OS MOVIMENTOS FEMINISTAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Independência dos Estados Unidos da América Ana Magalhães nº1.
Advertisements

As lutas pela igualdade
Lutas pela equidade de gênero
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Sob o domínio do Capital.
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
(Socialismo Científico)
DIREITO À PRIVACIDADE E À PROTECÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
Mulheres nos empreendimentos de economia solidária: avanços, desafios e a tentativa de escolarização na busca por qualificação para o trabalho Carolina.
Daniela Leandro Rezende
Gênero!!! GÊNERO.
Secretária Nacional de Mulheres do PT
Trabalho realizado por:
O Liberalismo e os Socialismos
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
“La discriminación por etnia o raza”
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
O papel transformador da esperança e do sonho
Análise do contexto A proteção da pessoa humana, reconhecida pelo Estado, só encontra suas origens no liberalismo, na Inglaterra, no final do século XVII;
HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
O Liberalismo Político Doutrinas sociais O liberalismo no século XIX
Trabalho realizado por 1º CB
Gênero e o Mundo do Trabalho:
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Protesto feminista ??? 2:24
Eu preciso saber Entender o processo de colonização do Haiti
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
IDEOLOGIAS SOCIAIS.
Como definir você: homem, mulher ou outra orientação
O Desenvolvimento e Os Direitos Humanos
GÊNERO.
Margaret Fuller.
Revolução Industrial.
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
Revolução Industrial Slide já disponível em
Discriminação contra a Mulher
A formação da sociedade moderna.
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Independência dos Estados Unidos
Liderança nas organizações educativas: a direção por valores
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Sociologia Por quê?.
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Sinônimo de luz e iluminação
O QUE É FEMINISMO?.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 31/7/ :14 1.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
A luta por participação política
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Teoria Crítica e Direito (Aula 4) Mariana Pimentel Escola Judicial – TRT/PB.
MOVIMENTO FEMINISTA : O movimento feminista é um movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: DO PROTESTO DE RUA A PROPOSTAS E POLÍTICAS AUTORES Luiz Alberto Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais Petronilha.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento realizado em 1776, que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio.
Transcrição da apresentação:

OS MOVIMENTOS FEMINISTAS

Os movimentos feministas  Origens  Christine de Pizan escreveu La Cité des Dames (A Cidade das Mulheres), em 1405.

Os movimentos feministas  Origens  François Poulain de la Barre escreveu, em 1673, De l’Égalité des Deux Sexes, Discours Physique et Moral où l’on voit l’Importance de se Défaire des Préjugés (Sobre a Igualdade dos Sexos).

Os movimentos feministas  Origens  Independência dos Estados Unidos da América (1776).

Os movimentos feministas  Origens  Revolução Francesa (1789).

Os movimentos feministas  Outros contributos para o feminismo  Mary Wollstonecraft (1759 - 1797) Publicou Uma Reivindicação dos Direitos da Mulher. Defendeu que as mulheres devem ter a mesma educação e a mesma liberdade política que os homens.  Jeanne Desirée (1810 - 1890) Fundadora do jornal La Femme Libre.  Socialistas utópicos como Saint -Simon (1760-1825) e Charles Fourier (1772-1837).

Os movimentos feministas  Outros contributos para o feminismo  John Stuart Mill (1860 - 1873) defendeu na sua obra A Sujeição da Mulher que a diferença entre os sexos é uma construção social.  Flora Tristan (1803 - 1844) Feminista e revolucionária, foi considerada uma das grandes figuras do feminismo. Defendeu que as mulheres de todos os estratos sociais são oprimidas e argumentou que «todo o oprimido encontra um ser a oprimir, é a mulher; ela é a proletária do proletariado.»

Os movimentos feministas  Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos) As sufragistas  Elizabeth Cady Stanton (1815-1902) Liderou a equipa que redigiu a Declaração de Sentimentos de Seneca Falls, em 1848, marcando o início do Movimento Sufragista nos EUA. Neste defendia-se que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos individuais que os homens brancos na esfera política, económica e doméstica.  Várias sufragistas lutaram simultaneamente pelo voto para as mulheres e pela abolição da escravatura. Uma delas foi Sojourner Truth (1797-1883).

Os movimentos feministas  Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos) As suffragettes Cartaz anti-suffragette.  Emmeline Pankhurst (1858-1928) Feminista mais radical, fundou em Inglaterra a Associação Social e Política das Mulheres, ou seja, o Movimento das Suffragettes, que continuava a lutar pelo direito de voto para as mulheres, mas através da acção directa.

Os movimentos feministas  Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos)  Carolina Beatriz Ângelo (1877 - 1911) Foi a primeira mulher a votar em Portugal e no Sul da Europa.

Os movimentos feministas  Contributo para a segunda vaga do feminismo Feminismo radical (década de 1970) Simone de Beauvoir (1908 - 1986) Publicou, em 1949, O Segundo Sexo, considerado um tratado feminista. Foi uma obra de referência do feminismo, tendo influenciado as feministas da segunda vaga.

Os movimentos feministas  Contributo para a segunda vaga do feminismo Feminismo radical (década de 1970) Cartaz contra a violência de género.

Os movimentos feministas  Terceira vaga do feminismo (décadas de 1980 e 1990)  Reconhecimento da diversidade das necessidades e experiências das mulheres.  Abandono de situações únicas e universais.  Desconstrução do sujeito mulher, baseado nas mulheres brancas de classe média.  Surgimento de outras dimensões do feminismo como os feminismos negro e islâmico.  Crítica ao existencialismo.  Abandono do conceito de patriarcado.

Os movimentos feministas  Feminismo de agência ou de intervenção social  Conceito de agência segundo A. Giddens: acção colectiva articulada com as agendas políticas.  Integrar o público e o privado onde as estruturas de dominação e opressão sejam pensadas em termos de sexo, classe social, etnia, orientação sexual e região de origem.  Considerar as mulheres como sujeito colectivo, aberto à diversidade de experiências e subjectividades.  Ligação entre os estudos académicos e o activismo (participação nos movimentos sociais).  Ligação a outros movimentos sociais (LGBT, anti-racista, defesa das(os) migrantes, ambientalista, etc.).

Os movimentos feministas FEMINISMO É O CONCEITO RADICAL QUE CONSIDERA QUE AS MULHERES SÃO PESSOAS.