Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física A – Aula 40 Campo Magnético Ímãs:
Advertisements

Física – capítulo 17 Magnetismo Ímãs:
Prof.ª Letícia P. Finamore
Descoberta dos Imãs Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes.
 Indução Eletromagnética: Toda vez que o fluxo magnético através de um circuito variar, surgirá, nesse circuito, uma ddp (experiências de Faraday). Considere.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física BÚSSOLA MAGNÉTICA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física SUPERCONDUTORES.
CONVERSÃO DE ENERGIA Prof. Dr. Giuliano Pierre Estevam Engenharia Elétrica
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
MAGNETISMO De que consiste as bússolas nos dias de hoje? Consiste de uma agulha de aço magnetizada podendo girar livremente em torno de um eixo vertical.
Ciências da Natureza e suas
Cartografia.
Ciências da Natureza e suas
Orientação e localização
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES Noções básicas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
CARTOGRAFIA CIC – 1º BIM/2017 Aulas 1 e 2.
Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Eletromagnetismo Propriedades dos ímãs Campo de indução magnética.
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CAMPO MAGNÉTICO
Professor Bruno Nascimento
O que é imã? Polos Magnéticos Campo magnético
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
A localização absoluta
4. Estrutura interna da Terra
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Eletricidade
e.e.e.f.m. profª Filomena quitiba
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2016/2017
Ciências da Natureza e suas
TOPOGRAFIA DECLINAÇÃO MAGNÉTICA. Objetivo: Cálculo das declinações magnéticas e suas variações para a aviventações de limites de áreas. Objetivo: Cálculo.
O Sol e a Heliosfera.
Cartografia: e suas Projeções
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Juazeiro do Norte, Novembro de 2014
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Magnetismo Professor Antenor Módulo 2 aula
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
O dipolo magnético e anomalias magnéticas
Orientação Conhecer o espaço onde se vive e saber que caminho tomar para chegar a determinado lugar constitui um aspecto de importância vital para os seres.
Coordenadas geográficas
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
O que você deve saber sobre
A localização absoluta
Indução Eletromagnética
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 7º ano – 2018/2019
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra
Engenharia Eletrônica CONVERSÃO ELETROMAGNÉTICA DE ENERGIA 1º semestre 2017 Prof. Alexandre Moreira 4 aulas/semana: 4ª feira às 19:00 h Sábados às 09:30.
1. MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física O MAGNETISMO DA TERRA

O MAGNETISMO DA TERRA A Terra pode ser considerada um imã gigantesco. O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de ferro e níquel no estado líquido, devido às altas temperaturas. Por convenção, chamamos de pólo norte da agulha magnética aquele que aponta para a região próxima do pólo norte geográfico. Entretanto, como sabemos, pólos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.

Então podemos concluir que: I) se a agulha magnética aponta para uma região próxima do pólo norte geográfico é porque nessa região existe um pólo sul magnético; II) a mesma agulha aponta, o seu pólo sul magnético, para uma região próxima do pólo sul geográfico. Logo, nas proximidades do pólo sul geográfico existe o pólo norte magnético. Em vários locais da Terra, os pólos norte geográfico e sul magnético têm seus sentidos coincidentes. Na maioria dos lugares, entretanto, forma-se um ângulo entre a direção do norte geográfico, ou norte verdadeiro, e a direção indicada pela bússola. Este ângulo entre as direções do pólo norte geográfico e do pólo sul magnético é chamado de declinação magnética.

Essa declinação é representada em mapas Essa declinação é representada em mapas. É importante notar que esse tipo de mapa é datado, pois a localização dos pólos magnéticos se altera com o tempo. As linhas mostram a declinação magnética média. Numa escala maior, representando regiões menores, elas podem ter traçados muito irregulares, por causa das condições geológicas da região. Nas proximidades das jazidas de ferro, por exemplo, o sentido do campo magnético terrestre é fortemente alterado.

Além da declinação magnética, a configuração do campo magnético causa outro efeito, a inclinação magnética. A agulha da bússola não se mantém na horizontal, mas permanece inclinada. Essa inclinação só pode ser vista com a utilização de bússolas especiais. Veja a foto acima. A inclinação magnética é mais acentuada nas regiões de maior latitude, próximas aos pólos magnéticos. Enquanto em São Paulo ela é de cerca de 20º com o pólo norte da bússola apontando para cima. Perto dos pólos magnéticos, essa inclinação é próxima de 90º, pois nessas regiões a direção do campo magnético é praticamente vertical. As diversas propriedades magnéticas das rochas subsuperficiais podem causar alterações no campo magnético terrestre de um lugar para outro. Além disso, podemos notar num mesmo local, de uma época para outra, variações magnéticas bastante evidentes. Medições feitas num determinado lugar, durante um longo período de tempo, mostram que o campo magnético sofreu tanto mudanças rápidas, algumas vezes cíclicas, quanto mudanças lentas. Entretanto, a velocidade da variação é imprevisível. Já que nem a intensidade, nem a direção das variações são constantes.

Os pólos magnéticos vêm mudando sua localização no decorrer do tempo Os pólos magnéticos vêm mudando sua localização no decorrer do tempo. A figura acima mostra a posição do pólo sul magnético (pólo norte geográfico) ao longo de vários anos.