Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Introdução à Informática
Internet: conceitos básicos
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Você é um professor digital?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Oficina 09 Professores da STE : Edilson/Luciene
A comunicação na Web, os primeiro passos!
A grande rede mundial de computadores
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD

O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Projeto Inclusão Digital
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Museu Memórias de Alfabetização
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
O seu PÉ DIREITO é muito DESOBEDIENTE..
Capacitação da ferramenta:
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Encontro Presencial Melhor Gestão, Melhor Ensino Blog.
Modulo: Sistemas operacionais
dpsprogblog.wordpress.com Profº Douglas Pereira da Silva
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO  TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO  PROFESSOR MACRI.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Componentes do Jornalismo Online
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim Doutor em Engenharia Elétrica e Computação SEDIS – Secretaria de Educação a Distância / UFRN E-Mail: ricardo.valentim@ufrnet.br http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/index.html

Agenda Introdução; Correio Eletrônico; Blog; E-Mail; Grupo; Blog; Reflexão sobre o Uso do E-Mail e do Blog como Instrumento Pedagógico: Os Desafios e as Soluções.

Introdução […] o computador é bastante atraente pelo fato de ser dinâmico, interativo e programável (Greeenfields,1988). […] a digitalização permite associar na mesma mídia e mixar finamente os sons, as imagens animadas e os textos. […] o hipertexto digital seria, portanto, definido como uma coleção de informações multimodais dispostas em rede para a navegação rápida e intuitiva” (Levy, 2008).

Introdução Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.

Vamos Fazer Download do Mundo

E-Mail: Correio Eletrônico É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação, da Internet.

E-Mail: Uso Pedagógico Participar destes processos de comunicação é fundamental ter um endereço de e-mail. Muito de vocês já têm e usam este recurso com assiduidade. No entanto, o uso pedagógico deste recurso não é tão freqüente. Assim, a proposta é conhecer ou aprofundar o conhecimentos sobre correio eletrônico, vivenciando o que ele oferece e como é possível usá-lo em práticas pedagógicas interessantes.

E-Mail Atualmente, existem vários serviços gratuitos, sendo os mais conhecidos o: Gmail, serviço de mail do Google com 7GB de espaço; Yahoo, com espaço supostamente ilimitado; Hotmail, serviço da Microsoft com 5GB de espaço e IG, com 2 GB de espaço.

Criar uma Conta no GMAIL www.gmail.com

Vamos Fazer uma Prática no GMAIL

Lista de Discussão E uma ferramenta que permite a um grupo de pessoas trocar mensagens via e-mail, simultaneamente, entre todos os membros de um grupo. Quando um e-mail é enviado para o endereço da lista de discussão, todos os endereços de mail inscritos nesta lista o recebem. Cadastrar e-mail de todos no Grupo: UCA-SEDIS-UFRN

Lista de Discussão O objetivo da lista de discussão é debater um assunto, via e-mail (correio eletrônico), com os participantes cadastrados nesta lista, configurando-se numa comunidade colaborativa virtual que se reúnem “em torno de interesses bem determinados e operam via e-mails como forma de contato” (MARCUSHI, 2001). Outra definição de lista de discussão é feita por Levy (1990): “O correio eletrônico permite enviar, de uma só vez, uma mesma mensagem a uma lista (que pode ser longa) de correspondentes, bastando indicar essa lista. Assim, não é necessário fazer fotocópias do documento, nem digitar diversos números telefônicos, um após o outro”.

Lista de Discussão A lista de discussão é um endereço de e-mail para o qual um usuário envia uma mensagem. Esta mensagem é automaticamente enviada para todos os membros cadastrados nesta lista. Estas mensagens são recebidas através do e- mail de cada participante.

Lista de Discussão Examine a caixa de entrada de seu gmail e verifique as mensagens recebidas. Você verá uma mensagem/convite para participar da lista de discussão, criada para tua turma. Aceite o convite para participar da lista de discussão clicando no link, que aparece na mensagem, e que inicia com http://groups.google.com.br/group/ e depois siga adiante.

Como utilizar o E-Mail como Ferramenta Pedagógica ?

Blog Antes de criar um Blog vamos Navegar na Blogosfera; http://ricardo-uca.blogspot.com/ Antes de criar um Blog vamos Navegar na Blogosfera; http://jarbas.wordpress.com/ http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/ Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os blogs como uma comunidade ou rede social. O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs são, essencialmente, apenas os textos publicados por um autor ou blogueiro, enquanto que a blogosfera é um fenômeno social.

Vamos Criar um Blog www.blogger.com

Blog: Praticando Faça uma postagem, contando um pouco da experiência que você já tem com tecnologia na sua vida pessoal ou na escola com seus alunos ou colegas; Quais as expectativas com o Projeto UCA na sua escola ou o que você imagina que vai mudar na sua escola e nas salas de aula com a entrada do laptop.

Atividade Enviar para a lista o endereço do seu Blog; Vá no Blog de um colega e post um comentário;

Como utilizar Blogs em Sala de Aula ?

Formar Grupos: Debate Propor uma metodologia para o uso dessas tecnologias nas escolas de Você. Devem apresentar problemas e soluções.

Referencias GREENFIELDS, Patrícia Marks. O desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica: os efeitos da tv, computadores e videogames. São Paulo: Summus, 1988. LÉVY, Pierre. A Nova Mídia, 2008. Disponível em: http://joelteixeira.net/2008/09/pierre-levy-e-a- nova-midia/.