UNI FIAM FAAM ESCRITÓRIO MODELO CICLOFAIXA 2010 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
Advertisements

PROJETO MESAS DE CONCRETO
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
APRESENTAÇÕES: REVITALIZAÇÃO DO VALONGUINHO COM INDICAÇÃO DE PASSARELAS E ELEVADOR PARA O INSTITUTO BIOMÉDICO PROJETO DE APROVEITAMENTO DA CAIXA D’ÁGUA.
Colaboração: Aline Almada
BARREIRAS ARQUITETÔNICAS
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
Aula 5 : Sinalização Horizontal
Marca Empresa/Empreendimento
Os cidadãos e o trânsito
Figura. Fluxograma do estudo de caso. O circuito das etapas. B
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Splitão  O conceito básico desta alternativa é a centralização do sistema em uma casa de maquinas , acoplado á uma rede de dutos para distribuição do.
PLANO VIÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
Vista Aérea da Região.
LOCALIZAÇÃO : “SPAÇO SCHNNEIDER”, localiza-se em uma das áreas mais nobres da cidade de Taubaté - SP, próximo ao Taubaté Shopping, sito à Avenida Charles.
ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
TRANSPOSIÇÕES Amanda Rafaela R. Rabello Fábio Fusaro
A Bacia do Itacorubi.
Requalificação Urbana
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Praça São Francisco da Glória
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS URANIZAÇÃO DO ENTORNO DO
Pedestres e condutores de veículos não motorizados
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Ciclovias. Todos concordamos que a cidade está cada dia mais caótica e é necessário sim investir em alternativas de transporte, como o caso das ciclovias.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
Pedalar é saudável... mas cuidado com a lei
O Uso da Bicicleta e o Planejamento Cicloviário
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
JARDINS VERONA PROJETOS Portaria Lúcia Rios Teixeira da Silveira
Engª Civil Cristiane Biazzono Dutra
Rotatória para pedestre na China Os chineses já inventaram o papel, a lente e uma série de novidades. Esta acredito que nunca ninguém imaginou...
Mudanças no trânsito do Rio /01/2014. Resumo A partir do próximo dia 25, às 22h00, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General.
Sistema Viário.
Características importantes para uma boa integração das árvores com o meio ambiente urbano.
SINALIZAÇÃO DE OBRAS.
Palmas, TO 29 de novembro 2013 P ALMAS – T OCANTINS P LANEJAMENTO 2014 Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10.
RP e Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas em uma localidade.
Devair Gabrielli Gener Jessica Jõao Vitor Luiz Carlos Ricardo B
PRAÇA RENATO YNAMA LOCALIZAÇÃO:
UNI FIAM FAAM ARQUITETURA E URBANISMO Projeto Parque Linear do Cabuçu de Cima Jaçanã – São Paulo Estudo Preliminar Profº Helena Degreas Disciplina: Escritório.
PRAÇA VICENTE RAO LOCALIZAÇÃO:
Operação Urbana Porto Maravilha
A Importância do Transporte Urbano
Projeto Urbano - Paisagístico
Disciplina Tecnologia dos transportes
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
EDUCAÇÃO - TRÂNSITO - CIDADANIA
ACESSIBILIDADE Empreendimentos Habitacionais
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
1. A Rossi Regional RBS A Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. Presente em mais de 70 cidades,
Transcrição da apresentação:

UNI FIAM FAAM ESCRITÓRIO MODELO CICLOFAIXA 2010 1

Ciclofaixa A bicicleta é um meio de transporte alternativo. O transporte coletivo aparece em 1 opção ao se planejar o desistimulo ao uso do carro, isso é um equívoco. Para curtas distâncias a bicicleta tem um potencial maior que o transporte coletivo. A solução é a combinação para o transporte coletivo para longas distâncias e a bicicleta para curtas. Bicicleta é um modo de transporte não motorizado que contribui na redução de gases do efeito estufa. Nas cidades brasileiras de até 50 mil habitantes representa o principal modo de transporte. Ciclofaixa É a faixa de rolamento destinada à circulação de bicicletas. Foi desenvolvido ao longo da via, em toda sua extensão a ciclofaixa. A ciclofaixa facilita o ciclista a entrar e sair da mesma independente da rua que estiver, sempre que necessário; Diferente da ciclovia que também é de uso exclusivo de bicicletas, entretanto, há uma divisão entre a ciclovia e as vias de automóveis sendo divido por canteiros ou calçadas dificultando o ciclista ao sair quando necessário para as ruas locais.

Comparativo entre modos de transporte Tabela comparativa de diversos modos de transporte em relação ao automóvel individual desde o ponto de vista ecológico para igual deslocamento - pessoas/km. Medidas máximas de concentracão de poluentes respirados em uma hora por ciclistas e automobilistas para um mesmo percurso e momento. Em uma ciclofaixa há, de modo geral, além do levantamento topográfico cadastral, pelo menos, os seguintes projetos em quase todas as fases: Pavimentação Sinalização Iluminação Paisagismo

Calçadas Utilizamos os padrões da prefeitura para fazer a proposta da calçada em medidas e vegetação. A prefeitura de São Paulo definiu como padrão, para organizar os passeios públicos que as calçadas com até 2 metros de largura serão divididas em 02 faixas diferenciadas por textura ou cor e as com mais de 2,00 metros, em 03 faixas, também diferenciadas, como mostra a ilustração abaixo. largura mínima largura mínima de 1,20 m sem largura mínima de 0,75 m

As faixas são definidas em 3 etapas: 1ª Faixa de serviço Destinada à colocação de árvores, rampas de acesso para veículos ou portadores de deficiências, poste de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano como bancos, floreiras, telefones, caixa de correio e lixeiras. 2ª Faixa livre A faixa livre é destinada exclusivamente à circulação de pedestres, portanto deve estar livre de quaisquer desníveis, obstáculos físicos, temporários ou permanente ou vegetação. Deve atender as seguintes características: • possuir superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição; • possuir largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros); • ser contínua, sem qualquer emenda, reparo ou fissura. Portanto, em qualquer intervenção o piso deve ser reparado em toda a sua largura seguindo o modelo original. 3ª Faixa de acesso Área em frente ao seu imóvel ou terreno, onde pode estar a vegetação, rampas, toldos, propaganda e mobiliário móvel como mesas de bar e floreiras, desde que não impeçam o acesso aos imóveis. É portanto uma faixa de apoio à sua propriedade.

A Vegetação nas calçadas A presença de árvores nas calçadas é importante pois elas contribuem para melhorar o meio ambiente de nossa cidade e, nos dias de chuva, facilitam o escoamento das águas. A dimensão da espécie escolhida deve estar adequada à largura da calçada. A base da árvore,não deve ser cimentada para não prejudicar o desenvolvimento da mesma. No caso, deve haver grama ou ser instalada uma grelha (ver foto abaixo), que facilita o fluxo dos pedestres.

As calçadas verdes Nas ruas onde não ocorre um fluxo muito grande de pedestres as faixas de Serviço e Acesso poderão ser ajardinadas seguindo o padrão de “calçadas verdes”. As faixas ajardinadas não devem possuir arbustos que prejudiquem a visão e o caminho do pedestre. as faixas ajardinadas não poderão interferir na faixa livre que deverá ser contínua e com largura mínima de 1,20m.

Paisagismo As espécies utilizadas no paisagismo

Paisagismo As espécies utilizadas no paisagismo Ipê Amarelo Ipê Roxo Reseda Ipê Branco Manduirana Manaca da Serra

Paisagismo As espécies utilizadas no paisagismo Quaresmeira Jasmin Manga Jacaranda Hibisco Vedelia

Pavimentos Intertravados Esse sistema veio substituir o paralelepípedo com sua superfície plana. Pavimento de blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre colchão de areia, travados através de contenção lateral e por atrito entre as peças. Os pisos intertravados são peças modulares de concreto com diversas formas, cores e texturas que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfície pavimentada de belíssimo efeito estético. O piso intertravado é muito usado para obras viárias, passeios, calçadas, praças, ciclovias, estacionamentos, áreas externas de shoppings, pisos industriais, pátios de aeroportos, pátios de terminal de containers e outros. Pavimentos Intertravados Aplicamos em nosso projeto os pavimentos intertravados por proporcionar uma melhor aderência e por possuir uma vida útil longa , a manutenção é baixa e não requer mão-de-obra especializada para aplicação. Características de Manutenção • Limpeza: jato de água e sabão neutro. • Conserto: fácil remoção e reaproveitamento das peças. Desempenho • Durabilidade: Elevada, desde que respeitadas as características do produto, modo de instalação e de manutenção. • Conforto de Rolamento: Adequado. • Antiderrapante: Adequado. • Drenagem: Pode ser projetado para esta finalidade. • Tempo para liberação ao tráfego: imediato. Execução da obra da calçada da Rua Cardeal Arcoverde.

2. Montagem base, contenções laterais e drenagem superficial Pavimentos Intertravados Execução Passo-a-Passo 1. Adequação do terreno 2. Montagem base, contenções laterais e drenagem superficial 3. Espalhamento e nivelamento de areia de assentamento

Implantação da Área

PProjeto

PProjeto

PÁrea de Lazer

PProjeto 17

Andréa Altomani Amaral RA 4197742 Adriana Fogaça RA 4124647 Cláudio Balbino Junior RA 4199331