COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Projetos Saúde – Linha do Trauma
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Escola Municipal Dona Cotinha
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO MUNICIPAL DO RECIFE – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 20/2009.
SEJAM BEM VINDOS !.
DISTRITO FEDERAL, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTADORA: ES Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?
OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO - 02 ESTADOS: CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTAÇÃO: SUELY.
“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Cidade Educadora, Cidade Saudável
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Prefeitura Municipal de Bombinhas
APRESENTAMOS... do II CCGO As atividades do II CCGO acontecerão nos dias 21 a 23 de junho de 2012 no Hotel Vila Galé. Trabalhamos para receber 800 participantes.
REGISTROS DE EVENTOS ABPM EM /01/2013 – Produtores de Maçã Visitam Porto de Itapoá O evento foi um sucesso graças ao auxilio da ABPM!
II Encontro de Educação e Saúde
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Minas Gerais.
1° dia de aula Recepção.
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Fórum de Secretários Executivos
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
1. HISTÓRICO: Comissões:
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
REGISTO FOTOGRÁFICO DO EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
1º Relatório da Câmara Técnica de Capacitação e Informação – CTCI.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Rio Verde - Goiás - Brasil
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Programa Prontidão Escolar Preventiva
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Campanha Mundial para a Redução de Desastres Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade está se preparando! Campinas é a 1 ª do Brasil a receber da.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC EDUCAÇÃO PARA A DEFESA CIVIL www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMDEC COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL Dados de Identificação. Prefeitura Municipal de Canoas Prefeito Dr. Marcos Antonio Ronchetti Vice-Prefeito Jurandir Maciel Secretário de Governo Francisco de Oliveira Fraga Comissão Municipal de Defesa Civil COMDEC Márcio Edmundo Kauer Coordenador Vanderlei Valter Boni Secretário Executivo Nara L. Trapp Soares Pedagoga Vânia E. Koch Brandalise Coordenadora Projeto NUDEC ADMINISTRATIVO Jorge Spindola Vivian Oliveira Silvio Keller www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC Projeto Educação para Defesa Civil nas Escolas O Projeto de Educação para Defesa Civil, “Preservando Vidas com Ações Preventivas”, vem sendo realizado desde 2005 através do Curso de Capacitação para Professores da Rede Municipal de Ensino, e neste ano de 2006 concretizamos mais uma etapa do Projeto, que foi a confecção do material didático pedagógico, o qual é de grande importância para o desenvolvimento do Projeto na Escola, pois este se reveste de várias informações e conhecimento para subsidiar os Professores na realização das atividades com seus alunos. Atualmente estão sendo realizados SIMULADOS em 10 escolas-piloto do município, oportunizando cada instituição a colocar em pratica o que vem desenvolvendo pedagogicamente com os alunos. www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC Cronograma de Atividades do Projeto 28/ 03/ 06 – Lançamento do Material Didático Pedagógico 03/ 04/ 06 – Relato de experiências com os Professores da Rede Municipal sobre o Projeto Educação para a Defesa Civil. 18/ 04/ 06 – Reunião com Assessoria Pedagógica da SMEC – Secretaria Municipal de Educação - orientação quanto a utilização do Material Didático nas Escolas. 24/ 04 à 02/ 05 – Entrega do Material didático pedagógico para as 10 Escolas-Piloto, com a presença do patrocinador. www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC 27/ 04/ 06 – Lançamento do 1º CEDECC Concurso de Educação para Defesa Civil de Canoas. 01 a 20/05 – Visita com o Mascote as escolas piloto – Lançamento do Concurso. 31/05 – Batizado do Mascote Defensito – Conjunto Comercial Canoas 01/06 a 13/07 – Visita pedagógica as escolas piloto com o Mascote Defensito. 24/06 – Diário no Bairro – Distribuição de Panfletos Informativos FEIRA DO LIVRO 2006 – Participação da Defesa Civil com Defensito na Hora do Conto, com o Boneco Juca. www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC As 10 Escolas-Piloto já estão construindo, com seus professores e alunos, o Plano de Abandono da Escola para assim, efetuar as simulações no 2º Semestre/06; Elaboraram seus projetos de acordo com sua realidade e necessidades, para desenvolvimento do mesmo em suas Unidades Escolares; Palestras quanto ao uso correto do extintor de incêndio para os Professores; Palestras sobre Primeiros Socorros; As Escolas-Piloto vêm desenvolvendo atividades referente a comportamento seguro com sua comunidade através de palestras com a Defesa Civil. EMEF Arthur O. Jochins EMEF Castelo Branco EMEF Jacob Longoni EMEF Monteiro Lobato EMEF Nancy Pansera EMEF Nelson Paim Terra EMEF Pinto Bandeira EMEF Rio Grande do Sul EMEF Santos Dumont EMEF Tancredo de A. Neves www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC SIMULADOS E.M.E.F. ARTHUR IOCHINS www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC E.M.E.F. NELSON PAIM TERRA E.M.E.F. CASTELO BRANCO www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC E.M.E.F. SANTOS DUMMONT E.M.E.F. RIO GRANDE DO SUL www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC E.M.E.F. JACON LONGONI E.M.E.F. TANCREDO NEVES www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL NUCLEO DE DEFESA CIVIL – CANOAS COMDEC NUCLEO DE DEFESA CIVIL – CANOAS NUDEC Núcleo Comunitário de Defesa Civil pode ser organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária e entidades, é um grupo que participa de atividades de Defesa Civil como voluntários. Tem por objetivo prevenir desastres e capacitar a comunidade local a dar pronta resposta aos acidentes, envolvendo-á no processo de construção de um ambiente favorável a mudanças de comportamento. A Comunidade passa não só a conhecer os problemas, mas também a s possibilidades de reversão quanto às vulnerabilidades decorrentes de ações causadoras de desastres e da degradação do meio ambiente local. Em maio de 2006 iniciou-se uma nova caminhada na construção de um NUDEC, bairro Niterói. Este bairro foi escolhido por estar mais preparado, pois tem um maior número de associações e mais voluntários que receberam cursos sobre Defesa Civil e é uma área onde passam dutos de gás natural e de petróleo, ladeada pelo rio Gravataí e também possui um parque industrial e um aeródromo militar. www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMDEC COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PROJETO: NÚCLEO DE DEFESA CIVIL – B.NITERÓI Reunião de criação do NUDEC: 10 de maio de 2006 – 19h30min. Escola de Ensino Fundamental Pernambuco Entidades e pessoas da comunidade convidadas: 48 Número total de participantes: 37 Palestrantes: Cap. Fernando – Coordenador da Defesa Civil Estadual da Casa Militar, ligado ao Gabinete do Sr. Governador , abordou: “Política Nacional de Defesa Civil – NUDEC” Coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC – Canoas, Sr. Márcio Kauer, com o tema: “O que é Defesa Civil e o trabalho realizado por ela no Município de Canoas” Walkiria F. Costa – Relações Públicas da Transpetro Sidnei Moura – Técnico da Faixa de Dutos – Transpetro, abordaram: “Os riscos inerentes à atividade de transporte de petróleo e derivados”. II – Reunião Nudec 12 de junho de 2006 – 19,00 horas Escola Particular São José Entidades e pessoas da comunidade convidadas: 43 Número total de participantes: 14 Coordenação da reunião e projeto: Vânia K. Brandalise - Apresentação do projeto piloto - Orientações Gerais. www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC PAM – Plano de Auxílio Mútuo Os PAMs são estruturas montadas envolvendo grupos de empresas, com o objetivo de prestar atendimento a emergências dos mais diversos tipos (incêndios, explosões, acidentes ambientais,...), através da utilização de pessoal e recursos fornecidos pelas empresas participantes. Os PAMs também efetuam periodicamente simulados, que são avaliados visando implementar a qualidade e eficiência do atendimento em uma situação real. Anualmente realizam um balanço de suas atividades, em evento que conta ainda com a participação de diversos órgãos, tais como Defesa Civil , Bombeiros e Órgãos Ambientais. Aqui em Canoas já estamos com o PAM da Av. Ozanan estruturado com nove empresas participantes e mais três empresas já com intuito de participar, às reuniões estão sendo realizadas todas às segundas quintas-feira no CECAN que cedeu uma sala para termos concretizada a sede do PAM, já está constituída a coordenação provisória, contando com um coordenador, Sr. Hélio Augusto Siqueira ( Ultragás), secretária Sra. Márcia Fossati ( Copagaz) e como suplente o Sr. José Luiz Otero ( Sulgás ). Esperamos para os próximos dias começarmos a realizar visitas para concretizarmos mais um PAM , desta vez nossa idéia é de fechar um outro na Av. Guilherme Schell, da divisa com Esteio até a Br-386 – Tabaí. 31/03/2006 - Assinatura do PAM Ozanam www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL COMDEC Paticipação em Eventos Lançamento 1º NUDEC – Jantar Aniversário 50 anos CONCOBAN Diário no Bairro Prêmio Educação Ouro – Vitória/ES Dutos Bairro Niterói Curso TASK - Copesul www.defesacivilcanoas.rs.gov.br comdec@defesacivilcanoas.rs.gov.br