Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

APOIO À INSERÇÃO INTERNACIONAL DE PMEs BRASILEIRAS
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Internacionalização de PMEs
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Análise do Meio Ambiente
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Movimento Brasil Competitivo
Conjunto de Produtos Acesso a Mercados
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Internacionalização de
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010.
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
Inovação e design Bruno Amado Marco Aurélio Lobo.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
PLANO DE NEGÓCIO.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
INTERNACIONALIZAÇÃO de MICRO e PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SÃO PAULO, Outubro 2009.
Objetivos do ProInter Promover a inserção competitiva e sustentável de empresas brasileiras no mercado internacional de Petróleo, Gás, Energia, Naval e.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Título da apresentação. Evolução das exportações de São Paulo Janeiro de 2002 a outubro de 2009 Fonte: MDIC.
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
/ Fevereiro de 2015 Projeto de Inteligência Comercial Internacional.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Carlos Visão Global Social
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
Setor de Serviços no Brasil
Programa Soluções Tecnológicas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Transcrição da apresentação:

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

Desafio Dinamização das MPEs: Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2006: 11.792 empresas (ABDI)

Meta Sebrae Meta Sebrae Atender 5.200 empresas até 2010; Inserir 1.100 empresas no mercado internacional.

Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE: - Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

Objetivos do Programa O Programa tem como objetivo: Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; e preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.

Público-alvo do Programa No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas “prontas” para exportar empresas não-capacitadas a exportar.

Fases do Programa I. PRIMEIRA FASE A primeira fase contempla projetos institucionais e finalísticos que compõem as principais linhas de ação (elaboração de metodologias - individual e coletivo, articulação). II. SEGUNDA FASE A segunda fase abrange as linhas de ação mais exploratórias, em áreas em que há pouca experiência no Brasil (novas formas de internacionalização, estudos e pesquisas).

1ª Fase Articulação com setor público e privado Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Individual. Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Coletivo. Coordenação e suporte às ações dos Atendimentos Individual e Coletivo de fomento às exportações das MPEs.

2ª Fase Fomento a novas modalidades de acesso das MPEs ao mercado externo. Apoio a novas oportunidades de integração de MPEs ao mercado Internacional: importação, transferência de tecnologia e integração de MPE a cadeias internacionais de fornecimento destinadas ao mercado doméstico. Temas especiais: Empresas ancoras como elos para alavancar as exportações de MPE; MPE que demonstram ter uma performance positiva muito acima da média das empresas desse porte no mercado internacional; Mercados de fronteiras

Modelo de Atendimento Individual

Executor do atendimento Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento Executor do atendimento I Auto-atendimento Online – virtual Cliente II Presencial No Sebrae Técnico do Sebrae ou consultor externo III Na empresa/local de produção do cliente Consultor ou equipe de consultores externos

Entregas para o cliente Modelo de Atendimento Fases Entregas para o cliente I KIT ONLINE - Avaliação da Capacidade de Internacionalização + Recomendações e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – sem custo II KIT QUALIFICAÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO – Avaliação aprofundada + Guia básico de Exportação + Recomendações direcionadas e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – custo (decisão UF) III KIT INTERNACIONALIZAÇÃO – Plano de qualificação Plano de acesso ao mercado internacional 20h de consultoria – com custo.

Internacionalização online: Site do Programa (www.internacionalizacao.sebrae.com.br): Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: ABDI, Apex, BB, CNI, ITC, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

Página Inicial do site

Autodiagnóstico online

FASE I Avaliação Qualitativa

Cursos online gratuitos

Internacionalização presencial: Estratégia para Atendimento Individual Estratégia para Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB, ABDI, ITC)

Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas; Projetos de Exportação a serem implementados no âmbito do Programa de Internacionalização FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

Acesso ao Mercado CONHECIMENTO DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO MIX DE MARKETING ESTRATÉGIA DE ACESSO A MERCADOS

Vendas X Acesso a Mercados B O R D G E N S SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

1 saca de café = 9.600 cafezinhos (50ml) na “Starbucks”* Agregação de valor 1 saca de café = 9.600 cafezinhos (50ml) na “Starbucks”* 1 cafezinho na “Starbucks” = US$ 1,50 9.600 cafezinhos x US$ 1,50 = US$ 14,400.00 US$ 14,400.00 – US$70 (valor da saca) = US$14,330.00 Fonte: ABIC-Assoc. Bras. das Ind. de Café

Conclusão 0,48 % do valor gerado (US$ 70.00) fica no Brasil; 99,52 % do valor gerado (US$ 14,330.00) vai para o exterior; Não estão contabilizados os efeitos multiplicadores ( empregos, fornecedores, impostos, etc...)

Em que negócio você quer estar? Para refletir É melhor ser o maior produtor de café do mundo? É melhor ter a fama de ter o melhor café do mundo? ...ou é melhor ter uma rede de cafés com marca e conceito reconhecidos? OU... Em que negócio você quer estar?

Para refletir Cada vez mais as pessoas buscam nos produtos mais significado, identidade e menos utilidade (expansão de consciência); A marca reflete, associa, carrega esta percepção simbólica de valor ao produto; Como gerir estes “ativos intangíveis” são os desafios do Marketing moderno e das MPES

Estratégia Mudança de paradigmas Acesso a mercado Posicionamento Preço Ser comprado

Diferenciais do Programa Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Projeto de ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Sinergia de ações entre as diferentes áreas do Sebrae e entre os parceiros; Programa disponível em todo o território nacional.

Parcerias externas

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior www.internacionalizacao.sebrae.com.br