Matrícula Web para alunos dos cursos de graduação
Essa apresentação é um tutorial passo a passo que ensina como se matricular através do portal da UFSM, usando um exemplo prático.
Acesse o site e clique em Portal do Aluno, no canto superior direito da tela, conforme a imagem abaixo:
Após entrar no portal do aluno, aparecerá uma tela de autenticação. Digite seu número de matrícula no campo Sua identificação e digite sua senha no campo Senha e em seguida clique em Entrar. Obs.: a senha é a mesma da biblioteca.
Abaixo, a tela de autenticação e seus campos:
Uma tela de boas-vindas será exibida com duas opções emServiços disponíveis: Matrícula Web: onde são escolhidas as disciplinas e turmas desejadas; Relatórios: informações cadastrais do aluno, histórico, integralização curricular e solicitação de matricula.
Abaixo, a tela de boas-vindas: Clique em Matrícula Web
Será exibida uma tela com tabelas que listam as disciplinas e seus respectivos períodos. Cada disciplina terá uma caixa de seleção correspondente. Marque as caixas das disciplinas desejadas para matrícula. As caixas já marcadas correspondem às disciplinas solicitadas previamente.
Abaixo, a tela para escolha das disciplinas: Em seguida, clique em
Após confirmar a escolha das disciplinas, aparecerá a tela de escolha de turmas. Nesta tela serão listadas as turmas com as disciplinas solicitadas e caixas de seleção correspondentes, e um link com os horários das aulas. E no fim da tela, uma lista de prioridade de turmas para matrícula, onde é possível alterar as prioridades.
Abaixo, a lista de escolha de turmas: Marque as caixas correspondentes às turmas que você deseja se matricular. Mais uma vez, as caixas já marcadas correspondem a solicitações prévias.
Abaixo, a lista de prioridade matrícula em turmas: Selecione a disciplina que deseja alterar a prioridade e em seguida altere sua posição na lista através das setas no lado direito da tela.
Confirme os dados e clique em. Aparecerá então uma tela com as turmas que compõem a solicitação de matrícula, em ordem de prioridade, e uma opçãoImprimir.
Abaixo, a tela de confirmação de solicitação
Finalmente, clique em. Obs.: é importante imprimir e guardar a tela desse documento, pois pode vir a ser necessária para posterior comprovação.
Boas aulas e sucesso a todos!