HISTÓRIA DO SOCORRISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

PRIMEIROS SOCORROS WILLIAN VIEIRA DE SOUZA TEC. ENFERMAGEM.
Projetos Saúde – Linha do Trauma
A ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (APH) Carlos Alberto Guglielmi Eid
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH
Relacionamento Terapêutico
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS
Política Nacional de Atenção às Urgências
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS – RUE
Noções de administração em enfermagem II
Manobra de Heimlich Você sabe o que é isto? clique para prosseguir.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Medicina de Emergência: Onde, como e porque?
O seu Coração em boas mãos ... Rua Hugo Simas, 396 – Mercês – CJ 306
Políticas de Urgência e Emergência
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Bombeiros Vita pro Vita Ana Pinto Línguas Aplicadas.
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
Bombeiros Voluntários
SABER OS PROCEDIMENTOS A EFECTUAR EM CASO DE CUSTÓDIA.
Relato de um caso de suicídio pela internet
Assistência a Acidentados
ABORDAGEM INICIAL
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Acidente de trânsito Programa Nacional de Acidente de trânsito Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
FLUXO DO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA.
Prof. Raimundo Lima Monteiro
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
Serviço de Atendimento BombeirosINEM São profissionais com treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Médico Sem Fronteiras.
Como avaliar a EMERGÊNCIA
Prof. Erika Meirelles de Castro
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
SAMU 192 REGIONAL MOGI DAS CRUZES
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Triagem- APH- Multiplas vítimas
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
Caso prático: Tomada de decisões Projeto de triagem de pacientes em um serviço de Urgências Margarita Esteve Brasília, Setembro de 2014.
Negligência Imprudência imperícia
Curso de Primeiros Socorros
Enfermagem em Trauma e Emergência
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): análise da demanda e sua distribuição espacial em uma cidade do Nordeste brasileiro Amanda Priscila de.
UPA ADRIANA DA SILVA HELOISE GOMES INGRID DELLA VECHIA
AMBULÂNCIA.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Atendimento Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas)
Acolhimento na APS.
Pesquisa e Captação de Recursos Humanos nas áreas de Automação Industrial, Software para Dispositivos Móveis e TV Digital FOMENTO: SAMSUNG.
Dda. Alyssa Figueiredo.
SIEM SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA ICBAS-UP – Março de 2009, Porto.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DO SOCORRISMO PROF/ENFª: TATIANY CAVALCANTE

socorrismo conjunto de meios que podem ser aplicados para levar auxílio às pessoas em perigo.

 Pré-historia, onde o homem era confrontado com diversas situações na qual requereria o uso de primeiros socorros; Necessidade de desenvolver métodos que permitissem tratar doenças e lesões;

Época medieval (séc. 11), que se fala de socorristas pela primeira vez; criada a primeira organização religiosa de cavaleiros, a ordem de St. John, treinados especificamente para proporcionar cuidados médicos nos campos de batalha;

Apesar da contínua evolução das técnicas de socorrismo nas forças armadas, estas apenas chegaram aos civis, ao resto da população em meados de século 19 através, principalmente, da associação Cruz Vermelha.

CRUZ VERMELHA criada em 1863; Com o objetivo de fornecer ajuda aos soldados doentes e feridos no campo. Em linha com esta, os soldados foram treinados para tratar seus companheiros antes de os médicos chegaram;

Em 1792,  pessoas foram treinadas e equipadas para trabalhar longe dos hospitais de campanha. Sua tarefa era administrar os primeiros socorros no campo de batalha e, quando necessário remover a vítima para o hospital de campanha, em carroças.

Anos depois, um exército cirurgião veio com a idéia de civis de formação em que foi chamado de "pré-tratamento médico".  o primeiro curso de primeiros socorros público foi realizado em Londres em 1878 logo após a criação da Cruz Vermelha.

Surgimento das ambulâncias após a segunda guerra mundial, com a finalidade de transportar pessoas consideradas insanas, que precisavam ser transportadas com segurança;

SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. idealizado na França, em 1986como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.

No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.  O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto.

 O SERVIÇO FUNCIONA 24 HORAS POR DIA COM EQUIPES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E SOCORRISTAS; ATENDE ÀS URGÊNCIAS DE NATUREZA TRAUMÁTICA, CLÍNICA, PEDIÁTRICA, CIRÚRGICA, GINECO-OBSTÉTRICA E DE SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO? O SAMU REALIZA O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM QUALQUER LUGAR: RESIDÊNCIAS, LOCAIS DE TRABALHO E VIAS PÚBLICAS, CONTANDO COM AS CENTRAIS DE REGULAÇÃO, PROFISSIONAIS E VEÍCULOS DE SALVAMENTO;

 A LIGAÇÃO É ATENDIDA POR TÉCNICOS QUE IDENTIFICAM A EMERGÊNCIA E, IMEDIATAMENTE, TRANSFEREM O TELEFONEMA PARA O MÉDICO REGULADOR.

QUANDO CHAMAR O SAMU? NA OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS CARDIO-RESPIRATÓRIOS EM CASOS DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA EM CASO DE QUEIMADURAS GRAVES NA OCORRÊNCIA DE MAUS TRATOS *EM TRABALHOS DE PARTO ONDE HAJA RISCO DE MORTE DA MÃE OU DO FETO

EM CASOS DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO EM CRISES HIPERTENSIVAS QUANDO HOUVER ACIDENTES/TRAUMAS COM VÍTIMAS EM CASOS DE AFOGAMENTOS EM CASOS DE CHOQUE ELÉTRICO EM ACIDENTES COM PRODUTOS PERIGOSOS NA TRANSFERÊNCIA INTER-HOSPITALAR DE DOENTES COM RISCO DE MORTE

AMBULÂNCIAS - SAMU 192 AS AMBULÂNCIAS DO SAMU À SERVIÇO DA POPULAÇÃO DIVIDEM-SE EM UNIDADES DE SUPORTE BÁSICO (USB) E UNIDADES DE SUPORTE AVANÇADO (USA) OU UTI MÓVEL.

MOTOLÂNCIA MAIS AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS. A RAPIDEZ NO ATENDIMENTO PODE REPRESENTAR EM MUITOS CASOS, A DIFERENÇA ENTRE SALVAR E PERDER UMA VIDA OU MINIMIZAR E MAXIMIZAR SEQÜELAS.

 A MOTO A SERVIÇO DO SAMU 192 É PILOTADA POR UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM E TEM A POSSIBILIDADE DE CHEGAR MAIS RÁPIDO AOS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA EM LOCALIDADES ONDE O FLUXO DE TRÂNSITO É MUITO INTENSO OU EM TERRITÓRIOS DE DIFÍCIL ACESSO QUE AS AMBULÂNCIAS MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM PASSAR COM FACILIDADE.

Nos últimos anos, o tratamento pré-hospitalar tem evoluído a um ritmo sem precedentes, isto deve-se às investigações médicas e ao equipamento, Porem o objetivo do socorrismo hoje em dia, continua a ser o mesmo que no século 11 idealizado pelos cavaleiros.

EM TODOS OS MOMENTOS, O SOCORRISTA DEVE SE LEMBRAR QUE ESTÁ PRESTANDO SOCORRO A UM SER HUMANO. ELE DEVERÁ SER ÁGIL, TRANQUILO, COMPETENTE E HUMANO!

OBRIGADO!