Professor Maurício Werner Lazzarin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é o Perímetro? PERÍMETRO é a soma das medidas dos comprimentos dos lados de uma figura plana.
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
VETORES.
A razão como comparação
Sugestões de Problemas
SARESP 2008 Escala de Proficiência
→ Média Aritmética Ponderada
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Estatística Aplicada (Aula 4)
Panorama Educacional Brasileiro
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Quem é o jovem brasileiro?
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
DICAS DE MATEMÁTICA – ENEM 2012
REVISÃO PROF. NETO CEARÁ.
ESTATÍSTICA.
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Aula de Recuperação: Matemática
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Aula 3 Movimento Exercícios
Passos utilizados numa regra de três simples:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Soma e Probabilidade Condicional.
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Matemática: por que temer?
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
Professor Maurício Werner Lazzarin
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Resposta da questão 37: [C]
ESTATÍSTICA.
CRAQUES BRASILEIROS (Cristóvam Buarque)
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
PA (somente conceitos básicos)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Questão nº 1 O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais)
Aula de Revisão: Matemática
Professor Maurício Werner Lazzarin
Professor Clístenes Cunha
Estatística Geral (Probabilidade Exercícios)
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Provas do Enem Geometria Plana
Professor: Jeferson A. Gottardi
ENEM 2010 MATEMÁTICA PROFESSOR: Maurício.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
Cálculo de Probabilidades Parte 2
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Transcrição da apresentação:

Professor Maurício Werner Lazzarin ENEM 2008 Professor Maurício Werner Lazzarin

Questão 1

Questão 2. Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos, distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos em 6 turmas de 40 alunos. Em vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros métodos de sorteio.

Método I: escolher ao acaso um dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir, sortear um dos alunos do turno escolhido. Método II: escolher ao acaso uma das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma. Sobre os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:

(A) em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados. (B) no método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método II a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno. (C) no método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno. (D) no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário. (E) em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que a de um aluno do noturno.

Questão 3 As 23 ex-alunas de uma turma que completou o Ensino Médio há 10 anos se encontraram em uma reunião comemorativa. Várias delas haviam se casado e tido filhos. A distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade de filhos, é mostrada no gráfico abaixo. Um prêmio foi sorteado entre todos os filhos dessas ex-alunas. A probabilidade de que a criança premiada tenha sido um(a) filho(a) único(a) é:

Alternativas A) 1/3. B) 1/4. C) 7/15. D) 7/23. E) 7/25.

Alternativa E São 25 crianças ao todo, dessas 7 são filhos únicos, então 7 / 25

Questão 4 Um pátio de grandes dimensões vai ser revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padrão representado ao lado, que vai ser repetido em toda a extensão do pátio. As pastilhas de cor branca custam R$ 8,00 por metro quadrado e as de cor preta, R$ 10,00. O custo por metro quadrado do revestimento será de:

(A) R$ 8,20. (B) R$ 8,40. (C) R$ 8,60. (D) R$ 8,80. (E) R$ 9,00.

Questão 5 Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico: Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundância. Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de: (A) setembro a dezembro. (B) novembro a fevereiro. (C) janeiro a abril. (D) março a julho. (E) maio a agosto.

Questão 6. Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.

Questão 7. Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica. Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km²) pode-se inferir que

(A) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 (B) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 60, mas reduziu nas décadas posteriores. (C) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 60. (D) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%. (E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

Questão 8. A escolaridade dos jogadores de futebol nos grandes centros é maior do que se imagina, como mostra a pesquisa abaixo, realizada com os jogadores profissionais dos quatro principais clubes de futebol do Rio de Janeiro. De acordo com esses dados, o percentual dos jogadores dos quatro clubes que concluíram o Ensino Médio é de aproximadamente:

(A) 14%. (B) 48%. (C) 54%. (D) 60%. (E) 68%.

Questão 9. Os três recipientes da figura têm formas diferentes, mas a mesma altura e o mesmo diâmetro da boca. Neles são colocados líquido até a metade de sua altura, conforme indicado nas figuras. Representando por V1, V2 e V3 o volume de líquido em cada um dos recipientes, tem-se:

a) V1 = V2 = V3 b) V1 < V3 < V2 c) V1 = V3 < V2 d) V3 < V1 < V2 e) V1 < V2 = V3

Questão 10. As Olimpíadas são uma oportunidade para o congraçamento de um grande número de países, sem discriminação política ou racial, ainda que seus resultados possam refletir características culturais, socioeconômicas e étnicas. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o total de 300 medalhas de ouro conquistadas apresentou a seguinte distribuição entre os 196 países participantes como mostra o gráfico. Esses resultados mostram que, na distribuição das medalhas de ouro em 2000:

(A) cada país participante conquistou pelo menos uma. (B) cerca de um terço foi conquistado por apenas três países. (C) os cinco países mais populosos obtiveram os melhores resultados. (D) os cinco países mais desenvolvidos obtiveram os melhores resultados. (E) cerca de um quarto foi conquistado pelos Estados Unidos.

Questão 11. Na literatura de cordel, os textos são impressos, em geral, com 8, 16, 24 ou 32 páginas de formato 10,5 cm x 15,5 cm. As razões históricas que explicam tal fato estão relacionadas à forma artesanal como são montadas as publicações e ao melhor aproveitamento possível do papel disponível. Considere, abaixo, a confecção de um texto de cordel com 8 páginas (4 folhas):

Utilizando o processo descrito acima, pode-se produzir um exemplar de cordel com 32 páginas de 10,5 cm x 15,5 cm, com o menor gasto possível de material, utilizando uma única folha de: (A) 84 cm x 62 cm (B) 84 cm x 124 cm (C) 42 cm x 31 cm (D) 42 cm x 62 cm (E) 21 cm x 31 cm

Para finalizar a aula de hoje. Acredite que você é capaz, pois nós acreditamos em você. Um abraço do Tio MAU – MAU.