de gestão. Inovação e criatividade aplicadas ao produto e não ao processo.

10 Elementos de competitividade vistos de maneira individualizada
Eficiência: melhor aproveitamento possível dos recursos, com a finalidade de MAXIMIZAR os resultados. redução de custos; agilizar processos; elevar a produtividade.

11 Inovação: estratégias organizacionais que indiquem novos caminhos a seguir, com a finalidade de elevar o nível dos resultados. liberdade de iniciativa para os funcionários; investimentos em P&D; busca por inovações tecnológicas.

12 Qualidade: estratégias que procuram atender as expectativas dos clientes com relação a produtos e serviços, e às necessidades técnicas das organizações, procurando reduzir erros e custos. treinamento de funcionários; preocupação com a qualidade dos serviços, matérias-primas e equipamentos adquiridos de terceiros, com a exigência de certificações.

13 Flexibilidade: estratégias que visam a desenvolver a rápida capacidade de resposta da organização às mudanças ambientais. capacidade de coordenação; nível de adaptabilidade.

14 Responsabilidade Ecológica: soluções que reduzam o impacto ecológico.
uso de material e matéria-prima ecologicamente corretos; tecnologias de tratamento de resíduos; certificações ambientais.

15 Cooperação: procuram se relacionar com as empresas concorrentes, distribuidores e fornecedores.
distribuir riscos; aumentar a capacidade de competição.

16 Inserção Internacional: desenvolve a capacidade da organização para atuar em mercados externos.
acompanhar tendências internacionais; acompanhar as diferentes culturas.

17 Apoio Institucional: gerencia a imagem institucional da empresa.
dependência da organização com relação a elementos simbólicos.

18 Relacionamento com Clientes: estratégias organizacionais que visam conhecer e satisfazer as necessidades dos clientes. Fidelização; Investimento em apoio e resolução de problemas; Instrumentos de pesquisa que levem a conhecer o consumidor; Criação de laços entre a empresa e o consumidor.

19 Preço Final Baixo: estratégias que visam a proporcionar preços finais mais baixos, como estratégia de concorrência. Mercadorias simples e padronizadas; Mercadorias com custos reduzidos.

20 Modernidade: visa colocar a organização em conformidade com os níveis tecnológicos atuais, com as expectativas dos clientes e com as técnicas mais avançadas de produção. índice de automação dos processos produtivos; grau de adequação dos produtos às expectativas dos clientes; grau de adoção de modernas técnicas de produção.


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