Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos para Geração de Variáveis Aleatórias
Advertisements

Cardiopatias Congênitas na População Geral Prevalência e Distribuição
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Indicadores antropométricos Enfermagem e Puericultura.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Programa Bolsa Família
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Medidas de Erro AE CE VE E
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Exercícios Porcentagem.
Diferenciação e classificação de átomos
Estatística Aula 11 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Estudo de coorte retrospectivo
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
Provas de Concursos Anteriores
Plano Nacional de Leitura
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
OBJETIVOS DO ESTUDO: Identificar crianças e adolescentes inseridas ou vulneráveis ao trabalho precoce (linha de base para monitoramento do programa).
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
Módulo Financeiro Centro de Custo.
João Luiz Barbosa Nunes
ATUALIDADES DO MUNDO DO TRABALHO
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Fonoaudióloga Mestre Milene Rossi P. Barbosa
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
ESTUDO MOLECULAR DOS GENES NA GAGUEIRA
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
Secretaria da Educação
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Análise Bidimensional
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Medidas de tendência central e de dispersão
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Programação da Produção I
Avaliação do Desempenho
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.
Caso Clinico 1: Maria, de 28 anos de idade, é filha do Sr. José (60 anos), que é afetado por ataxia espinocerebelar tipo 3 (SCA3), uma doença de herança.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Perfil familial da gagueira: estudo lingüístico, eletromiográfico e acústico Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP

Objetivo Identificar o perfil familial da fluência da fala – aspectos lingüísticos, eletromiográficos e acústicos – em dois grupos distintos de crianças, com e sem história familiar próxima para a gagueira. Método Participaram do estudo 127 indivíduos, 32 crianças entre 4.0 e 11.11 anos (probandos) e 95 membros da família imediata, divididos em dois grupos: GI (CCG): 17 probandos com diagnóstico de gagueira; 17 pais, 17 mães, 10 irmãos e 13 irmãs; e GII (CSG): 15 probandos fluentes; 15 pais, 15 mães, 0 irmãos e 8 irmãs. Todos os procedimentos de testagem foram aplicados em todos os participantes: 1) Coleta das tipologias das rupturas – analise da fala auto-expressiva com 200 sílabas expressas; 2) Coleta eletromiográfica – foi analisada a atividade muscular da região perioral; masseter direito; região suprahióidea e acima da proeminência da tireóide. A variável pesquisada foi a taxa de velocidade do movimento (diadococinesia) alternada (papapa) e sequencial (pataka); 3) Coleta acústica – A variável pesquisada foi a taxa de velocidade do movimento (diadococinesia) alternada e seqüencial.

Resultados Foi encontrado o percentual de 41.1% de mães afetadas; 35.3% de pais afetados; 16.7% de irmãs afetadas e 40% de irmãos afetados. Considerando a variável sexo do probando, houve uma distribuição semelhante para meninos e meninas, sendo que para probandos do sexo masculino 33,3% tinham familiares com gagueira e para o sexo feminino 36,4%. Foi observado que existe uma similaridade na tipologia das rupturas da fala em todos os afetados de uma mesma família. Foi encontrada uma similaridade na ativação muscular para as taxas de diadococinesia em todos os afetados de uma mesma família. Houve diferença na comparação entre os probandos do grupo de pesquisa e do grupo controle. Há a sugestão de um padrão motor para a fala, numa relação passível de ser mensurada pala captação da ativação muscular periférica, dentro de uma mesma família. Foi encontrada uma similaridade na variação acústica para as taxas de diadococinesia em todos os afetados de uma mesma família. Conclusão A pesquisa realizada se caracteriza como uma primeira proposta de estudo endofenotípico da gagueira, pelo menos em dois aspectos: critérios objetivos de inclusão e tipo de sintomatologia manifesta da gagueira. O estudo contribui como um modelo para uma avaliação padronizada de inclusão de participantes nos estudos da genética molecular.