CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CODIFICAÇÃO E ESTATISTICA DAS DECLARAÇÕES DE OBITO NO MUNICIPIO DE JAÚ
Advertisements

Epidemiologia e indicadores de saúde
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Sistemas de Informação Orientador: Galbas Milleo Filho
Curso de Formação de Codificadores em Mortalidade e Morbidade (CID-10) – EAD RIPSA no Estado Brasília, setembro / 2008.
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Técnicas eTipos de Requisitos
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS
Sistema de Informações
Análise de dados de mortalidade. Auxilia os moradores do local Proporciona fonte de renda Abriga as crianças do bairro em períodos não escolares,
Contribuição da Tecnologia da Informação
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Fontes de Dados Demográficos
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA INTEGRADA Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper.
A Enfermagem na Era da Informática
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
C LASSIFICAÇÃO N ACIONAL DE A TIVIDADES E CONÔMICAS - CNAE VII Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém, 19 a 21 de setembro de 2011.
Wilton Carlos Souza Barros Junior
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Sumário Informação em Saúde e informação na saúde suplementar.
Sistema de Informação: SINAN e SIM
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO
Indicadores hospitalares - usos e abusos
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
INDICADORES DE MORBIDADE E MORTALIDADE
CÓDIGO PADRÃO.
MK - Prontuário Eletrônico “Criando ferramentas de trabalho específicas para suas necessidades”
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Gestão da Saúde Pública
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Classificação das doenças Mentais
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
CID Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
UpToDate é uma fonte de informação na área da saúde, baseada em evidências médicas revisadas, dedicada à síntese de conhecimentos para utilização de médicos.
sistemas de informação
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Informação em Saúde Informação em Saúde e informação na saúde suplementar. Relacionamento de banco de dados – técnicas de RECORD LINKAGE. Sistema de Informações.
A Declaração de Óbito Consa. Maria Madalena de Santana.
Ilda Ribeiro Peliz Presidente da ABRACE. A Constituição Federal garante saúde como direito para todos e dever do Estado. O Terceiro Setor (ONGs) mobiliza.
TAP – Termo de Abertura de Projeto
Avaliação nutricional no paciente enfermo
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
1. Base legal - Lei nº /2007: Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas,
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO DO PACIENTE COM ENXAQUECA
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID) Por: LUCIANO RIBEIRO MARCIA RIBEIRO RICARDO ANTONIO BUENO RODRIGO MACHADO SIDINEI GARCIA DA SILVA Curitiba 2011

Histórico CID Em 1893 surgiu pela primeira vez um acordo internacional para o uso em todos os países de uma classificação de causas de morte. Na sexta revisão, aprovada em 1948, passou-se a ter uma verdadeira classificação de doenças Nos tempos atuais é utilizado a CID10

Conceito A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, designada pela sigla CID . Fornece: códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

Utilização CID Dados estatísticos Auxilia na consulta médica Catalogar doenças

CID A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

BRASIL Organização dos arquivos em meio magnético e sua implementação para disseminação eletrônica foi efetuada pelo DATASUS. Benefícios Permite que programas e sistemas possam referenciar, de forma padronizada, as classificações; Auxilia a busca de informação diagnóstica para finalidades gerais; 

BRASIL Funcionalidades Disponibiliza download e consulta dos arquivos contendo os códigos e descrições utilizadas na CID-10 através da internet; Classifica morfologicamente neoplasias, exibe listas especiais de tabulação para mortalidade e para morbidade, além de fornecer as definições e os regulamentos da nomenclatura, através da Lista Tabular;

Informações Técnicas Linguagem Informações Técnicas Linguagem :Html Banco de Dados: - Requisitos de Sistemas Plataforma: -Browser e conexão à Internet Abrangência: Municipal,Estadual e Federal .

Especificações do Código A classificação é feita com letras e números Código contém até 6 caracteres Exemplo atraso no desenvolvimento de uma criança pode acontecer por diversas causas. Uma delas é por desnutrição. O código para atraso no desenvolvimento devido a desnutrição protéico-calórica é E45. A letra E se refere a doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 a E90). Os códigos E40 a E46 são os dos diversos tipos de desnutrição.

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/sih/mxcid10lm.htm

Classificação para outros procedimentos O CID-CM consiste em sistema de classificação para procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com índice alfabético para procura de doenças, contendo lista de códigos numéricos de forma tabular de doenças. CID-CM determina a DGR DGR (Diagnosis Related Group) é uma classificação em termos hospitalar.

DGR É baseada nos códigos do CID-CM, no sexo, idade, período de internação e outros dados. Determina assim, o valor em dinheiro a ser reembolsado.

Sistema de Ajuda Médica READ CODES (RC) READ CODES (RC), os RC, desenvolvidos na Inglaterra, constituem uma abrangente lista de termos direcionada para uso de todos os profissionais da saúde para descrever o cuidado e o tratamento de seus pacientes. Eles permitem concentrar informações de avaliação e reavaliação de pacientes, em linguagem médica, em sistemas computadorizados

Os RC cobrem tópicos como ocupação, sinais e sintomas, investigação, diagnóstico, tratamento, drogas, aparelhos e muito mais. Eles permitem que qualquer informação seja resgatada, desde uma única consulta até todo o prontuário do paciente.

Conclusão O Cid é um código utilizado pelos médicos, legistas e outros que tenham por finalidade mensurar doenças e problemas relacionados com a Saúde. Pode fornecer dados estatisticos e outros.

OBRIGADO