Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma

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Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma Rodolfo

Transporte na Logística O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. O transporte representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas (In: Fleury et al., 2000:126) Segundo Ballou (2001:156), a seleção de um tipo de transporte pode ser usada para criar uma vantagem competitiva do serviço.

Iniciativas de redução nos custos de transportes logísticos Intermodalidade (integração de vários modais de transporte); Surgimento de operadores logísticos (prestadores de serviços logísticos integrados). Geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.

Classificação dos tipos de tranportes Ferroviário No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas. Com relação aos custos, o modo ferroviário apresenta altos custos fixos em equipamentos, terminais e vias férreas entre outros. Porém, seu custo variável é baixo. Embora o custo do transporte ferroviário seja inferior ao rodoviário, este ainda não é amplamente utilizado no Brasil, como o modo de transporte rodoviário. Isto se deve problemas de infra-estrutura e a falta de investimentos nas ferrovias.

Classificação dos tipos de transportes Rodoviário É o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil, atingindo praticamente todos os pontos do território nacional. Se destina principalmente ao transporte de curtas distâncias de produtos acabados e semi-acabados. O transporte rodoviário apresenta custos fixos baixos (rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos), porém seu custo variável (combustível, manutenção,etc.) é médio. Vantagens: transporte integrado porta a porta, adequação aos tempos pedidos, freqüência e disponibilidade dos serviços. Desvantagens: transportar somente pequenas cargas.

Classificação dos tipos de transportes Hidroviário O transporte hidroviário é utilizado para o transporte de granéis líquidos, produtos químicos, areia, carvão, cereais e bens de alto valor (operadores internacionais) em contêineres. Em relação aos custos, o transporte hidroviário apresenta custo fixo médio (navios e equipamentos) e custo variável baixo (capacidade para transportar grande quantidade de tonelagem). É o modal que apresenta o mais baixo custo . Vantagens: capacidade de transportar mercadoria pesada e volumosa, custos de perdas e danos considerados baixos. Desvantagens: problemas de transporte no porto, lentidão e sofrer fortes influencias meteorológicas.

Classificação dos tipos de transportes Aeroviário Seu deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um caminho para esta modalidade, principalmente no transporte de grandes distâncias. Este tipo de transporte é utilizado principalmente nos transportes de cargas de alto valor unitário e perecíveis. O transporte aeroviário é o que tem custo mais elevado em relação aos outros modais. Seu custo fixo é alto (aeronaves, manuseio e sistemas de carga), bem como seu custo variável. Vantagens: velocidade elevada, segurança e redução de estoques. Desvantagens: custo de fretes, tempos de coleta e entrega, manuseio no solo e dimensões fiscais.

Classificação dos tipos de transportes Dutoviário Ainda é muito limitada, pois destina-se principalmente ao transporte de líquidos e gases em grandes volumes e materiais que podem ficar suspensos. A movimentação via dutos é bastante lenta, sendo contrabalançada pelo fato de que o transporte opera 24 horas por dia e sete dias por semana. Possui os custos fixos mais elevados e os custos variáveis mais baixos. Vantagem: tipo mais confiável Desvantagem: lentidão

Operadores Logísticos “um fornecedor de serviços integrados, capaz de atender a todas ou quase todas necessidades logísticas de seus clientes de forma integrada.” Com relação ao tipo de serviço oferecido, Novaes (2001: 328) classifica os operadores logísticos em três grupos: operadores baseados em ativos e operadores baseados em administração e tratamento de informação. Um terceiro grupo, formado por estes dois, é denominado híbrido.

Panorama do transporte brasileiro Atualmente, uma das principais barreiras para o desenvolvimento da logística no Brasil está relacionado com as enormes deficiências encontradas na infra-estrutura de transportes e comunicação. Com a expressiva participação de 65 % a 75% na matriz dos transportes brasileiros, seguido por cerca de 20% da ferrovia, o transporte rodoviário é o grande eixo de movimentação de cargas no transporte brasileiro.

Dúvidas? Retirado de : http://tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.pdf