Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
A Psicologia Sócio-Histórica
RENASCIMENTO.
Arcadismo Contexto Histórico.
Humanismo Século XV.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Relações de trabalho e capitalismo
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A ÉTICA MODERNA.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Cícero paulino dos santos costa
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
DESAFIOS FILOSÓFICOS E TEOLÓGICOS PARA A ÉTICA AMBIENTAL
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Escola Padre Carmelo Perrone
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Modernidade e Pós-Modernidade
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Fundamentos da Administração Pública
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Introdução e contextualização histórica
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
O Curso de Capacitação de Equipes Pedagógicas justifica-se a partir dos próprios princípios da Rede, como espaço de formação para que seus integrantes.
MODERNIDADE o aparecimento da imprensa (século XV), o Renascimento (século XIV), a Reforma Protestante (século XVI), o Iluminismo (século XVIII), a Revolução.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
As Concepções Pedagógicas.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
Antigo Regime – parte I.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
PRIMÓRDIOS Arqueano (ausência de vida) Paleozóico (vida pela 1ª vez) Mesozóico (répteis) Terciário (1 a 10 milhões de anos) Quaternário ( a 1 milhão.
Max Weber.
ESTADO DE DIREITO INTRODUÇÃO.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Transcrição da apresentação:

Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma

Vestibular1 – Conceituação Filosofia da história: estudo sobre a dimensão temporal da existência humana como existência sociopolítica e cultural; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e conseqüências. Filosofia da história: estudo sobre a dimensão temporal da existência humana como existência sociopolítica e cultural; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e conseqüências. História da filosofia: estudo dos diferentes períodos da filosofia. História da filosofia: estudo dos diferentes períodos da filosofia.

Vestibular1 – Conceito de Paradigma Paradigma significa modelo ou exemplo. Paradigma significa modelo ou exemplo. O paradigma da modernidade é o modelo em que o mundo ocidental se fundamenta. O paradigma da modernidade é o modelo em que o mundo ocidental se fundamenta.

Vestibular1 – Rupturas de paradigmas Análise histórica das diversas crises no mundo ocidental Análise histórica das diversas crises no mundo ocidental Passagem do nomadismo para o sedentarismo Passagem do nomadismo para o sedentarismo Surgimento da propriedade privada na Grécia antiga e o advento da polis Surgimento da propriedade privada na Grécia antiga e o advento da polis

Vestibular1 – O paradigma medieval Advento do cristianismo Advento do cristianismo O poder da igreja católica O poder da igreja católica A visão teocêntrica de mundo A visão teocêntrica de mundo O poder do sagrado O poder do sagrado Princípio da autoridade Princípio da autoridade

Vestibular1 – A construção do mundo moderno É com o renascimento e a revolução científica que há a mudança paradigmática drástica com o papel do homem como interventor e criador de uma segunda natureza. É com o renascimento e a revolução científica que há a mudança paradigmática drástica com o papel do homem como interventor e criador de uma segunda natureza. Não deixando de lado várias mudanças históricas(mercantilismo,urbanização, formação dos estados nacionais,colonização,grandes navegações,iluminismo,racionalismo, positivismo,capitalismo...) Não deixando de lado várias mudanças históricas(mercantilismo,urbanização, formação dos estados nacionais,colonização,grandes navegações,iluminismo,racionalismo, positivismo,capitalismo...)

Vestibular1 – A revolução científica (ênfase no pensamento cartesiano) Kepler,Galileu,Newton,Copérnico... Kepler,Galileu,Newton,Copérnico... O pensamento Cartesiano não refere-se apenas ao filósofo e cientista Descartes, mas a nova forma de se fazer ciência e conseqüentemente, ver o mundo. O pensamento Cartesiano não refere-se apenas ao filósofo e cientista Descartes, mas a nova forma de se fazer ciência e conseqüentemente, ver o mundo. Fragmentação do real e perda da dimensão da complexidade Fragmentação do real e perda da dimensão da complexidade Matematização da realidade Matematização da realidade

Vestibular1 – Revolução científica Reforço no processo de secularização e expulsão do sagrado(desencantamento do mundo) Reforço no processo de secularização e expulsão do sagrado(desencantamento do mundo) Mecanicismo como explicação do real( metáfora do mundo e do corpo como uma máquina) Mecanicismo como explicação do real( metáfora do mundo e do corpo como uma máquina)

Vestibular1 – Contexto histórico-filosófico da crise da modernidade Física quântica,noção de tempo,relatividade,fenomenologia,arte contemporânea Física quântica,noção de tempo,relatividade,fenomenologia,arte contemporânea Crítica a civilização técnica(escola de Frankfurt) Crítica a civilização técnica(escola de Frankfurt) Quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Renascimento da sabedoria oriental antiga no ocidente(espiritual,filosófica,médicas...) Renascimento da sabedoria oriental antiga no ocidente(espiritual,filosófica,médicas...) Freud Freud

Vestibular1 – A urgência Ética Grandes Guerras mundiais Grandes Guerras mundiais Direitos humanos Direitos humanos Movimentos pela paz Movimentos pela paz Movimentos ecológicos Movimentos ecológicos Movimento feminista Movimento feminista Defesa da alteridade Defesa da alteridade

Vestibular1 – Formas globais O mercado mais importante do que o homem O mercado mais importante do que o homem Humanização/desumanização Humanização/desumanização A urgência do paradigma bioético A urgência do paradigma bioético Processo de aculturação Processo de aculturação

Vestibular1 – Política Conceito: A arte de governar, de gerir o destino da cidade( grego) Conceito: A arte de governar, de gerir o destino da cidade( grego) Política como luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a expansão. Política como luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a expansão.

Vestibular1 – Poder e força Poder: capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Poder: capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. A força é o instrumento para o exercício do poder. A força é o instrumento para o exercício do poder. Poder é sempre uma relação. Poder é sempre uma relação.

Vestibular1 – Estado e poder A partir da idade moderna o estado se fortalece e centraliza o poder. A partir da idade moderna o estado se fortalece e centraliza o poder. Weber dois elementos constitutivos do estado: aparato administrativo e monopólio legítimo da força. Weber dois elementos constitutivos do estado: aparato administrativo e monopólio legítimo da força.

Vestibular1 – Princípios de legitimidade Teocracia Teocracia Hereditariedade Hereditariedade Aristocracia Aristocracia democracia democracia

Vestibular1 – O exercício democrático Conflito Conflito Abertura Abertura Rotatividade Rotatividade